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http://hdl.handle.net/1843/79715
Type: | Tese |
Title: | Transtorno do espectro autista : estudo de caso sobre dificuldades enfrentadas no processo diagnóstico |
Authors: | Beatrice Lacerda Costa Leal |
First Advisor: | Levindo Diniz Carvalho |
First Referee: | Maria Luiza Magalhães Nogueira |
Second Referee: | Jardel Sander da Silva |
Abstract: | Dentre os transtornos do neurodesenvolvimento, condições com início precoce do desenvolvimento infantil, antes mesmo da criança ingressar na escola, destaca-se atualmente o Transtorno do Espectro Autista (TEA), por sua crescente incidência. Assim, o objetivo geral desse trabalho é analisar o processo de diagnóstico e tratamento de um menino de 02 anos de idade, do com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com foco no papel da família na precocidade do diagnóstico e no tratamento. Tendo como objetivos específicos: caracterizar o Transtorno do Espectro do Autismo; apresentar os elementos neurofisiológicos envolvidos no TEA; descrever o processo diagnóstico no TEA e; analisar o papel da família da pessoa com TEA no diagnóstico e tratamento. Este trabalho se fundamenta na perspectiva das Ciências da Saúde, na área de Medicina, na subárea de Psiquiatria, na especialidade dos Transtornos Psiquiátricos da Infância, referente aos Transtornos do Neurodesenvolvimento, na abordagem da ciência da Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis - ABA), considerando-se os parâmetros para realizar diagnósticos diferenciais do TEA. Esta pesquisa se caracteriza como aplicada, qualitativa, descritiva e estudo de caso. O corpus de análise se constitui dos documentos referentes ao diagnóstico de um menino com TEA de 02 anos de idade e do relato da família em entrevista de anamnese no terceiro serviço de fonoaudiologia procurado pela família da criança, residente (pai, mãe, uma irmã e a criança) no município do interior do Estado de Mato Grosso (MT), Brasil; são eles: (i) entrevistas com a familiares; (ii) laudos médicos; e (iii) exames. Os dados foram coletados de outubro de 2021 a julho de 2022, à medida que os exames foram sendo entregues pela família. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é definido como um conjunto de condições persistentes dos distúrbios do neurodesenvolvimento de ordem física, social e socioemocional, conforme será descrito no decorrer do trabalho. Parte-se de três hipóteses gerais: (i) o diagnóstico tardio de TEA pode interferir, significativamente, no desenvolvimento das habilidades e das capacidades de uma pessoa porque há possibilidade de perda de habilidades e maior inflexibilidade cognitiva; (ii) é relevante o aperfeiçoamento dos profissionais que atendem pessoas com TEA (equipe interdisciplinar) para rápida identificação e iniciar a intervenção de modo precoce, a qual pode beneficiar o desenvolvimento como um todo da pessoa com TEA; e (iii) quanto mais conhecimentos a família possuir, mais serão as chances para adoção de ações que contribuam no processo de diagnóstico e em seu manejo cotidiano com o indivíduo com TEA. |
Abstract: | Among the neurodevelopmental disorders, conditions with early onset of child development, even before the child enters school, Autism Spectrum Disorder (ASD) stands out today, due to its increasing incidence. Thus, the general objective of this work is to analyze the process of diagnosis and treatment of a 02-year-old boy with Autism Spectrum Disorder (ASD), focusing on the role of the family in the early diagnosis and treatment. Having as specific objectives: to characterize the Autism Spectrum Disorder; present the neurophysiological elements involved in ASD; describe the diagnostic process in ASD and; to analyze the role of the family of the person with ASD in the diagnosis and treatment. This work is based on the perspective of Health Sciences, in the area of Medicine, in the subarea of Psychiatry, in the specialty of Childhood Psychiatric Disorders, referring to Neurodevelopmental Disorders, in the Applied Behavior Analysis - ABA approach, considering the parameters to perform differential diagnoses of ASD. This research is characterized as applied, qualitative, descriptive and case study. The corpus of analysis consists of documents referring to the diagnosis of a 02-year-old a boy with ASD and the family's report in an anamnesis interview at the third speech therapy service sought by the child's family, resident (father, mother, a sister and the child) in the municipality in the interior of the State of Mato Grosso (MT), Brazil; are the: (i) interviews with family members; (ii) medical reports; and (iii) exams. Data were collected from October 2021 to July 2022, as the exams were being delivered by the family. Autism Spectrum Disorder (ASD) is defined as a set of persistent conditions of physical, social and socio-emotional neurodevelopmental disorders, as will be described in the course of this work. It starts with three general hypotheses: (i) late diagnosis of ASD can significantly interfere with the development of a person's skills and abilities because there is a possibility of loss of skills and greater cognitive inflexibility; (ii) it is important to improve professionals who care for people with ASD (interdisciplinary team) for quick identification and early intervention, which can benefit the development of the person with ASD as a whole; and (iii) the more knowledge the family has, the greater the chances of adopting actions that contribute to the diagnosis process and its daily management with the individual with ASD. |
Subject: | Transtornos do espectro autista Diagnóstico Família |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/79715 |
Issue Date: | 3-Oct-2022 |
Appears in Collections: | Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) |
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