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http://hdl.handle.net/1843/79637
Type: | Dissertação |
Title: | Atendimento educacional especializado na rede municipal de educação de Belo Horizonte-MG: concepção de deficiência e perfil dos professores |
Authors: | Joana da Costa Ribeiro |
First Advisor: | Adriana Maria Valladão Novais Van Petten |
Abstract: | O objetivo deste estudo foi identificar o perfil e a concepção de deficiência dos professores(as) do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RMEBH), Minas Gerais. Para tanto, foi realizado um estudo observacional, exploratorio, por meio do método survey. Todos os professores do AEE da RMEBH foram convidados à participarem da pesquisa. Para a caracterização do perfil dos participantes foi utilizado um questionário composto por questões fechadas, contemplando dados sociodemográficos (idade, gênero, renda familiar, etnia) e perfil ocupacional do professor do AEE (formação, tempo na docencia, tempo no cargo de AEE, nº de alunos com deficiência atendidos por semana, tempo de atendimento semanal). Para a identificação da concepção de deficiência foi utilizada a Escala de Concepções de Deficiência (EICD). A coleta foi realizada por meio de fomulário online, cujo link para acesso foi disponibilizado, pela coordenação da RMEBH, para o e-mail institucional dos professores. Foi realizada a análise descritiva dos dados quantitativos, verificação da normalidade (Shapiro Wilk Test), análises de associação (ANOVA) e correlação (r de Pearson ou Correlação de Sperman) entre variáveis. Para todas as análises foi considerado um nível de significância p<0,05. Participaram do estudo 68 professores de AEE, a maioria mulheres, com idade acima de 40 anos, há mais de 20 anos na rede, com formação em educação inclusiva e motivadas para o cargo. Atendem, em média, 21 a 30 estudantes, de 1 a 5 escolas da rede, uma hora por semana. Quanto à concepção de deficiência, os resultados apontam que a maioria dos professores apresenta uma tendência à concordância com as concepções social e metafísica e tendência à discordância com a concepção biológica. Traz informações relevantes sobre o perfil desses professores e o funcionamento do serviço de AEE, indicando seus desafios e possibilidades. Conhecer e reconhecer o perfil das professoras do AEE e suas concepções acerca da deficiência é ponto crucial para entendermos no que é possível aprimorar. É essencial que a sala de AEE esteja disponível em todas as escolas; e que o número de estudantes designados a cada professor seja revisto, permitindo que esse profissional tenha mais tempo para planejamento e possa se dedicar a estudos de caso aprofundados, em colaboração com os professores da sala de aula comum. A promoção de cursos de formação continuada também é importante, no sentido de abordar a concepção de educação e deficiência, e incentivar os professores em seu trabalho. |
Abstract: | The objective of this study was to identify the profile and conception of disability among teachers of Specialized Educational Assistance (SEA) in the Municipal Education Network of Belo Horizonte (RMEBH), Minas Gerais. To achieve this, an observational, exploratory study was conducted using the survey method. All SEA teachers from RMEBH were invited to participate in the research. To characterize the participants' profiles, a questionnaire with closed-ended questions was used, covering sociodemographic data (age, gender, family income, ethnicity) and occupational profile of SEA teachers (education, teaching experience, time in the SEA role, number of students with disabilities served per week, weekly service hours). To identify the conception of disability, the Intercultural Scale of the Conceptions of Disability (ISCD) was used. Data collection was conducted through an online form, with the access link provided by the RMEBH coordination to the teachers' institutional email. Descriptive analysis of quantitative data, normality check (Shapiro-Wilk Test), association analyses (ANOVA), and correlation analyses (Pearson's r or Spearman's Correlation) between variables were performed. A significance level of p<0.05 was considered for all analyses. The study involved 68 SEA teachers, mostly women, over 40 years old, with more than 20 years in the network, trained in inclusive education, and motivated for the role. They serve an average of 21 to 30 students from 1 to 5 schools in the network, one hour per week. Regarding the conception of disability, the results indicate that most teachers tend to agree with social and metaphysical conceptions and tend to disagree with the biological conception. The study provides relevant information about the profile of these teachers and the functioning of the SEA service, highlighting its challenges and possibilities. Knowing and recognizing the profile of SEA teachers and their conceptions of disability is crucial for understanding what can be improved. It is essential that the SEA room is available in all schools and that the number of students assigned to each teacher is reviewed, allowing these professionals more time for planning and the opportunity to engage in in-depth case studies in collaboration with regular classroom teachers. The promotion of continuous training courses is also important to address the conception of education and disability and to encourage teachers in their work. |
Subject: | Escolas públicas Educação básica Deficiência física Alunos Professores |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Ocupação |
Rights: | Acesso Restrito |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/79637 |
Issue Date: | 18-Dec-2023 |
metadata.dc.description.embargo: | 18-Dec-2025 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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