O teatro possível durante a pandemia de COVID-19: as criações digitais do Grupo Galpão entre 2020 e 2022
Carregando...
Data
Autor(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal de Minas Gerais
Descrição
Tipo
Dissertação de mestrado
Título alternativo
The possibility of theater during the COVID-19 pandemic: Grupo Galpão's digital creations between 2020 and 2022
Primeiro orientador
Membros da banca
Marcelo Eduardo Rocco de Gasperi
Raquel Castro de Souza
Raquel Castro de Souza
Resumo
Esta pesquisa propõe uma análise das criações digitais do Grupo Galpão, um dos mais importantes e longevos grupos de teatro do Brasil. Inicialmente apresenta um panorama do uso e apropriação de tecnologias pelo Teatro, e então investiga linguagens e ferramentas utilizadas durante o período de isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19. Neste período em que o encontro físico se tornou uma ameaça à saúde, os artistas de teatro – bem como profissionais de outras áreas – se reinventaram e se viram obrigados a produzir via internet. Ao longo desse período, o Grupo Galpão criou nove projetos, sendo um dos grupos brasileiros mais ativos digitalmente. Em 2022 a trupe completou 40 anos de trabalho ininterruptos e não havia, antes da pandemia, experimentado formas de substituição do convívio de atores, técnicos e espectadores por tecnologias digitais em seus espetáculos. O período foi de mudança abrupta e forçada de território: do físico ao virtual, do convivial ao tecnovivial, do espaço ao ciberespaço. A partir desse ponto de vista, analisa-se o uso das linguagens do audiovisual e da internet; os procedimentos e estratégias adotadas nos experimentos realizados; e investiga-se os resultados dessa mudança e como elas reverberaram nas criações seguintes e na presença digital do Grupo até o momento.
Abstract
This research proposes an analysis of the digital creations of Grupo Galpão, one of the most important and long-standing theater groups in Brazil. Initially, it presents an overview of the use and appropriation of technologies by the Theater, and then investigates languages and tools used during the period of social isolation imposed by the COVID-19 pandemic. In this period of time in which physical meetings have become a threat to health, theater artists – as well as professionals from other areas – had to reinvent their ways of work and living to adapt to the internet. Throughout this time, Grupo Galpão created nine projects, being one of the most digitally active Brazilian theatre groups. In 2022, the troupe completed 40 years of uninterrupted work and, before the pandemic, they had not experimented with ways to replace interaction between actors, technicians and spectators with digital technologies in its shows. Those years was of abrupt and forced change of territory: from the physical to the virtual, from the convivial to the techno-vivial, from space to cyberspace. From this point of view, the use of audiovisual and internet languages is analyzed, as well as the procedures and strategies adopted in the experiments carried out and also the results of this change are investigated and how they reverberated in subsequent creations and in the Group's digital presence to date.
Assunto
Grupo Galpão, Representação teatral, Mídia digital, Arte e tecnologia, Teatro brasileiro, COVID-19 Pandemia, 2020-
Palavras-chave
Teatro digital, Pandemia, Grupo Galpão, Audiovisual, Tecnovívio
Citação
Departamento
Endereço externo
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto
