Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/79373
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rafael Christian de Matos | pt_BR |
dc.creator | Gabriel Moreira de Mello Mendes | pt_BR |
dc.creator | Mariana Martins Gonzaga do Nascimento | pt_BR |
dc.creator | Adriano Max Moreira Reis | pt_BR |
dc.creator | Maria Aparecida Gomes | pt_BR |
dc.creator | Ana Paula Lucas Mota | pt_BR |
dc.creator | Cristina Duarte Vianna Soares | pt_BR |
dc.creator | Flávia Beatriz Custódio | pt_BR |
dc.creator | Jéssica Evelyn de Andrade | pt_BR |
dc.creator | Cristina Mariano Ruas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-21T18:28:47Z | - |
dc.date.available | 2025-01-21T18:28:47Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.citation.volume | 23 | pt_BR |
dc.citation.issue | 4 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 11 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.25248/reas.e11918.2023 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2178-2091 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/79373 | - |
dc.description.abstract | Objective:Evaluate aspects related to health and teacher satisfaction in the Pharmacy Course in an institution of higher educationand its association with the Emergency Remote Learning (ERL). Methods: This is a quantitative cross-sectional study, in which a questionnaire covering socio-educational factors related to health and the teaching-learning process was applied, and evaluated by univariatelinear and multinomial regressions. The study was approved by the Research Ethics Committee. Results:Due to the coronavirus pandemic, agglomerative activities such as face-to-face classes were interrupted, generating the new teaching format (ERL). The professors' self-perception of health reached the percentage of 78.9±15%. A considerable part reported exhaustion (51.2%), overload (51.1%), anxiety (35.2%) and lack of leisure time (30.2%). The use of medication, illness due to ERE, anxiety symptoms, work overload, professor/student relationship and time to prepare classes were related to the general satisfaction. Conclusion:With the study it was possible to observe that the use of medication, illness due to the RPE, anxiety symptoms, work overload, factorssuch as the teacher/student relationship, and time to prepare classes were related to the teachers' general satisfaction. Althoughtthe transitory nature of the ERE, the data reinforce the need for professor follow-up after the face-to-face return. | pt_BR |
dc.description.resumo | Objetivo: Avaliar aspectos relacionados à saúde e à satisfação docente no Curso de Farmácia em uma instituição de ensino superior e sua associação ao Ensino Remoto Emergencial (ERE). Métodos: Trata-se de um estudo transversal quantitativo, no qual Questionário contemplando fatores socioeducacionais relacionados à saúde e ao processo de ensino-aprendizagem foi disponibilizado e avaliado por meio de regressões univariada linear e multinomial. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Com a pandemia de coronavírus, atividades que geravam aglomeração como aulas presenciais foram interrompidas, gerando o novo formato de ensino (ERE). A autopercepção de saúde dos docentes atingiu o percentual 78,9±15%. Parte considerável relatou exaustão (51,2%), sobrecarga (51,1%), ansiedade (35,2%) e falta de tempo para lazer (30,2%). O uso de medicamentos, adoecimento devido ao ERE, sintomas de ansiedade, sobrecarga na atividade laboral, relação professor/aluno e tempo para preparo de aulas relacionaram-se à satisfação geral. Conclusão: Com o estudo foi possível observar que o uso de medicamentos, o adoecimento por causa do ERE, sintomas de ansiedade, sobrecarga na atividade laboral, fatores como a relação professor/aluno e tempo para preparo de aulas estavam relacionados à satisfação geral dos docentes. Ademais, apesar do caráter transitório do ERE, os dados reforçam a necessidade de acompanhamento docente após o retorno presencial. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAR - DEPARTAMENTO DE ALIMENTOS | pt_BR |
dc.publisher.department | FAR - DEPARTAMENTO DE ANÁLISES CLÍNICAS E TOXICOLÓGICAS | pt_BR |
dc.publisher.department | FAR - DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA SOCIAL | pt_BR |
dc.publisher.department | FAR - DEPARTAMENTO DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS | pt_BR |
dc.publisher.department | ICB - DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Eletrônica Acervo Saúde | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino | pt_BR |
dc.subject.other | COVID-19 | pt_BR |
dc.title | Percepção de saúde e satisfação com o ensino remoto emergencial entre docentes do ensino superior na pandemia da COVID-19 | pt_BR |
dc.title.alternative | Health perception and satisfaction with emergency remote teaching teachers in the COVID-19 pandemic | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/11918 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Percepção de saúde e satisfação com o ensino remoto emergencial entre docentes do ensino superior na pandemia da Covid-19.pdf | 500.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.