Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/79176
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Educação musical e TDAH: algumas reflexões a partir de uma revisão de literatura |
Authors: | Bruna Santos Miranda Nair Aparecida Rodrigues Pires |
Abstract: | Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica que aborda a interação entre Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e educação musical. O objetivo do estudo é investigar o que vem sendo produzido sobre aprendizagem musical no contexto do TDAH e refletir sobre o conhecimento dos professores de música sobre esse transtorno. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica que abrangeu pesquisas realizadas de 2013 a 2023 de artigos disponíveis na Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), na base de periódicos da CAPES, na base de catálogo de teses e dissertações da Capes e no Google Acadêmico. Foram selecionados seis artigos para análise. Os resultados indicaram uma escassez de pesquisas específicas sobre a interação entre música e TDAH, destacando a necessidade de mais estudos nessa área. As pesquisas existentes ressaltaram a importância da educação musical adaptada e do suporte adequado para promover o engajamento e o desenvolvimento musical de alunos com TDAH. Foi evidenciada a relevância de abordagens pedagógicas adaptadas, estratégias de ensino flexíveis e colaboração interdisciplinar para proporcionar uma educação musical inclusiva e eficaz para esses alunos. Além disso, a formação adequada dos professores, com conhecimento sobre o TDAH, foi identificada como fundamental para apoiar o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos com TDAH no contexto musical e escolar. A pesquisa ressaltou a importância de futuros estudos para fornecer diretrizes atualizadas e embasadas em evidências científicas, a fim de promover a inclusão e o sucesso dos alunos com TDAH na educação musical. |
Subject: | Educação musical Música Música -- Estudo e ensino Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/79176 |
Issue Date: | Nov-2023 |
metadata.dc.url.externa: | https://abem.mus.br/anais_congresso/V5/papers/1760/public/1760-7161-1-PB.pdf |
metadata.dc.relation.ispartof: | Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Educação musical e TDAH.pdf | 467.24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.