Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/79485
Type: Artigo de Periódico
Title: Projetar espaços lúdicos em escola de educação infantil com a participação das crianças
Other Titles: Children’s participation in the design of ludic spaces in early childhood education schools
Authors: Rogério Correia da Silva
Alexânia de Avelar Campos
Kelly Fernandes Pereira Sena
Abstract: O artigo apresenta algumas reflexões sobre as relações entre a arquitetura e a educação infantil, especificamente sobre a participação das crianças na projeção dos espaços. Apresentamos os pensamentos educacionais de autores que conceberam o espaço como ambiente educativo. No estudo sobre arquitetura dos prédios escolares, damos destaque para os espaços externos e a importância da participação das crianças na criação destes ambientes. Ao final, analisamos a experiência do projeto de construção de uma pista de carrinhos em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) de Belo Horizonte como parte da ação de formação de estudantes de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID / UFMG. A metodologia escolhida foi a pesquisa-ação colaborativa. O novo ambiente foi apropriado nas brincadeiras das crianças e ampliou as possibilidades de uso dos espaços externos da escola. Também possibilitou um potente estudo de caso para a formação das futuras professoras.
Abstract: This article proposes some reflection upon the relationship between architecture and early childhood education, mainly regarding the children’s participation in the design of spaces. We introduce the educational thoughts of authors who conceived space as an education environment. In the study on the architecture of school buildings, we emphasize external spaces and the importance of the children’s participation in the creation of such environments. Finally, we analyze the experience of the project of building a model road for toy cars in a municipal early childhood education school (EMEI -Escola Municipal de Educação Infantil) in Belo Horizonte as part of an action in the qualification of students from the Education Course in theTeaching Initiation Scholarship Institutional Program, PIBID/UFMG. The new environment was integrated to the children’s ludic activities and broadened the possibilities of external use of the school space. It also enabled a strong case study to be considered in the education of new teachers.
Subject: Educação infantil
Professores -- Formação
Edifícios escolares
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.22009.073
URI: http://hdl.handle.net/1843/79485
Issue Date: 27-Dec-2023
metadata.dc.url.externa: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22009
metadata.dc.relation.ispartof: Olhar de Professor
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Projetar espaços lúdicos em Escola de Educação.pdf474.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.