Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/79534
Type: Artigo de Periódico
Title: Educação em contextos rurais na Ibero-América: caminhos, perspectivas e desafios
Other Titles: Educación en contextos rurales en Iberoamérica: caminos, perspectivas y desafíos
Authors: Daniele Cristina de Souza
Luiz Paulo Ribeiro
Abstract: Abordar o rural e a educação voltada a ele coloca uma série de desafios, sobretudo, se a preocupação é expandir uma leitura para além do Brasil. Entramos em um campo de produção de conhecimento interdisciplinar que exige de nosso olhar especializado na educação um esforço compreensivo de problemáticas, temáticas e construções teóricas que não são priorizados na área, mas que são fundantes na/da nossa prática social. Esta edição especial da Revista Ibero-Americana de Educação traz investigações, relatos e reflexões sobre a Educação em Contextos Rurais da Ibero-América demonstrando a pluralidade de práticas diante das diferenças contextuais e desafios e potencialidades comuns para construir uma educação que represente e seja produzida com, de a para os povos do campo ibero-americanos. Este artigo tem como fazer uma introdução a este monográfico, apresentando discussões iniciais e potencializando a leitura aos interessandos em (re)conhecer a educação rural e do campo na Ibero-américa.
Abstract: Abordar lo rural y la educación dirigida al plantea genera una serie de desafíos, especialmente si la preocupación es expandir una lectura más allá de Brasil. Entramos en un campo de producción de conocimiento interdisciplinario que requiere desde nuestra visión especializada en educación un esfuerzo integral de problemas, temas y construcciones teóricas que no son priorizadas en el área, pero que son fundamentos en/desde nuestra práctica social. Esta edición especial de la Revista Iberoamericana de Educación trae investigaciones, informes y reflexiones sobre la Educación en Contextos Rurales de Iberoamérica, demostrando la pluralidad de prácticas frente a las diferencias contextuales y los desafíos y potencialidades comunes para construir una educación que represente y se produzca en los pueblos del ámbito iberoamericano. El texto pretende hacer una introducción a este monográfico, presentando discusiones iniciales y potenciando la lectura a los interesados en (re)conocer la educación rural y del campo en Iberoamérica.
Subject: Educação rural
Escolas rurais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.35362/rie9115726
URI: http://hdl.handle.net/1843/79534
Issue Date: 17-Mar-2023
metadata.dc.url.externa: https://rieoei.org/RIE/article/view/5726
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Ibero-Americana de Educação
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Educação em contextos rurais na Ibero-América.pdf137.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.