Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/79164
Tipo: | Dissertação |
Título: | Arranjos sociotécnicos midiatizados e suas controvérsias : um estudo sobre a tecnologia semi-automatizada de impedimento na Copa do Mundo FIFA de 2022 |
Autor(es): | Eduardo Lopes Oliveira |
Primeiro Orientador: | Carlos Frederico de Brito d'Andréa |
Primeiro membro da banca : | Andre Goes Mintz |
Segundo membro da banca: | Marcio Telles da Silveira |
Resumo: | Este trabalho realiza uma investigação sobre a implementação da Tecnologia Semi-Automatizada de Impedimento (em, inglês, SAOT) na Copa do Mundo FIFA de 2022. Ancorados na Teoria Ator-Rede (TAR) e nos estudos de ciência e tecnologia (STS, em inglês), adotamos uma abordagem teórico-metodológica que compreende que tecnologias não são artefatos monolíticos, mas sim redes sociotécnicas. Assim, a SAOT é vista como um arranjo sociotécnico midiatizado, isto é, uma rede de atores convocados a agir de acordo com o script (Akrich, 1992|2014) da tecnologia, entrelaçados ao dispositivo midiático (Alzamora; d'Andréa; Ziller, 2018). A pesquisa empírica é realizada em dois movimentos. Primeiramente, investigamos, a partir de documentação disponibilizada pela FIFA, os elementos que compõem o script da SAOT (ou seja, as tecnologias e processos que constituem sua cadeia de funcionamento). Destacamos a grande relevância dos aspectos imagéticos e infraestruturais do script da tecnologia. Abordamos as imagens interpretadas pelos computadores da SAOT como imagens operativas, baseados na proposta de Farocki (2001|2003) para entender essas imagens. Em seguida, para falar sobre as animações 3D geradas pela SAOT, acionamos o conceito de discursos visuais (Schmidl, 2021) para buscar compreender como a emergência midiática da SAOT - suas animações 3D - provoca atualizações no dispositivo midiático (Alzamora; d'Andréa; Ziller, 2018) do futebol. Do ponto de vista infraestrutural, destacamos como a introdução da SAOT ao futebol exigiu grande aporte de novas infraestruturas e o que essas infraestruturas dizem sobre a realidade em que foi realizada a Copa do Mundo de 2022 e o que a FIFA imagina para o futuro do futebol. No segundo movimento analítico, traçamos uma cartografia de controvérsias (Munk; Venturini, 2021) a partir dos engajamentos midiatizados com a tecnologia (d'Andréa; Stauff, 2022) que observamos na plataforma de mídia social Twitter sobre um uso especialmente controverso da SAOT no jogo entre Arábia Saudita e Argentina. A partir desses engajamentos midiatizados, destacamos os memes de internet ironizando a SAOT e a participação de um especialista crítico da tecnologia, Nacho Tellado, em um programa esportivo argentino denunciando um suposto erro da SAOT no lance polêmico. Ao final, analisamos como a pesquisa nos mostrou que o enredamento ao dispositivo midiático previne o encaixapretamento de arranjos sociotécnicos e as controvérsias, a partir de seus tensionamentos, expõem características que não estariam visíveis em uma investigação somente da institucionalidade da tecnologia. |
Abstract: | This thesis investigates the implementation of the Semi-Automated Offside Technology (SAOT) in FIFA World Cup 2022. Anchored in the Actor-Network Theory (ANT) and science and technology studies (STS), we adopt a theoretical and methodological approach that argues that technologies are not monolithic artifacts, but sociotechnical networks instead. Therefore, SAOT is seen as a mediatized sociotechnical arrangement, that is, a network of actors convoked to act according to the technology's script (Akrich, 1992|2014), intertwined in the media dispositif (Alzamora; d'Andréa; Ziller, 2018). The empirical research is divided into two movements. At first, we investigate, based on the documentation about the technology released by FIFA, the elements that constitute the SAOT's script (namely, the technologies and processes that integrate its operational chain). We highlight the major relevance of the imagetic and infrastructural aspect in the technology's script. Firstly, we approach the imagens interpreted by SAOT's computers as operative images, based in Farocki's (2001|2003) proposal to understand these images. Then, to talk about the 3D animations generated by SAOT, we evoke the concept of visual discourses (Schmidl, 2021) to try and comprehend how the SAOT's mediatic emergences - its 3D animations - cause updates in footbal's media dispositif (Alzamora; d'Andréa, Ziller, 2018). From the infrastructural point of view, we assess how the implementation of SAOT in football required major expenses in new infrastructures and what this infrastructures say about the reality in which the World Cup was promoted and what FIFA sees as the future of football. In our second analytic movement, we do a controversy mapping (Munk; Venturini, 2021) based on the mediatized engagements with technology (d'Andréa; Stauff, 2022) that we observed in the social media platform Twitter about one particular controversial SAOT usage in the match between Saudi Arabia and Argentina. Observing these mediatized engagements, we focus on internet memes ironizing SAOT. We also investigate the work of a specialist, critical to the technology, called Nacho Tellado, that was interviewed in an Argentine sports television show, reporting an alleged mistake in the polemic play. Finally, we analyze how this research showed us that the entanglement to the media dispositif prevents the blackboxing of sociotechnical arrangements and the controversies expose characteristics that would not be visible in an investigation solely of the technology's institutionalities. |
Assunto: | Comunicação - Teses Futebol - Teses Midia digital - Teses Copa do Mundo (Futebol) (22 : 2022: Catar) - Teses |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/79164 |
Data do documento: | 28-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OLIVEIRA E L - Arranjos sociotécnicos midiatizados e suas controvérsias.pdf | 5.44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons