Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/79373
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Percepção de saúde e satisfação com o ensino remoto emergencial entre docentes do ensino superior na pandemia da COVID-19
Título(s) alternativo(s): Health perception and satisfaction with emergency remote teaching teachers in the COVID-19 pandemic
Autor(es): Rafael Christian de Matos
Gabriel Moreira de Mello Mendes
Mariana Martins Gonzaga do Nascimento
Adriano Max Moreira Reis
Maria Aparecida Gomes
Ana Paula Lucas Mota
Cristina Duarte Vianna Soares
Flávia Beatriz Custódio
Jéssica Evelyn de Andrade
Cristina Mariano Ruas
Resumo: Objetivo: Avaliar aspectos relacionados à saúde e à satisfação docente no Curso de Farmácia em uma instituição de ensino superior e sua associação ao Ensino Remoto Emergencial (ERE). Métodos: Trata-se de um estudo transversal quantitativo, no qual Questionário contemplando fatores socioeducacionais relacionados à saúde e ao processo de ensino-aprendizagem foi disponibilizado e avaliado por meio de regressões univariada linear e multinomial. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Com a pandemia de coronavírus, atividades que geravam aglomeração como aulas presenciais foram interrompidas, gerando o novo formato de ensino (ERE). A autopercepção de saúde dos docentes atingiu o percentual 78,9±15%. Parte considerável relatou exaustão (51,2%), sobrecarga (51,1%), ansiedade (35,2%) e falta de tempo para lazer (30,2%). O uso de medicamentos, adoecimento devido ao ERE, sintomas de ansiedade, sobrecarga na atividade laboral, relação professor/aluno e tempo para preparo de aulas relacionaram-se à satisfação geral. Conclusão: Com o estudo foi possível observar que o uso de medicamentos, o adoecimento por causa do ERE, sintomas de ansiedade, sobrecarga na atividade laboral, fatores como a relação professor/aluno e tempo para preparo de aulas estavam relacionados à satisfação geral dos docentes. Ademais, apesar do caráter transitório do ERE, os dados reforçam a necessidade de acompanhamento docente após o retorno presencial.
Abstract: Objective:Evaluate aspects related to health and teacher satisfaction in the Pharmacy Course in an institution of higher educationand its association with the Emergency Remote Learning (ERL). Methods: This is a quantitative cross-sectional study, in which a questionnaire covering socio-educational factors related to health and the teaching-learning process was applied, and evaluated by univariatelinear and multinomial regressions. The study was approved by the Research Ethics Committee. Results:Due to the coronavirus pandemic, agglomerative activities such as face-to-face classes were interrupted, generating the new teaching format (ERL). The professors' self-perception of health reached the percentage of 78.9±15%. A considerable part reported exhaustion (51.2%), overload (51.1%), anxiety (35.2%) and lack of leisure time (30.2%). The use of medication, illness due to ERE, anxiety symptoms, work overload, professor/student relationship and time to prepare classes were related to the general satisfaction. Conclusion:With the study it was possible to observe that the use of medication, illness due to the RPE, anxiety symptoms, work overload, factorssuch as the teacher/student relationship, and time to prepare classes were related to the teachers' general satisfaction. Althoughtthe transitory nature of the ERE, the data reinforce the need for professor follow-up after the face-to-face return.
Assunto: Ensino
COVID-19
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAR - DEPARTAMENTO DE ALIMENTOS
FAR - DEPARTAMENTO DE ANÁLISES CLÍNICAS E TOXICOLÓGICAS
FAR - DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA SOCIAL
FAR - DEPARTAMENTO DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS
ICB - DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.25248/reas.e11918.2023
URI: http://hdl.handle.net/1843/79373
Data do documento: 2023
metadata.dc.url.externa: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/11918
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Eletrônica Acervo Saúde
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