Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/79220
Type: Tese
Title: Valor corporativo em períodos de crise: análise de empresas dos países do G20
Other Titles: Corporate value in times of crisis: an analysis of companies from the G20 countries
Authors: Juliana Ribeiro Souza
First Advisor: Ewerton Alex Avelar
First Co-advisor: Sérgio Louro Borges
First Referee: Renata Turola Takamatsu
Second Referee: Octávio Valente Campos
Third Referee: Antônio Artur de Souza
metadata.dc.contributor.referee4: Thiago de Sousa Santos
metadata.dc.contributor.referee5: Joyce Mariella Medeiros Cavalcanti
Abstract: A compreensão e a gestão dos elementos que moldam o valor corporativo das empresas são muito importantes tanto para os investidores quanto para as empresas. No entanto, as investigações sobre o valor corporativo frequentemente se concentram em características internas e específicas das empresas, negligenciando o ambiente e o contexto em que elas estão inseridas. Dada essa lacuna, a presente pesquisa objetivou analisar o market value added (MVA®) de empresas do Grupo dos Vinte (G20) entre os anos de 2010 a 2023, considerando o contexto das crises recentes (pandemia de Covid-19 e invasão da Rússia à Ucrânia). A população alvo incluiu empresas listadas nas bolsas de valores dos países membros do G20, e amostra foi definida com base nos dos dados disponíveis na plataforma Refinitiv® Eikon, resultando em uma amostra final de 18.779 empresas de 19 países. Para análise dos dados e investigação das hipóteses de pesquisa, foram empregadas a estatística descritiva, correlação, modelos de regressão com dados em painel e análise exploratória. Os principais resultados evidenciaram que as crises, pandemia de Covid-19 e invasão da Rússia à Ucrânia, têm efeito significante para explicar o MVA® de empresas do G20. Além disso, observou-se que os indicadores tradicionais, tamanho, lucratividade, endividamento e risco, direcionam o MVA® de empresas do G20. Constatou-se também que cada setor econômico detém um conjunto único de variáveis que direciona o valor corporativo de suas empresas. A análise das características institucionais dos países elucidou as diferentes conclusões observadas em cada modelo analisado, mas, sobretudo revelou a complexidade e a interligação dos fatores que direcionam o MVA® em contextos e ambientes institucionais diversos. De modo geral, concluiu-se que crises influenciam significativamente o valor corporativo de empresas, com efeitos mensuráveis cuja direção varia conforme o setor e as características institucionais do país de origem. Além disso, que os indicadores econômico-financeiros tradicionais desempenham um importante papel como direcionadores do MVA®. Assim, esta pesquisa contribuiu para a compreensão das características que influenciam o valor corporativo das empresas em contextos de instabilidade econômica, financeira e geopolítica, fornecendo uma base para orientar decisões gerenciais, políticas e estratégicas, com o objetivo de fortalecer empresas e mercados em um cenário global cada vez mais suscetível a desequilíbrios e crises.
Abstract: Understanding and managing the elements that shape the corporate value of companies is very important for both investors and companies. However, research into corporate value often focuses on the internal and specific characteristics of companies, neglecting the environment and context in which they operate. Given this gap, this research aimed to analyze the market value added (MVA®) of Group of Twenty (G20) companies between 2010 and 2023, considering the context of recent crises (Covid-19 pandemic and Russia's invasion of Ukraine). The target population included companies listed on the stock exchanges of the G20 member countries, and the sample was defined based on the data available on the Refinitiv® Eikon platform, resulting in a final sample of 18,779 companies from 19 countries. Descriptive statistics, correlation, regression models with panel data and exploratory analysis were used to analyze the data and investigate the research hypotheses. The main results show that the crises, the Covid-19 pandemic and Russia's invasion of Ukraine, have a significant effect in explaining the MVA® of G20 companies. In addition, it was observed that the traditional indicators size, profitability, indebtedness and risk drive the MVA® of G20 companies. It was also found that each economic sector has a unique set of variables that drive the corporate value of its companies. The analysis of the countries' institutional characteristics elucidated the different conclusions observed in each model analyzed, but above all revealed the complexity and interconnectedness of the factors that drive MVA® in different institutional contexts and environments. In general, it was concluded that crises significantly influence the corporate value of companies, with measurable effects whose direction varies according to the sector and the institutional characteristics of the country of origin. In addition, traditional economic and financial indicators play an important role as drivers of MVA®. Thus, this research has contributed to understanding the characteristics that influence the corporate value of companies in contexts of economic, financial and geopolitical instability, providing a basis for guiding managerial, political and strategic decisions, with the aim of strengthening companies and markets in a global scenario that is increasingly susceptible to imbalances and crises.
Subject: Empresas
Finanças
Crises financeiras
Grupo dos vinte
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/79220
Issue Date: 12-Jul-2024
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