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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Jardel Sander da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1922446460472894pt_BR
dc.contributor.referee1Gisele Camilo da Matapt_BR
dc.contributor.referee2Denise Brandão de Oliveira e Brittopt_BR
dc.creatorDébora Piazarollo Morenopt_BR
dc.date.accessioned2025-02-06T17:40:56Z-
dc.date.available2025-02-06T17:40:56Z-
dc.date.issued2022-12-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/79717-
dc.description.resumoO Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits persistentes na comunicação e interação social em múltiplos contextos e pela presença de comportamentos e/ou interesses repetitivos ou restritos. Embora esses sintomas façam parte do núcleo do transtorno, sua gravidade é variável, podendo, inclusive, variar de acordo com o contexto ou oscilar com o tempo, por esse motivo, usa-se o termo espectro. Com o crescimento da prevalência do autismo, faz-se necessário investigar a natureza da heterogeneidade do TEA no desenvolvimento das crianças, porém a literatura atual dispõe de pouca informação baseada em evidência disponível a respeito da heterogeneidade do TEA relacionada a práticas educacionais para o ensino infantil e ensino médio, a fim de guiar a educação desses alunos. O objetivo do presente estudo é realizar um levantamento bibliográfico da literatura existente sobre a habilidade básica de leitura em crianças com TEA, a fim de avaliar os dados sistemáticos sobre essa habilidade e sobre as principais dificuldades enfrentadas pelas crianças com TEA no processo de leitura. O levantamento bibliográfico utilizou a base de dados PubMed, no período de junho a julho de 2022. Foram consultados artigos em inglês, publicados no período de 2012 a 2022. Na base de dados, utilizaram-se os filtros relacionados à língua (inglês), ao ano (2012 a 2022) e idade (Preschool Child 2-5 years, Child 6-12 years). Na busca por meio de descritores, foram encontrados 287 artigos na base de dados pré-estabelecida. Do total, 272 foram excluídos pelo título e resumo e 4 pela leitura do texto completo. Isso possibilitou a análise de 11 artigos. Foi observado que a maior parte das pesquisas realizadas nos últimos dez anos e publicadas nas bases de dados científicos confirmou a alta heterogeneidade nas habilidades de leitura de indivíduos com TEA. Os resultados demonstram que a compreensão de leitura está associada às habilidades de linguagem. Alguns estudos evidenciam que a proficiência de leitura está relacionada com maior cognição verbal,com a fonologia e com melhor linguagem expressiva. Os achados identificaram que a leitura de palavras está fortemente associada a habilidades fonológicas e à cognição e as habilidades de linguagem oral estão associadas à compreensão de leitura, corroborando a literatura existente sobre o assunto.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro do Autismopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subject.otherTranstornos do espectro autistapt_BR
dc.titleHabilidades básicas de leitura e dificuldades enfrentadas por crianças com transtorno do espectro do autismo : uma revisão de literaturapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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