Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/78815
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Evasão na educação profissional, um estudo de caso |
Other Titles: | Vocational education dropout, a study case |
Authors: | Raquel Pereira Álvares |
First Advisor: | Edna Afonso Reis |
First Referee: | Ilka Afonso Reis |
Second Referee: | Cassius Henrique Xavier |
Abstract: | A evasão na educação profissional é o tema central deste trabalho, desenvolvido a partir dos registros administrativos, de 2018 a 2022, de uma instituição de ensino de Minas Gerais, que oferta cursos de educação profissional para o setor de comércio de bens, serviços e turismo (o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac). A partir dos referenciais bibliográficos da educação básica, o presente trabalho propõe uma análise exploratória dos dados da educação profissional entre os anos de 2018 e 2022, visando a investigação de elementos relacionados à permanência dos estudantes, considerando a excepcionalidade do período do ensino emergencial remoto (em decorrência da pandemia de Covid-19) e especificidades da educação profissional e tecnológica. Para tanto, foi adotado um modelo de regressão logística para conhecer as razões de chance de evasão em relação a cada uma das características de interesse. Os resultados apontam que, muito mais do que os aspectos individuais do discente, as características do curso são mais relevantes no universo analisado. |
Abstract: | The dropout in vocational education is the main aspect of this study, developed through administrative record, from 2018 to 2022, from a Minas Gerais’ education institution that offers professional education courses to trade in goods, services, and tourism (the Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac). Considering basic education benchmarks, this work suggests an exploratory analysis of professional education data, from 2018 to 2022, considering the exceptionality of emergency remote education (due to Covid-19 pandemic) and this kind of education particularities. For this purpose, it was implemented a logistic regression model to know the dropout odds ratio of each aspect considered. The findings suggest that, more than pupil’s individual aspects, the course characteristics are much more relevant in this analysis context. |
Subject: | Estatística Evasão escolar Educação profissional Regressão logística |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ICX - DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Estatística |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/78815 |
Issue Date: | 12-Dec-2023 |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EVASÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, UM ESTUDO DE CASO.pdf | 1.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons