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http://hdl.handle.net/1843/79308
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | “O artigo concorda com o substantivo sempre?”: uma revisão da abordagem da concordância nominal de número pelos livros didáticos do PNLD (2018) |
Título(s) alternativo(s): | "Does the article always agree with the noun?": A review of the approach to nominal number agreement in the PNLD (2018) textbooks. |
Autor(es): | Giovanna Santos Pereira |
Primeiro Orientador: | Juliana Costa Moreira |
Primeiro membro da banca : | Fernanda Rosa da Silva |
Segundo membro da banca: | Maurício Sartori Resende |
Resumo: | Esta investigação foi motivada pelas considerações de linguistas de que, embora existam avanços nos estudos da linguagem, há uma grande dificuldade de conciliar o ensino de língua materna a um trabalho consistente com as diferenças linguísticas. Apesar de os documentos parametrizadores de ensino adotarem a visão polissistêmica de língua, existem desafios para combater o preconceito linguístico e reverter um ensino de orientação mais prescritivista. Este estudo, com enfoque sociolinguístico, teve como objetivo investigar a inclusão ou não da Teoria da Variação no tratamento da concordância nominal em três livros didáticos para o Ensino Médio participantes do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018: Português: contexto, interlocução e sentido, de Abaurre et al. (2016); Novas palavras, de Amaral et al. (2016); e Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, de Cereja et al. (2016). Para isso, realizou-se um levantamento descritivo das orientações teórico-metodológicas presentes nos três materiais, buscando identificar se a variação linguística foi considerada no tratamento da concordância nominal de número e avaliar se as atividades propostas nesses livros promovem um ensino reflexivo sobre os diferentes usos da língua. Os resultados finais demonstraram que, mesmo incluindo as noções de variação linguística para o trabalho com a concordância nominal de número, o viés normativo é o que ainda predomina para as atividades de análise linguística. |
Abstract: | This investigation was motivated by linguists' observations that, despite advancements in language studies, there remains a significant difficulty in reconciling native language teaching with a consistent approach that addresses linguistic differences. Although the guiding documents for language teaching adopt a polysemic view of language, challenges persist in combating linguistic prejudice and shifting away from a more prescriptive pedagogical approach. This sociolinguistically-oriented study aimed to investigate whether or not the Theory of Variation is incorporated in the treatment of nominal agreement in three high school textbooks participating in the 2018 National Textbook Program (PNLD): Português: contexto, interlocução e sentido by Abaurre et al. (2016); Novas palavras by Amaral et al. (2016); and Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso by Cereja et al. (2016). To achieve this, a descriptive survey was conducted of the theoretical-methodological orientations present in the three materials, aiming to identify whether linguistic variation was considered in the treatment of number agreement and to evaluate whether the proposed activities foster a reflective approach to the different uses of language. The final results indicated that, although the notion of linguistic variation is included in the treatment of number agreement, the normative bias predominates in the activities designed for linguistic analysis. |
Assunto: | Língua portuguesa – Gramática |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/79308 |
Data do documento: | 1-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gramática e Ensino |
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