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Tipo: Artigo de Periódico
Título: 15 anos do Programa de Pesquisa e Extensão Pensar a Educação Pensar o Brasil: defesa de direitos e protagonismo dos agentes da educação
Título(s) alternativo(s): 15 years of the Program Pensar Educação Pensar o Brasil: defending the rights and protagonism of education agents
Autor(es): Monica Abranches Fernandes
Resumen: O Programa de Pesquisa e Extensão Pensar a Educação Pensar o Brasil 1822-2022 (PEPB) foi criado na UFMG, em 2007, com intuito de promover o protagonismo dos agentes da educação básica e defender os direitos da e à educação pública e democrática. Através de estratégias de comunicação pública da ciência na área da educação, atuou com 10 projetos vinculados divulgando conteúdos técnicos e políticos através de rádio, jornal, seminários, livros e revistas. Criou uma rede de colaboradores de diversos territórios do país e organizou uma extensa produção audiovisual para ser disponibilizada, gratuitamente, aos agentes da educação atuantes do ensino infantil ao superior. A experiência envolveu equipes acadêmicas, que sustentaram as pesquisas históricas e as ações de extensão universitária e agentes da educação formal e informal, oriundos das escolas de educação básica, organizações não governamentais, sindicatos e fóruns em defesa da educação no Brasil. Esse artigo apresenta e reflete sobre os 15 anos de existência do PEPB defendendo os direitos da e à educação no Brasil.
Abstract: The Program Pensar a Educação Pensar o Brasil 1822-2022 (PEPB) was created at UFMG in 2007 with the aim of promoting the role of basic education agents and defending the rights of and to public and democratic education. Through strategies for the public communication of science in the field of education, it has worked with 10 linked projects, disseminating technical and political content through radio, newspapers, seminars, books and magazines. It has created a network of collaborators from different parts of the country and organized an extensive audiovisual production to be made available, free of charge, to education agents working from nursery school to higher education.The experience involved academic teams, who supported the historical research and university extension actions, and formal and informal education agents, from basic education schools, non-governmental organizations, unions and forums in defense of education in Brazil. This article presents and reflects on the 15 years of PEPB's existence defending the rights of and to education in Brazil.
Asunto: Ensino superior
Extensão universitária
Divulgação científica
Direitos humanos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i2.7957
URI: http://hdl.handle.net/1843/79068
Fecha del documento: 28-dic-2023
metadata.dc.url.externa: https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/7957
metadata.dc.relation.ispartof: Revista SCIAS. Direitos Humanos e Educação
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