Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/79068
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMonica Abranches Fernandespt_BR
dc.date.accessioned2025-01-07T18:17:49Z-
dc.date.available2025-01-07T18:17:49Z-
dc.date.issued2023-12-28-
dc.citation.volume6pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage139pt_BR
dc.citation.epage161pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.36704/sdhe.v6i2.7957pt_BR
dc.identifier.issn2596-1772pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/79068-
dc.description.abstractThe Program Pensar a Educação Pensar o Brasil 1822-2022 (PEPB) was created at UFMG in 2007 with the aim of promoting the role of basic education agents and defending the rights of and to public and democratic education. Through strategies for the public communication of science in the field of education, it has worked with 10 linked projects, disseminating technical and political content through radio, newspapers, seminars, books and magazines. It has created a network of collaborators from different parts of the country and organized an extensive audiovisual production to be made available, free of charge, to education agents working from nursery school to higher education.The experience involved academic teams, who supported the historical research and university extension actions, and formal and informal education agents, from basic education schools, non-governmental organizations, unions and forums in defense of education in Brazil. This article presents and reflects on the 15 years of PEPB's existence defending the rights of and to education in Brazil.pt_BR
dc.description.resumoO Programa de Pesquisa e Extensão Pensar a Educação Pensar o Brasil 1822-2022 (PEPB) foi criado na UFMG, em 2007, com intuito de promover o protagonismo dos agentes da educação básica e defender os direitos da e à educação pública e democrática. Através de estratégias de comunicação pública da ciência na área da educação, atuou com 10 projetos vinculados divulgando conteúdos técnicos e políticos através de rádio, jornal, seminários, livros e revistas. Criou uma rede de colaboradores de diversos territórios do país e organizou uma extensa produção audiovisual para ser disponibilizada, gratuitamente, aos agentes da educação atuantes do ensino infantil ao superior. A experiência envolveu equipes acadêmicas, que sustentaram as pesquisas históricas e as ações de extensão universitária e agentes da educação formal e informal, oriundos das escolas de educação básica, organizações não governamentais, sindicatos e fóruns em defesa da educação no Brasil. Esse artigo apresenta e reflete sobre os 15 anos de existência do PEPB defendendo os direitos da e à educação no Brasil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista SCIAS. Direitos Humanos e Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectProjeto socialpt_BR
dc.subjectDivulgação Científicapt_BR
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino superiorpt_BR
dc.subject.otherExtensão universitáriapt_BR
dc.subject.otherDivulgação científicapt_BR
dc.subject.otherDireitos humanospt_BR
dc.title15 anos do Programa de Pesquisa e Extensão Pensar a Educação Pensar o Brasil: defesa de direitos e protagonismo dos agentes da educaçãopt_BR
dc.title.alternative15 years of the Program Pensar Educação Pensar o Brasil: defending the rights and protagonism of education agentspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/7957pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2599-2398pt_BR
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
15 anos do Programa de Pesquisa e Extensão Pensar a Educação Pensar o Brasil.pdf354.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.