Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/79590
Type: Dissertação
Title: Nível socioeconômico, escolaridade e idade na avaliação das funções executivas em atletas de habilidades abertas e fechadas
Other Titles: "Socioeconomic level, education, and age in the assessment of executive functions in athletes of open and closed skills "
Authors: Gabriela Teixeira Paula
First Advisor: Maicon Rodrigues Albuquerque
First Referee: Marcela Mansur Alves
Second Referee: Lidiane Aparecida Fernandes
Abstract: Os esportes podem ser classificados baseados nas características ambientais como esportes de habilidades abertas ou habilidades fechadas, em que os esportes de habilidades abertas são caracterizados por serem realizadas em ambientes imprevisíveis, em que as circunstâncias da tarefa estão sempre sofrendo alterações, e os Esportes de habilidades fechadas ocorrem em ambiente previsível e, deste modo, não sofrem influência direta de fatores externos, como de oponentes, ou do ambiente. Esportes de habilidades abertas têm sido associados ao desenvolvimento das capacidades cognitivas, associação que também é percebida no desenvolvimento das Funções Executivas, que são processos mentais do tipo top-down e são constituídas por três componentes centrais: controle inibitório, memória de trabalho, e flexibilidade cognitiva, e por Funções Executivas de ordem superior (planejamento e inteligência fluida (raciocínio e solução de problemas). O desenvolvimento desses componentes pode ser influenciado pela prática de esportes, e também por fatores socioeconômicos, educacionais e maturacionais. O objetivo do presente estudo foi comparar o desempenho de atletas de esportes de habilidades abertas e fechadas em tarefas de FEs, controlando o nível socioeconômico, a escolaridade e a idade como covariáveis. Atletas brasileiros de diferentes modalidades foram selecionados e classificados como atletas de habilidades abertas ou fechadas. Foram realizados os testes Matrizes de Viena, Digit Span, Torre de Londres, Wisconsin Card Sorting Test e Flanker/Reverse Flanker Test. Além disso, foram avaliados o nível socioeconômico e o nível de escolaridade. A média, desvio padrão, valores mínimos e máximos foram utilizados como estatística descritiva. Uma Análise de Covariância foi realizada para comparar os desempenhos dos grupos, controlando o nível socioeconômico, a escolaridade e a idade. Em suma, os resultados indicaram que não houve diferença significativa no desempenho das Funções Executivas na comparação dos grupos quando as covariáveis foram controladas. As funções executivas são moldadas por influências socioambientais, nos quais o status socioeconômico pode exercer um impacto significativo no seu desenvolvimento desde o nascimento, assim como a influência da idade, uma vez que as funções executivas amadurecem e se aprimoram ao longo da maturação. Adicionalmente a isso, o nível educacional pode influenciar neste desenvolvimento, especialmente em ambientes educacionais enriquecedores. Sendo assim, levar em consideração esses fatores é de suma importância ao conduzir estudos que buscam comparar diferentes modalidades esportivas, visando minimizar possíveis disparidades. Essa abordagem contribui para a obtenção de resultados verdadeiramente representativos das características intrínsecas à prática esportiva, desvinculados de influências externas que possam distorcê-los.
Abstract: Sports can be classified based on environmental characteristics as open skill or closed skill sports, where open skill sports are characterized by being performed in unpredictable environments, where task circumstances are constantly changing, and closed skill sports occur in a predictable environment and, therefore, are not directly influenced by external factors such as opponents or the environment. Open skill sports have been associated with the development of cognitive abilities, an association also observed in the development of Executive Functions. Executive Functions are top-down mental processes consisting of three core components: Inhibitory Control, Working Memory, and Cognitive Flexibility, as well as higher-order Executive Functions like Planning and Fluid Intelligence (reasoning and problem-solving). The development of these components can be influenced by sports practice, as well as by socioeconomic, educational, and maturational factors. The aim of the current study was to compare the performance of athletes from open and closed skill sports in EF tasks, controlling for socioeconomic level, education, and age as covariates. Brazilian athletes from various sports were selected and categorized as open or closed skill athletes. The Vienna Matrix Test, Digit Span, Tower of London, Wisconsin Card Sorting Test, and Flanker/Reverse Flanker Test were conducted. Additionally, socioeconomic status and education level were assessed. Mean, standard deviation, minimum, and maximum values were used for descriptive statistics. An analysis of covariance was performed to compare group performances while controlling for socioeconomic status, education, and age. In summary, the results indicated that there was no significant difference in Executive Function performance when comparing the groups with covariates controlled. Executive Functions are shaped by socioenvironmental influences, with socioeconomic status potentially exerting a significant impact on their development from birth. Age also plays a role, as Executive Functions mature and improve throughout development. Additionally, educational level can influence this development, especially in enriched educational environments. Therefore, considering these factors is of utmost importance when conducting studies comparing different sports disciplines, with the goal of minimizing potential disparities. This approach contributes to obtaining truly representative results of the intrinsic characteristics of sports practice, detached from external influences that may distort them.
Subject: Psicologia - Teses
Psicologia cognitiva - Teses
Neuropsicologia - Teses
Desempenho - Teses
Atletas - Teses
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/79590
Issue Date: 20-Dec-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.