Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/79523
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Como estudos decoloniais podem colaborar com sistemas de inteligências artificiais na construção de futuros possíveis : um ensaio socialista sobre decolonização digital a partir do Sul Global. |
Other Titles: | How decolonial studies can collaborate with artificial intelligence systems in building possible futures : a socialist essay on digital decolonization from the Global South. |
Authors: | Fernando Moreno Gomes Alzamora |
First Advisor: | Silvania Sousa do Nascimento |
First Referee: | Ricardo Hiroshi Caldeira Takahashi |
Abstract: | Com a crescente utilização das inteligências artificiais em diversas áreas do conhecimento, torna-se evidente que essas tecnologias estarão, por longas eras, no rol de ferramentas que moldam as relações de trabalho e de aprendizado, já que permitem ampliar as perspectivas de interfaces de interação entre a humanidade e os sistemas computacionais estabelecendo novas formas de construção de conhecimento. Se utilizadas de maneira consciente e responsável, as inteligências artificiais (IAs) podem ser ferramentas poderosas na elaboração de futuros prósperos. Por meio da análise de dados e da identificação de padrões, as IAs podem ajudar a revelar e a combater desigualdades e preconceitos enraizados nas sociedades, contribuindo inclusive para a decolonização dos saberes. Por outro lado, há um risco bastante considerável de que as IAs acabem por reproduzir os padrões já presentes na sociedade e assim reforcem as desigualdades e os comportamentos que subalternizam conhecimentos preciosos que poderiam ser aplicados a fim de se evitar futuros distópicos. Para tanto, basta que a sociedade geral seja mantida fora da discussão e que todo o entorno siga exatamente como está. Neste sentido, emerge uma vasta gama de iniciativas que podem ser entendidas como focadas em princípios que guiam os estudos decoloniais no Brasil e no Mundo. Neste ensaio, faremos uma sondagem de quais são essas iniciativas, como elas tem atuado em suas respectivas searas e o que tem em comum e em complementaridade de objetivos, caminhos e territórios. |
Abstract: | With the growing use of artificial intelligence in various fields of knowledge, it becomes evident that these technologies will, for long eras, be part of the tools shaping work and learning relationships, as they allow for the expansion of interaction interfaces between humanity and computational systems, establishing new ways of constructing knowledge. If used consciously and responsibly, artificial intelligences (AIs) can be powerful tools in building prosperous futures. Through data analysis and pattern identification, AIs can help reveal and combat deeply rooted inequalities and biases in societies, contributing even to the decolonization of knowledge. On the other hand, there is a significant risk that AIs may end up reproducing patterns already present in society, thereby reinforcing inequalities and behaviors that subordinate valuable knowledge that could be applied to avoid dystopian futures. For this to happen, it would only take for society at large to be excluded from the discussion, allowing everything around to remain exactly as it is. In this sense, a wide range of initiatives has emerged that can be understood as focusing on principles guiding decolonial studies in Brazil and around the world. In this essay, we will explore what these initiatives are, how they have acted in their respective fields, and what they have in common and complement in terms of objectives, pathways, and territories. |
Subject: | Comunicação Decolonização Inteligência artifical Soberania |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Comunicação Pública da Ciência |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/79523 |
Issue Date: | 5-Dec-2023 |
Appears in Collections: | Especialização em Comunicação Pública da Ciência |
Files in This Item:
This item is licensed under a Creative Commons License