Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/79633
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Pedagogias decoloniais e literaturas indígenas na sala de aula |
Autor(es): | Michelle Rodrigues da Silva |
primer Tutor: | Aline Magalhães Pinto |
primer miembro del tribunal : | Isadora Saraiva Vianna de Resende Urbano |
Segundo miembro del tribunal: | Breno Anderson Souza de Miranda |
Resumen: | Este trabalho tem como objetivo discutir e apresentar uma proposição didática embasada na perspectiva decolonial para trabalhar com as literaturas indígenas na sala de aula. Para tanto, estruturou-se esse artigo em duas partes: a introdução e o referencial teórico, no que tange às abordagens que foram essenciais para o desenvolvimento da pesquisa, a fim de fazer emergir os aspectos relevantes para este estudo e, posteriormente, a proposta didática para ser aplicada em sala de aula. A questão que orienta essa pesquisa é: Como abordar a literatura indígena por meio de uma abordagem decolonial que contemple a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a lei 11.645/08? Para tanto, observou-se como os alunos reagem às diferentes formas de representações literárias que têm como referência a cultura indígena, assim como, avançamos um pouco mais nos estudos concernentes às literaturas indígenas aplicadas à prática pedagógica. Palavras-chave: literaturas indígenas; estudos decoloniais; lei 11.645/08. |
Abstract: | This work aims to discuss and present a didactic proposition based on the decolonial perspective to work with Indigenous literatures in the classroom. To this end, this article is structured into two parts: the introduction and the theoretical framework, addressing the approaches that were essential for the development of the research, in order to highlight the relevant aspects of this study and, subsequently, the didactic proposal to be applied in the classroom. The guiding question of this research is: How can Indigenous literature be approached through a decolonial perspective that aligns with the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and Law 11.645/08? To achieve this, the study observed how students react to different forms of literary representations that reference Indigenous culture. Additionally, it delved further into studies concerning Indigenous literatures applied to pedagogical practice. Keywords: indigenous literatures; decolonial studies; law 11.645/08. |
Asunto: | Língua portuguesa – Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/79633 |
Fecha del documento: | 28-nov-2024 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Língua Portuguesa: Teoria e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PEDAGOGIAS DECOLONIAIS E LITERATURAS INDÍGENAS NA SALA DE AULA - Versão final repositório UFMG (corrigido).pdf | 1.74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons