Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/79176
Type: Artigo de Evento
Title: Educação musical e TDAH: algumas reflexões a partir de uma revisão de literatura
Authors: Bruna Santos Miranda
Nair Aparecida Rodrigues Pires
Abstract: Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica que aborda a interação entre Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e educação musical. O objetivo do estudo é investigar o que vem sendo produzido sobre aprendizagem musical no contexto do TDAH e refletir sobre o conhecimento dos professores de música sobre esse transtorno. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica que abrangeu pesquisas realizadas de 2013 a 2023 de artigos disponíveis na Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), na base de periódicos da CAPES, na base de catálogo de teses e dissertações da Capes e no Google Acadêmico. Foram selecionados seis artigos para análise. Os resultados indicaram uma escassez de pesquisas específicas sobre a interação entre música e TDAH, destacando a necessidade de mais estudos nessa área. As pesquisas existentes ressaltaram a importância da educação musical adaptada e do suporte adequado para promover o engajamento e o desenvolvimento musical de alunos com TDAH. Foi evidenciada a relevância de abordagens pedagógicas adaptadas, estratégias de ensino flexíveis e colaboração interdisciplinar para proporcionar uma educação musical inclusiva e eficaz para esses alunos. Além disso, a formação adequada dos professores, com conhecimento sobre o TDAH, foi identificada como fundamental para apoiar o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos com TDAH no contexto musical e escolar. A pesquisa ressaltou a importância de futuros estudos para fornecer diretrizes atualizadas e embasadas em evidências científicas, a fim de promover a inclusão e o sucesso dos alunos com TDAH na educação musical.
Subject: Educação musical
Música
Música -- Estudo e ensino
Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/79176
Issue Date: Nov-2023
metadata.dc.url.externa: https://abem.mus.br/anais_congresso/V5/papers/1760/public/1760-7161-1-PB.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Educação musical e TDAH.pdf467.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.