Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/79529
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Modelos de intervenção precoce no desenvolvimento da linguagem oral nos transtornos do espectro do autismo : revisão de literatura |
Autor(es): | Ana Carolina Fonseca Bastos |
Primeiro Orientador: | Denise Brandão de Oliveira e Britto |
Primeiro Coorientador: | Nayara Caroline Barbosa Abreu |
Primeiro membro da banca : | Marcela Morais |
Segundo membro da banca: | Érika Lourenço |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico dos últimos 6 anos sobre os modelos de intervenção precoce utilizados para a promoção do uso da linguagem oral de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. Para o levantamento dos artigos na literatura, a pesquisa bibliográfica realizou-se por uma busca nas seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde, MEDLINE via PUBMED, SCOPUS, WEB OF SCIENCE e EMBASE nos períodos de 2018 a 2023. Os critérios de seleção foram os seguintes: estudos que respondiam à pergunta norteadora e aos descritores estabelecidos, estudos publicados nos últimos 6 anos (de 2018 a 2023), grupo etário participante - lactente a escolar (até 5 anos de idade) e sem restrições em relação aos idiomas. Os artigos sem os textos completos disponíveis foram excluídos. A busca realizada por meio de descritores revelou 5012 artigos nas bases de dados pré-estabelecidas. Destes estudos encontrados, 2742 estavam duplicados, o que resultou em 2270 artigos para a leitura de títulos e resumos. Após essa etapa, 2052 artigos foram excluídos e 218 artigos foram selecionados para a leitura na íntegra. Após a leitura na íntegra, 21 estudos foram selecionados dentro dos critérios estabelecidos e foram eleitos para essa revisão. Para a análise dos artigos selecionados, as informações sobre os estudos foram organizadas, em um protocolo, considerando os seguintes aspectos: título, autor/autores, ano, país, tipo de estudo, objetivos, amostra, modelo utilizado e resultados. Foram verificados estudos com os seguintes modelos, metodologias e abordagens utilizados para promover o uso e estimular o desenvolvimento adequado das habilidades da linguagem oral na abordagem do Transtorno do Espectro do Autismo: ABA - Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis); Comunicação Alternativa e Aumentativa - PECS - Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (Picture Exchange Communication System) e DHACA - Método Desenvolvimento das Habilidades da Comunicação no Autismo; ESDM - Modelo Denver de Intervenção Precoce (Early Start Denver Model); Pathways Early Autism Intervention; Intervenção Linguística Precoce; Intervenções Pragmáticas Sociais de Desenvolvimento; Estratégias de Modelagem de Linguagem; Orientação Parental e Treinamento de Cuidadores; Modelo PRT (Pivotal Response Treatment); Programa de Orientação Parental baseado nos princípios da ABA e PRT; Abordagem mediada por pares em uma intervenção com dispositivo gerador de fala; Modelo JASPER (The JASPER Model for Children with Autism: Promoting Joint Attention, Symbolic Play, Engagement, and Regulation); MTW - Programa Mais do que Palavras (Programa More Than Words – Programa Hanen); EMT (Enhanced MilieuTeaching Communication Intervention) e NDBI - Intervenção naturalista de desenvolvimento comportamental (Naturalistic Developmental Behavioral Intervention). |
Abstract: | The aim of this study was to carry out a bibliographic survey of the last 6 years on the early intervention models used to promote the use of oral language in children with Autism Spectrum Disorder. To survey the articles in the literature, the bibliographic research was carried out by searching the following databases: Biblioteca Virtual em Saúde (Virtual Health Library), MEDLINE via PUBMED, SCOPUS, WEB OF SCIENCE and EMBASE from 2018 to 2023. The selection criteria were as follows: studies that answered the guiding question and the established descriptors, studies published in the last 6 years (from 2018 to 2023), participating age group - infant to schoolchildren (up to 5 years of age) and no language restrictions. Articles without full texts were excluded. The search using descriptors revealed 5012 articles in the pre-established databases. Of these studies found, 2742 were duplicates, which resulted in 2270 articles for the reading of titles and abstracts. After this stage, 2052 articles were excluded and 218 articles were selected for full reading. After full reading, 21 studies were selected within the established criteria and were chosen for this review. For the analysis of the selected articles, the information on the studies was organized in a protocol, considering the following aspects: title, author/authors, year, country, type of study, objectives, sample, model used and results. Studies with the following models, methodologies and approaches used to promote the use and stimulate the appropriate development of oral language skills in the Autism Spectrum Disorder approach were verified: ABA - Applied Behavior Analysis; Alternative and Augmentative Communication – PECS - Picture xchange Communication System e DHACA – Method Development of Communication Skills in Autism; ESDM - Early Start Denver Model; Pathways Early Autism Intervention; Early Language Intervention; Social Pragmatic Development Interventions; Language Modeling Strategies; Parental Guidance and Caregiver Training; PRT - Pivotal Response Treatment; Parental guidance program based on the principles of ABA and PRT; Peermediated approach in an intervention with a speech generating device; JASPER - The JASPER Model for Children with Autism: Promoting Joint Attention, Symbolic Play, Engagement, and Regulation; Program Hanen More Than Words; EMT - Enhanced Milieu Teaching Communication Intervention and NDBI - Naturalistic evelopmental Behavioral Intervention. |
Assunto: | Autismo Aquisição de linguagem Crianças - Desenvolvimento |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
Curso: | Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/79529 |
Data do documento: | 16-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Carolina Fonseca Bastos - Trabalho de Conclusão de Curso - Turma 4 - 2023.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons