Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/79220
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ewerton Alex Avelarpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6758338709153591pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Sérgio Louro Borgespt_BR
dc.contributor.referee1Renata Turola Takamatsupt_BR
dc.contributor.referee2Octávio Valente Campospt_BR
dc.contributor.referee3Antônio Artur de Souzapt_BR
dc.contributor.referee4Thiago de Sousa Santospt_BR
dc.contributor.referee5Joyce Mariella Medeiros Cavalcantipt_BR
dc.creatorJuliana Ribeiro Souzapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6853230103639296pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-14T19:46:56Z-
dc.date.available2025-01-14T19:46:56Z-
dc.date.issued2024-07-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/79220-
dc.description.abstractUnderstanding and managing the elements that shape the corporate value of companies is very important for both investors and companies. However, research into corporate value often focuses on the internal and specific characteristics of companies, neglecting the environment and context in which they operate. Given this gap, this research aimed to analyze the market value added (MVA®) of Group of Twenty (G20) companies between 2010 and 2023, considering the context of recent crises (Covid-19 pandemic and Russia's invasion of Ukraine). The target population included companies listed on the stock exchanges of the G20 member countries, and the sample was defined based on the data available on the Refinitiv® Eikon platform, resulting in a final sample of 18,779 companies from 19 countries. Descriptive statistics, correlation, regression models with panel data and exploratory analysis were used to analyze the data and investigate the research hypotheses. The main results show that the crises, the Covid-19 pandemic and Russia's invasion of Ukraine, have a significant effect in explaining the MVA® of G20 companies. In addition, it was observed that the traditional indicators size, profitability, indebtedness and risk drive the MVA® of G20 companies. It was also found that each economic sector has a unique set of variables that drive the corporate value of its companies. The analysis of the countries' institutional characteristics elucidated the different conclusions observed in each model analyzed, but above all revealed the complexity and interconnectedness of the factors that drive MVA® in different institutional contexts and environments. In general, it was concluded that crises significantly influence the corporate value of companies, with measurable effects whose direction varies according to the sector and the institutional characteristics of the country of origin. In addition, traditional economic and financial indicators play an important role as drivers of MVA®. Thus, this research has contributed to understanding the characteristics that influence the corporate value of companies in contexts of economic, financial and geopolitical instability, providing a basis for guiding managerial, political and strategic decisions, with the aim of strengthening companies and markets in a global scenario that is increasingly susceptible to imbalances and crises.pt_BR
dc.description.resumoA compreensão e a gestão dos elementos que moldam o valor corporativo das empresas são muito importantes tanto para os investidores quanto para as empresas. No entanto, as investigações sobre o valor corporativo frequentemente se concentram em características internas e específicas das empresas, negligenciando o ambiente e o contexto em que elas estão inseridas. Dada essa lacuna, a presente pesquisa objetivou analisar o market value added (MVA®) de empresas do Grupo dos Vinte (G20) entre os anos de 2010 a 2023, considerando o contexto das crises recentes (pandemia de Covid-19 e invasão da Rússia à Ucrânia). A população alvo incluiu empresas listadas nas bolsas de valores dos países membros do G20, e amostra foi definida com base nos dos dados disponíveis na plataforma Refinitiv® Eikon, resultando em uma amostra final de 18.779 empresas de 19 países. Para análise dos dados e investigação das hipóteses de pesquisa, foram empregadas a estatística descritiva, correlação, modelos de regressão com dados em painel e análise exploratória. Os principais resultados evidenciaram que as crises, pandemia de Covid-19 e invasão da Rússia à Ucrânia, têm efeito significante para explicar o MVA® de empresas do G20. Além disso, observou-se que os indicadores tradicionais, tamanho, lucratividade, endividamento e risco, direcionam o MVA® de empresas do G20. Constatou-se também que cada setor econômico detém um conjunto único de variáveis que direciona o valor corporativo de suas empresas. A análise das características institucionais dos países elucidou as diferentes conclusões observadas em cada modelo analisado, mas, sobretudo revelou a complexidade e a interligação dos fatores que direcionam o MVA® em contextos e ambientes institucionais diversos. De modo geral, concluiu-se que crises influenciam significativamente o valor corporativo de empresas, com efeitos mensuráveis cuja direção varia conforme o setor e as características institucionais do país de origem. Além disso, que os indicadores econômico-financeiros tradicionais desempenham um importante papel como direcionadores do MVA®. Assim, esta pesquisa contribuiu para a compreensão das características que influenciam o valor corporativo das empresas em contextos de instabilidade econômica, financeira e geopolítica, fornecendo uma base para orientar decisões gerenciais, políticas e estratégicas, com o objetivo de fortalecer empresas e mercados em um cenário global cada vez mais suscetível a desequilíbrios e crises.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidadept_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectMarket value added (MVA®)pt_BR
dc.subjectValor corporativopt_BR
dc.subjectCrisespt_BR
dc.subjectCaracterísticas institucionaispt_BR
dc.subjectG20pt_BR
dc.subject.otherEmpresaspt_BR
dc.subject.otherFinançaspt_BR
dc.subject.otherCrises financeiraspt_BR
dc.subject.otherGrupo dos vintept_BR
dc.titleValor corporativo em períodos de crise: análise de empresas dos países do G20pt_BR
dc.title.alternativeCorporate value in times of crisis: an analysis of companies from the G20 countriespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0198-2275pt_BR
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Valor corporativo em períodos de crise_análise de empresas dos países do G20.pdf1.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons