Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/79306
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Joana Zillerpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5352059274589464pt_BR
dc.contributor.referee1Felipe Viero Kolinski Machado Mendonçapt_BR
dc.contributor.referee2Fernanda Maurício da Silvapt_BR
dc.contributor.referee3Lúcia Loner Couti nhopt_BR
dc.contributor.referee4Maíra Bianchini dos Santospt_BR
dc.creatorKellen do Carmo Xavierpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6940773619994831pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-20T13:07:12Z-
dc.date.available2025-01-20T13:07:12Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/79306-
dc.description.abstractThis thesis investigates the discourses on gender and sexuality that Shadow and Bone (Netflix, 2021-2023) chooses to produce or reintroduce when adapting the novels of the Grisha trilogy (2013, 2014, 2015) and the Ketterdam duology (2016, 2017), by Leigh Bardugo. The research examines how heterosexuality, as a norm, organizes sexuality under a regime of utility that hierarchizes relationships, in order to hide and subordinate romantic and friendship bonds between women. The thesis analyzes the novels Shadow and Bone and Six of Crows: Blood and Lies, by Leigh Bardugo, and the first season of their serial adaptation to discuss adherences and refusals to gender and sexuality norms in fiction addressed to girls, based on the categories of body, love, sex and friendship. The pedagogical role of fiction is discussed based on a queer, intersectional, and decolonial theoretical framework informed by Judith Butler, Gayle Rubin, Michel Foucault, Audre Lorde, María Lugones, and Oyèrónké Oyewùmí, among others. To understand the historicity of fiction aimed at girls, the thesis investigates the origins of popular and children's literature, as well as the development of commercial literature offered to young people, in addition to discussing the history of serialized television fiction based on the intersection between women and fantasy on TV. In addition, the work discusses how the Netflix series expands and updates the web of meanings initiated by the novels analyzed and, by incorporating greater ethnic-racial and gender diversity, attempts to break with some conventions of the fantasy genre. However, the hierarchies of gender and sexuality remain, with heteronormative relationships still centralizing the plot. Although there have been advances in the representation of LGBTQIAPN+ characters in the series, the story maintains that female characters mainly relate to men, and dissident sexualities remain limited to a less prominent space. The results indicate that heteronormativity, as an analytical key to understanding relationships of love and friendship, continues to influence contemporary audiovisual and literary production, even though attempts are made towards inclusion and diversity. In the end, the thesis highlights how adaptations reflect tensions between social norms and new identity representations. We conclude that the textualities analyzed, although updated with each adaptive gesture, tend to reinforce the heterosexual norm, which discourages relationships between women, pushes them towards men, and hides diverse knowledge about sex and its practices.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese investiga os discursos sobre gênero e sexualidade que Shadow and Bone (Netflix, 2021-2023) escolhe produzir ou reintroduzir ao adaptar os romances da trilogia Grisha (2013, 2014, 2015) e da duologia Ketterdam (2016, 2017), de Leigh Bardugo. A pesquisa examina como a heterossexualidade, enquanto norma, organiza a sexualidade sob um regime de utilidade que hierarquiza as relações, de modo a ocultar e subalternizar os vínculos românticos e de amizade entre mulheres. A tese analisa os romances Sombra e Ossos e Six of Crows: Sangue e Mentiras, de Leigh Bardugo, e a primeira temporada de sua adaptação seriada para discutir adesões e recusas às normas de gênero e sexualidade na ficção endereçada às meninas, a partir das categorias corpo, amor, sexo e amizade. O papel pedagógico da ficção é discutido com base em um aporte teórico queer, interseccional e decolonial, informado por Judith Butler, Gayle Rubin, Michel Foucault, Audre Lorde, María Lugones e Oyèrónké Oyewùmí, entre outros. Para a compreensão da historicidade da ficção destinada a meninas, a tese investiga as origens da literatura popular e infantil, assim como o desenvolvimento da literatura comercial oferecida aos jovens, além de discorrer sobre a história da ficção seriada televisiva a partir da intersecção entre mulheres e o fantástico na TV. Além disso, o trabalho discute como a série da Netflix expande e atualiza a trama de sentidos iniciada pelos romances analisados e, ao incorporar maior diversidade étnico-racial e de gênero, tenta romper com algumas convenções do gênero fantástico. No entanto, as hierarquias de gênero e sexualidade permanecem, com as relações heteronormativas ainda centralizando a trama. Embora tenha havido avanços na representação de personagens LGBTQIAPN+ na série, a história mantém as personagens femininas se relacionando principalmente com homens, e as sexualidades dissidentes permanecem limitadas a um espaço de menor destaque. Os resultados indicam que a heteronormatividade, como chave analítica para entender as relações de amor e amizade, continua a influenciar a produção audiovisual e literária contemporânea, ainda que se façam tentativas de inclusão e diversidade. Ao final, a tese ressalta como as adaptações refletem tensões entre normas sociais e novas representações identitárias. Concluímos que as textualidades analisadas, ainda que se atualizem a cada gesto adaptativo, tendem a reforçar a norma heterossexual, que desestimula as relações entre mulheres, as impulsiona em direção aos homens e oculta saberes diversos sobre sexo e suas práticas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHeteronormatividadept_BR
dc.subjectAmizadept_BR
dc.subjectGênero e sexualidadept_BR
dc.subjectFicção seriada televisivapt_BR
dc.subjectAdaptaçãopt_BR
dc.subject.otherComunicação - Tesespt_BR
dc.subject.otherAmizade - Tesespt_BR
dc.subject.otherShadow and Bone (Programa de televisão) - Tesespt_BR
dc.titleRomances fantásticos e como se atualiza a ficção endereçada a meninas em Shadow and Bone (Netflix, 2021-2023)pt_BR
dc.title.alternativeFantasy romances and how fiction aimed at girls is updated in Shadow and Bone (Netflix, 2021-2023)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2590-4404pt_BR
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
2023 XAVIER, K. Romances fantasticos e como se atualiza a ficção endereçada a meninas.pdf2023 XAVIER, K. [TESE] Romances fantasticos e como se atualiza a ficção endereçada a meninas11.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.