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http://hdl.handle.net/1843/79294
Type: | Dissertação |
Title: | Análise das metodologias de avaliação de tesauros: categorização dos critérios qualitativos de avaliação |
Authors: | Letícia dos Santos Miranda |
First Advisor: | Célia da Consolação Dias |
First Referee: | Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan |
Second Referee: | Luana Lopes Amaral |
Third Referee: | Rita do Carmo Ferreira Laipelt |
Abstract: | Introdução ao tema: O tesauro é um instrumento composto por um conjunto controlado de termos, descritores e não descritores, que estão relacionados entre si por meio de relações semânticas. Resultado da modelagem de um domínio do conhecimento, que, por sua vez, é dinâmico, deve ser periodicamente avaliado e atualizado para que não se torne obsoleto. Justificativa e Problema: A avaliação de um tesauro deve ser feita seguindo uma metodologia de avaliação que contém critérios científicos e normativos. Há metodologias de avaliação propostas por estudiosos clássicos da área, no entanto, é possível observar que outras metodologias, no cenário nacional e internacional, desde então foram propostas. A literatura aponta que elas avaliam o instrumento por diferentes abordagens e tipos de avaliação. No entanto, após observação, foi identificado que na literatura do tema não está clara a definição dos tipos de avaliação de tesauros. Em relação aos critérios de avaliação, não foram encontrados na literatura estudos que reúnam e organizem esses critérios de alguma forma. Objetivo Geral: Neste cenário, visa propor uma categorização dos critérios de avaliação das metodologias de avaliação de tesauro qualitativas. Referencial Teórico: O referencial teórico, a fim de verificar o estado da arte do problema a ser estudado e para dar subsídios para atender aos objetivos de pesquisa, está dividido em três seções, a saber: “Sistemas de Organização do Conhecimento”, “Tesauros”, “Avaliação de Tesauros”. Metodologia: Em relação à abordagem é considerada qualitativa. Possui natureza básica, quanto aos objetivos é exploratória e, em relação aos procedimentos, é uma pesquisa bibliográfica. Apresenta um percurso metodológico, em quatro etapas, que tem por finalidade responder às questões de pesquisa e atender aos objetivos propostos. Para tal, foi construído um portfólio amparado pelo preenchimento de um Protocolo de Condução da Busca. O protocolo apresenta, dentre os campos, critérios descritivos e de assunto para a seleção dos trabalhos. O portfólio é formado por quinze trabalhos. Apresenta também o processo de criação de categorias para classificação dos critérios de avaliação. Esse processo foi desenhado em cinco etapas. Resultados: Foram identificadas na literatura, nacional e internacional, três abordagens de avaliação, doze tipos de avaliação e dezoito metodologias de avaliação de tesauros. As abordagens e os tipos foram apresentados, de forma alfabética, segundo suas respectivas definições, autores que os propuseram ou sintetizaram e com exemplos dos critérios. As metodologias foram analisadas segundo a autoria, ano de publicação, país de publicação, tipo de publicação, abordagem da avaliação, tipo(s) de avaliação. Do total de metodologias, treze são de abordagem qualitativa e constituem o foco da pesquisa. Os critérios qualitativos foram contabilizados, chegando a um total de 141 critérios. Os critérios, contabilizados em 141, foram classificados em nove categorias propostas pela autora da pesquisa. A análise dos critérios consistiu em uma análise geral e uma análise individual das categorias. A fim de identificar os assuntos ocorrentes nas categorias de avaliação, foi feita a indexação dos 141 critérios, chegando a um total de 120 assuntos representados. Esse resultado evidencia a variedade de assuntos tratados em cada categoria e, consequentemente, a variedade de aspectos passíveis de serem avaliados em um tesauro. Considerações finais: A pesquisa respondeu às questões de pesquisa propostas e aos objetivos propostos. Foram encontradas limitações e dificuldades durante a realização da pesquisa e propostos temas de pesquisa para trabalhos futuros. Por fim, a pesquisa contribui para as áreas de conhecimento estudadas ao construir fundamentos teórico-metodológicos a respeito da temática avaliação de tesauros apresentando o estado da arte do tema; reunir e apresentar as metodologias de forma classificada, estruturada e sintética; sistematizar e apresentar as definições das abordagens e tipos de avaliação de tesauro; e, ao propor novas categorias de classificação dos critérios de avaliação. |
Abstract: | Introduction to the topic: The thesaurus is an instrument composed of a controlled set of terms, descriptors and non-descriptors, which are related to each other through semantic relationships. Result of modeling a knowledge domain, which, in turn, is dynamic, must be periodically evaluated and updated so that it does not become obsolete. Justification and Problem: The evaluation of a thesaurus must be carried out following an evaluation methodology that contains scientific and normative criteria. There are evaluation methodologies proposed by classical scholars in the field, however, it is possible to observe that other methodologies, on the national and international scene, have since been proposed. The literature points out that they evaluate the instrument using different approaches and types of evaluation. However, after observation, it was identified that the definition of the types of thesaurus evaluation is not clear in the literature on the subject. Regarding the evaluation criteria, no studies were found in the literature that bring together and organize these criteria in any way. General Objective: In this scenario, it aims to propose a categorization of the evaluation criteria of qualitative thesaurus evaluation methodologies. Theoretical Framework: The theoretical framework, in order to verify the state of the art of the problem to be studied and to provide support to meet the research objectives, is divided into three sections, namely: “Knowledge Organization Systems”, “Thesauruses ”, “Thesaurus Evaluation”. Methodology: Regarding the approach, it is considered qualitative. It has an basic nature, in terms of objectives it is exploratory and, in relation to procedures, it is a bibliographical research. It presents a methodological path, in four stages, which aims to answer the research questions and meet the proposed objectives. To this end, a portfolio was created supported by the completion of a Search Conduct Protocol. The protocol presents, among the fields, descriptive and subject criteria for the selection of works. The portfolio consists of fifteen works. It also presents the process of creating categories for classifying the evaluation criteria. This process was designed in five steps. Results: Three evaluation approaches, twelve types of evaluation and eighteen thesaurus evaluation methodologies were identified in the national and international literature. The approaches and types were presented alphabetically, according to their respective definitions, authors who proposed or synthesized them and with examples of the criteria. The methodologies were analyzed according to authorship, year of publication, country of publication, type of publication, evaluation approach, type(s) of evaluation. Of the total methodologies, thirteen are qualitative in approach and constitute the focus of the research. The qualitative criteria were counted, reaching a total of 141 criteria. The criteria, numbered 141, were classified into nine categories proposed by the research author. The criteria analysis consisted of a general analysis and an individual analysis of the categories. In order to identify the issues occurring in the evaluation categories, the 141 criteria were indexed, reaching a total of 120 topics represented. This result highlights the variety of subjects covered in each category and, consequently, the variety of aspects that can be evaluated in a thesaurus. Final considerations: The research answered the proposed research questions and the proposed objectives. Limitations and difficulties were encountered during the research and research themes were proposed for future work. Finally, the research contributes to the areas of knowledge studied by building theoretical-methodological foundations regarding the theme of thesaurus evaluation; gather and present the methodologies in a classified, structured and synthetic way; systematize and present definitions of approaches and types of thesaurus evaluation; and, by proposing new classification categories for evaluation criteria. |
Subject: | Ciência da informação Tesauros Tesauro – Avaliação Indexação Representação do conhecimento (Teoria da informação) |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/79294 |
Issue Date: | 16-Jul-2024 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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