Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/78815
Type: Monografia (especialização)
Title: Evasão na educação profissional, um estudo de caso
Other Titles: Vocational education dropout, a study case
Authors: Raquel Pereira Álvares
First Advisor: Edna Afonso Reis
First Referee: Ilka Afonso Reis
Second Referee: Cassius Henrique Xavier
Abstract: A evasão na educação profissional é o tema central deste trabalho, desenvolvido a partir dos registros administrativos, de 2018 a 2022, de uma instituição de ensino de Minas Gerais, que oferta cursos de educação profissional para o setor de comércio de bens, serviços e turismo (o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac). A partir dos referenciais bibliográficos da educação básica, o presente trabalho propõe uma análise exploratória dos dados da educação profissional entre os anos de 2018 e 2022, visando a investigação de elementos relacionados à permanência dos estudantes, considerando a excepcionalidade do período do ensino emergencial remoto (em decorrência da pandemia de Covid-19) e especificidades da educação profissional e tecnológica. Para tanto, foi adotado um modelo de regressão logística para conhecer as razões de chance de evasão em relação a cada uma das características de interesse. Os resultados apontam que, muito mais do que os aspectos individuais do discente, as características do curso são mais relevantes no universo analisado.
Abstract: The dropout in vocational education is the main aspect of this study, developed through administrative record, from 2018 to 2022, from a Minas Gerais’ education institution that offers professional education courses to trade in goods, services, and tourism (the Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac). Considering basic education benchmarks, this work suggests an exploratory analysis of professional education data, from 2018 to 2022, considering the exceptionality of emergency remote education (due to Covid-19 pandemic) and this kind of education particularities. For this purpose, it was implemented a logistic regression model to know the dropout odds ratio of each aspect considered. The findings suggest that, more than pupil’s individual aspects, the course characteristics are much more relevant in this analysis context.
Subject: Estatística
Evasão escolar
Educação profissional
Regressão logística
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICX - DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estatística
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/78815
Issue Date: 12-Dec-2023
Appears in Collections:Especialização em Estatística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVASÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, UM ESTUDO DE CASO.pdf1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons