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http://hdl.handle.net/1843/79310
Type: | Tese |
Title: | O ensinar-aprender-se(r) em língua inglesa: efeitos da identificação entre professores de língua inglesa e objeto de ensino na transmissão entre professores e aprendizes |
Authors: | Angela Caroline Coelho Renovato Aires |
First Advisor: | Maralice de Souza Neves |
First Referee: | Vanderlice dos Santos Silva e Franco |
Second Referee: | Natália Costa Leite |
Abstract: | Esta investigação tem como objetivo apresentar uma contribuição à área da Linguística Aplicada ao investigar possíveis efeitos que decorrem da identificação entre professores e traços que atribuem imaginariamente ao objeto de saber de seu ensino – sendo esse objeto a língua inglesa – no processo de transmissão entre professores e estudantes a partir do laço transferencial. Para refletir acerca disso, o aporte teórico e metodológico é composto não somente por linguistas aplicados, mas também pela teoria psicanalítica freudo-lacaniana e, por vezes, diálogos com os estudos da enunciação informados pela psicanálise, realizando um estudo transdisciplinar. Os principais pressupostos que orientam esta pesquisa postulam que, no contexto educacional, a transmissão do saber envolve não apenas conhecimentos objetivos, mas também a irrupção do sujeito, o que comporta uma dimensão inconsciente que sustenta a apropriação do conhecimento, sendo um empreendimento não-todo, ou seja, que inclui a falta. Metodologicamente, foi realizado um estudo de casos múltiplos pela via psicanalítica de investigação, portanto, qualitativo e interpretativista, utilizando o método de orientação clínica. O corpus é majoritariamente composto por entrevistas gravadas e transcritas com três professores e três estudantes da Educação Básica da rede pública de ensino do Estado da Bahia. Além disso, os estudantes produziram narrativas escritas e os professores participantes também elaboraram mapas de associação livre tendo como base o método clínico utilizado nas pesquisas da área de psicanálise em interface com a linguística e a educação. Os gestos de análise enfocaram a escuta das singularidades discursivas produzidas pelos sujeitos participantes, observando suas posições subjetivas em relação a sua aprendizagem da língua inglesa e ao desejo de ensiná-la. A partir da análise das narrativas dos estudantes, observaram-se traços do que pode ter sido transmitido na relação pedagógica, tendo em vista as identificações simbólicas e imaginárias. Verificou-se, pelas análises empreendidas, que a partir de um laço transferencial, o desejo de saber a língua inglesa pode ser transmitido, desejo este que se motiva de identificações e das mais diversas representações imaginárias. Observou-se, ainda, que houve efeitos entre o que a língua inglesa representa para os professores e as narrativas criadas para se constituir laço com os estudantes, desde que implicados subjetivamente no desejo de ensinar e no desejo de aprender. Por fim, foi proposta uma escuta em três tempos como dispositivo que tem potencial de levar a uma experiência em que identificações cristalizadas podem ser destravadas e novas identificações podem ter lugar, sobretudo, para a pesquisadora. |
Abstract: | This research aims to contribute to the field of Applied Linguistics by examining potential effects arising from teachers' identification with imagined attributes ascribed to the English language in the transmission process between teachers and students, within the framework of the transferential bond. The study adopts a transdisciplinary approach drawing on both applied linguistics and Freudo-Lacanian psychoanalytic theory, with occasional references to the studies of enunciation informed by psychoanalysis, The primary assumptions guiding this research posit that, in educational contexts, the transmission of knowledge involves not only objective knowledge but also the emergence of the subject, encompassing an unconscious dimension that supports knowledge appropriation understood as an incomplete endeavor that includes the presence of lack (a missing signifier). Methodologically, a multi-case, qualitative, and interpretive study was conducted through psychoanalytic research, using a clinical orientation method. The corpus comprises transcribed interviews with three teachers and three students from public basic education in Bahia, Brazil. Additionally, students produced written narratives, and teachers created free association maps based on the clinical method used in psychoanalytically informed research on linguistics and education. Analytical gestures focused on listening to the participants' discursive singularities, observing their subjective positions regarding their learning of the English language and their desire to teach it. From the analysis of students' narratives, traces of what may have been transmitted through the pedagogical relationship were identified, considering symbolic and imaginary identifications. The analysis also revealed that, through a transferential bond, the desire to learn English can be transmitted, driven by symbolic identifications and varied imaginary representations. Moreover, it was observed that there are significant effects in the way English is represented by teachers within the narratives created to establish transference with students, provided both parties are subjectively engaged in the desire to teach and learn. An analytic three-stage listening approach was proposed as a device with the potential to facilitate an experience in which certain identifications can be unlocked, allowing space for the emergence of new ones, especially for the researcher. |
Subject: | Língua inglesa – Estudo e ensino Linguística aplicada Psicanálise e educação |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/79310 |
Issue Date: | 2-Dec-2024 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
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