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http://hdl.handle.net/1843/79312
Type: | Dissertação |
Title: | Representações de si no discurso de manuais de aconselhamento comportamental: elaboração e gestão de éthe na literatura de autoajuda |
Other Titles: | Self-representation in the discourse of advice books: construction and management of éthe in self-help literature |
Authors: | Fábio Luiz Nunes |
First Advisor: | Glaucia Muniz Proença Lara |
First Referee: | Luciano Magnoni Tocaia |
Second Referee: | Helcira Maria Rodrigues de Lima |
Third Referee: | Cláudio Humberto Lessa |
Abstract: | Manuais de aconselhamento comportamental localizam-se entre as produções editoriais mais procuradas na atualidade. Frequentemente denominadas autoajuda, essas obras têm em comum a finalidade de se oferecerem como guias de conduta para que o leitor possa enfrentar dilemas da vida. Nosso principal objetivo com a pesquisa foi examinar como são construídas e postas em interação as imagens de si, ou éthe (Amossy, 2016; Maingueneau, 2008, 2013a, 2020), projetadas no discurso de três obras brasileiras de aconselhamento comportamental, cujo tema central é a ansiedade. A análise orientou-se pela semântica global (Maingueneau, 2005), tendo como aporte o estudo dos modos de organização do discurso (Charaudeau, 2009), além de outras elaborações no escopo das tendências francesas em análise do discurso, bem como produções nacionais a respeito do assunto (Brunelli, 2004, 2005; Sobral, 2006; Rüdiger, 2010; Leite, 2019). A presente pesquisa evidenciou a coexistência de diferentes éthe nos manuais de aconselhamento analisados, demonstrando como a construção da imagem de si perpassa todos os planos discursivos da semântica global. Em Amaral (2023), verificou-se a conjunção entre o éthos do amigo e do psicoterapeuta acolhedor, ao passo que, em Cury (2014), o conflito entre o éthos confiante e a vocalidade apressada e ansiosa revelou uma disjunção marcante. De toda forma, observamos que o éthos dito é bastante comum nos manuais de aconselhamento e, na maior parte de suas ocorrências, corrobora o éthos mostrado. Em consonância com Furlan (2014), constatamos que a cenografia desempenha um papel central na sustentação das autorrepresentações, embora o éthos possa manter certa autonomia em relação a essa dimensão. Isso é particularmente visível na obra de Zandoná (2018), em que a construção de uma espacialidade psicoterapêutica não implica diretamente a manifestação de um éthos de psicoterapeuta. Já o éthos do conselheiro, mesmo quando rechaçado na materialidade discursiva, constitui a principal autoimagem nas obras analisadas, reafirmando a tese de que o manual de aconselhamento se configura como uma cena genérica específica, ainda que mobilize múltiplas cenografias e estratégias estilístico-composicionais oriundas de outras práticas discursivas estabilizadas, como provérbios, sessões de psicoterapia, consultas de avaliação psicológica, sermões religiosos, conversas informais e conferências de coaching. A complexidade dessa interação entre diferentes cenografias e imagens de si nos discursos de aconselhamento sugere que essas obras não apenas instruem comportamentos, como engendram autorrepresentações situadas em contextos discursivos mais amplos, associando-as a diversas formas de interação sociocomunicativa. |
Abstract: | Advice books are among the most sought-after editorial productions today. Often referred to as self-help, these works share the common goal of offering themselves as conduct guides to help readers face life’s dilemmas. Our primary objective with this research was to examine how self-images, or éthe (Amossy, 2016; Maingueneau, 2008, 2013a, 2020), are constructed and related to one another in the discourse of three Brazilian advice books, having anxiety as the central theme. The analysis was guided by global semantics (Maingueneau, 2005), together with the study of discourse organization modes (Charaudeau, 2009) and other contributions from French discourse analysis, as well as Brazilian studies on this subject (Brunelli, 2004, 2005; Sobral, 2006; Rüdiger, 2010; Leite, 2019). The research highlighted the coexistence of different éthe in the manuals examined, demonstrating how the construction of self-images permeates all discourse levels within global semantics. In Amaral (2023), the convergence between the éthos of a friend and that of a compassionate psychotherapist was observed, while in Cury (2014), the conflict between a confident éthos and a rushed, anxious tone revealed a significant disjunction. Overall, we observed that the éthos said is quite common in advice manuals and, in most cases, reinforces the éthos shown. In agreement with Furlan (2014), we found that scenography plays a central role in supporting self-representations, though éthos can maintain a certain degree of autonomy from this dimension. This is particularly evident in Zandoná (2018), in which the construction of a psychotherapeutic spatiality does not directly imply the manifestation of a psychotherapist’s éthos The éthos of a counselor, even when rejected in the discursive materiality, emerges as the dominant self-image in the analyzed manuals, reaffirming the thesis that counseling books constitute a specific generic scene, although they mobilize multiple scenographies and stylistic-compositional strategies from other stabilized discursive practices, such as proverbs, psychotherapy sessions, psychological evaluation consultations, religious sermons, informal conversations and coaching conferences. The complexity of this interaction between different scenographies and self-images in counseling discourse suggests that these books not only instruct behavior, but also generate self-representations situated in broader discursive contexts, linking them to various forms of socio-communicative interaction. |
Subject: | Análise do discurso Éthos Semântica Técnicas de autoajuda Autoajuda na literatura |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/79312 |
Issue Date: | 18-Dec-2024 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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