Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/79600
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marys Lene Braga Almeidapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6095221702693578pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Maria Carmen Couto Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee1Andréia Bicalho Henriquespt_BR
dc.contributor.referee2Jacqueline Maria Florpt_BR
dc.creatorChristiano Rodrigues Valadares Meirelespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5148016525795523pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-03T13:54:25Z-
dc.date.available2025-02-03T13:54:25Z-
dc.date.issued2024-08-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/79600-
dc.description.abstractThe use of industrial waste incorporated into the Portland cement concrete matrix is becoming increasingly common and results in lower consumption of raw materials, reduced environmental impact, cost optimization and can improve the intrinsic properties of the materials. Petroleum catalyst residue (REC) is a material resulting from the fluidized bed catalytic cracking process in oil refineries and has fine granulometry, a high specific surface area and particles ranging in size from 0.04 μm to 36 μm. The fact that the REC has a proportion of 54% silica shows its potential for pozzolanicity. The addition of polypropylene (PP) fibers to the concrete matrix has been investigated as a way of improving its resistance to tensile stress and cracking control. This work studied the synergistic influence of these two materials when used in the concrete matrix. Concrete samples were produced with the following dosages in relation to the total mass of Portland cement: dosage R, with 10% replacement of REC, dosage P, with the addition of 1% polypropylene fibers, and dosage RP, with 10% REC replacement plus the addition of 1% polypropylene fibers. The water/cement ratio used was 0.55 and the percentage of superplasticizing additive was 1% in relation to the mass of the binder. The axial compressive strength tests showed increases of between 4.09% (36.83 MPa) and 23.37% (43.65 MPa) compared to the control sample. In the diametral compressive tensile strength tests, both the concretes with added fibers and those with cement replaced by REC showed higher results than the control, with increases in the order of 9.45% (3.24 MPa) to 13.51% (3.36 MPa). Both samples with partial replacement of REC and with the addition of PP had a higher degree of porosity and void index than the reference. The results of the actual specific mass of all the samples were very close, which shows that, excluding the voids, the materials' matrices are similar. The control dosage obtained the highest average dynamic modulus of elasticity of 33.06GPa. The R, P and RP concretes had results of 31.27GPa, 32.25GPa and 32.27GPa, respectively. The incorporation of oil catalyst waste into concrete, combined with the addition of polypropylene fiber, is technically, environmentally and economically viable, as it reduces costs, promotes a circular economy and mitigates environmental impacts. This approach contributes to the reduction of CO2 emissions, while at the same time favoring the reuse of industrial waste and reducing the consumption of natural resources, promoting sustainability.pt_BR
dc.description.resumoA utilização de resíduos industriais incorporados à matriz do concreto de cimento Portland vem sendo cada vez mais frequente e acarreta menor consumo de matérias-primas, redução do impacto ambiental, otimização dos custos e pode melhorar as propriedades intrínsecas dos materiais. O resíduo de catalisador de petróleo (REC) é um material resultante do processo de craqueamento catalítico por leito fluidizado em refinarias de petróleo e possui granulometria fina, elevada área superficial específica e tamanho de partículas variando entre 0,04 μm e 36 μm. O fato de o REC possuir uma proporção de 54% de sílica evidencia potencial de pozolanicidade. A adição das fibras de polipropileno (PP) na matriz do concreto vem sendo investigada como forma de melhorar o comportamento de resistência aos esforços de tração e controle de fissuração. Este trabalho estudou a influência sinérgica desses dois materiais quando utilizados na matriz do concreto. Foram produzidas amostras de concreto com as seguintes dosagens em relação à massa total de cimento Portland: dosagem R, com 10% de substituição de REC, dosagem P, com adição de 1% de fibras de polipropileno, e dosagem RP, com 10% de substituição de REC mais adição de 1% de fibras de polipropileno. A relação água/cimento utilizada foi de 0,55 e a porcentagem de aditivo superplastificante foi de 1% em relação à massa do aglomerante. Nos ensaios de resistência à compressão axial, foram observados aumentos da ordem de 4,09% (36,83 MPa) a 23,37% (43,65 MPa) em relação à amostra de controle. Nos ensaios de resistência à tração por compressão diametral, tanto os concretos com adição de fibras quanto os com substituição de cimento pelo REC apresentaram resultados superiores aos do controle, com aumentos da ordem de 9,45% (3,24 MPa) a 13,51% (3,36 MPa). Ambas as amostras com substituição parcial do REC e com adição de PP apresentaram grau de porosidade e índice de vazios maiores que os da referência. Os resultados da massa específica real de todas as amostras ficaram próximos, o que demonstra que, excluindo-se os vazios, as matrizes dos materiais são similares. A dosagem de controle obteve a maior média para o módulo de elasticidade dinâmico, de 33,06GPa. Os concretos das dosagens R, P e RP tiveram resultados de 31,27GPa, 32,25GPa e 32,27GPa, respectivamente. A incorporação de resíduo de catalisador de petróleo no concreto, associada à adição de fibra de polipropileno, apresenta viabilidade técnica, ambiental e econômica, ao reduzir custos, promover a economia circular e mitigar impactos ambientais. Essa abordagem contribui para a redução de emissões de CO2, ao mesmo tempo em que favorece o reaproveitamento de resíduos industriais e a diminuição do consumo de recursos naturais, promovendo a sustentabilidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MATERIAIS E DA CONSTRUÇÃO CIVILpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Construção Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConcreto verdept_BR
dc.subjectResíduo de catalisador de petróleopt_BR
dc.subjectFibras de polipropilenopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subject.otherConstrução civilpt_BR
dc.subject.otherMateriais de construçãopt_BR
dc.subject.otherFibras de polipropilenopt_BR
dc.subject.otherPetróleopt_BR
dc.subject.otherSustentabilidadept_BR
dc.subject.otherConcretopt_BR
dc.titleDesempenho de concreto com a incorporação de resíduo de catalisador de petróleo e adição de fibra de polipropilenopt_BR
dc.title.alternativePerformance of concrete with the incorporation of petroleum catalyst residue and the addition of polypropylene fiberpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Final Dissertação Christiano Repositório 10-12-24 .pdfDissertação5.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.