Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/79606
Type: | Dissertação |
Title: | Videodança: do agenciamento à emergência |
Authors: | Luísa Cunha Machala |
First Advisor: | Graziela Côrrea de Andrade |
First Referee: | Carolina Natal Duarte |
Second Referee: | Carlos Henrique Rezende Falci |
Abstract: | Esta pesquisa, de caráter bibliográfico, propõe-se a levantar teorias, identificar conceitos, propor discussões e refletir sobre a videodança enquanto emergência, contexto no qual é possível destacar o agenciamento entre corpo, técnica, espaço e tempo. Compreende-se, segundo a teoria dos sistemas complexos, a emergência se referindo a uma novidade, algo da ordem do imprevisível que surge de uma relação coletiva (MITCHELL, 2009; CARIANI, 2009). Por sua vez, a videodança é entendida por autores como SPANGHERO (2003), WOSNIAK (2006), TRINDADE (2009) e BRUM (2012), como algo que não se restringe a um registro documental, mas é em si uma novidade criativa gerada do encontro não hierárquico entre os elementos que a integram, quer sejam, corpo, técnica, espaço e tempo em agenciamento dinâmico. Como agentes, cada um desses elementos possui graus de autonomia e é a partir do modo como eles interagem que a videodança emerge. Para fundamentação teórica de tal discussão elegeu-se ainda Stiegler (2009), por considerar técnica e humano como coexistentes e entender que a primeira carrega consigo poéticas próprias, o que faz com que seja possível pensar processos criativos de forma mais horizontalizada, nos quais o humano passa a ser apenas um de seus componentes, quebrando-se lógicas antropocêntricas dessa relação. Já as questões do espaço e do tempo foram aqui perscrutadas através dos conceitos de coreopolítica (LEPECKI, 2012), heterotopia (FOCAULT, 1967) e espaço-trio (NATAL, 2012). A partir da pesquisa teórica realizada, foi possível perceber a importância das perspectivas coletivas e colaborativas para a criação da videodança como emergência, uma vez que esses tipos de processo repensam a questão da autonomia e tratam a obra como uma deriva das relações que a compõem. Além disso, percebeu-se que dependendo de como ocorre seu agenciamento, a videodança constrói espacialidades, corporalidades e temporalidades próprias. Ademais, ao reconhecermos a emergência relacionada ao imprevisível, a algo que rompe com monótonos modos de agir, consideramos a potência de se pensar o dissenso como um importante dispositivo criativo para que a videodança emerja como uma identidade própria e não mera transposição de obras coreográficas. |
Abstract: | The purpose of this bibliographical research is to identify theories and concepts, to propose discussions and rto eflect upon videodance as emergency. In this context, it is possible to highlight the agencying among body, technique, space and time. In accordance with complex system theory, emergency is defined as a novelty, something unpredictable that emerges from a collective relation (MITCHELL, 2009; CARIANI, 2009). Videodance, on the other hand, is understood by authors as SPANGHERO (2003), WOSNIAK (2006), TRINDADE (2009) e BRUM (2012) as something that is not restricted to a documentary record, but something that is in itself a creative novelty generated from the non-hierarchic encounter of the elements of which it is composed: body, technique, space, and time in dynamic agencying. As agents, each of these elements has different degrees of autonomy and it is from their different modes of interaction that videodance emerges. For the theoretical foundation of such a discussion, Stiegler (2009) was also selected because he considers technique and man as coexisting and understands the former to carry its own poetics, making it possible to analyze creative processes in a more horizontal way, in which the human part becomes just one of the components, breaking with certain anthropocentric logics of this relation. The issues of space and time were analyzed by the concepts of choreopolitics (LEPECKI, 2012), heterotopia (FOCAULT, 1967), and space-trio (NATAL, 2012). On the basis of the theoretical research, it was possible to notice the importance of the collective and collaborative perspectives to the creation of videodance as emergency, since these types of processes rethink the issue of autonomy and treat the work as a result of the relations of which it is composed. In addition, it was observed that depending on the agencying, videodance can build particular spatialities, corporealities and temporalities. Furthermore, when we recognize that emergency is related to unpredictability, to something that breaks with monotonic modes of action, we can consider the power of thinking about dissent as an important creative device for videodance to emerge as something of its own and not the mere transposition of choreographic work. |
Subject: | Dança Videoarte Performance (Arte) Improvisação (Dança) Dança - Discursos, ensaios, conferências |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/79606 |
Issue Date: | 19-Feb-2020 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Luísa Machala - Videodança.pdf | 1.44 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.