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http://hdl.handle.net/1843/79717
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Jardel Sander da Silva | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1922446460472894 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gisele Camilo da Mata | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Denise Brandão de Oliveira e Britto | pt_BR |
dc.creator | Débora Piazarollo Moreno | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-06T17:40:56Z | - |
dc.date.available | 2025-02-06T17:40:56Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/79717 | - |
dc.description.resumo | O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits persistentes na comunicação e interação social em múltiplos contextos e pela presença de comportamentos e/ou interesses repetitivos ou restritos. Embora esses sintomas façam parte do núcleo do transtorno, sua gravidade é variável, podendo, inclusive, variar de acordo com o contexto ou oscilar com o tempo, por esse motivo, usa-se o termo espectro. Com o crescimento da prevalência do autismo, faz-se necessário investigar a natureza da heterogeneidade do TEA no desenvolvimento das crianças, porém a literatura atual dispõe de pouca informação baseada em evidência disponível a respeito da heterogeneidade do TEA relacionada a práticas educacionais para o ensino infantil e ensino médio, a fim de guiar a educação desses alunos. O objetivo do presente estudo é realizar um levantamento bibliográfico da literatura existente sobre a habilidade básica de leitura em crianças com TEA, a fim de avaliar os dados sistemáticos sobre essa habilidade e sobre as principais dificuldades enfrentadas pelas crianças com TEA no processo de leitura. O levantamento bibliográfico utilizou a base de dados PubMed, no período de junho a julho de 2022. Foram consultados artigos em inglês, publicados no período de 2012 a 2022. Na base de dados, utilizaram-se os filtros relacionados à língua (inglês), ao ano (2012 a 2022) e idade (Preschool Child 2-5 years, Child 6-12 years). Na busca por meio de descritores, foram encontrados 287 artigos na base de dados pré-estabelecida. Do total, 272 foram excluídos pelo título e resumo e 4 pela leitura do texto completo. Isso possibilitou a análise de 11 artigos. Foi observado que a maior parte das pesquisas realizadas nos últimos dez anos e publicadas nas bases de dados científicos confirmou a alta heterogeneidade nas habilidades de leitura de indivíduos com TEA. Os resultados demonstram que a compreensão de leitura está associada às habilidades de linguagem. Alguns estudos evidenciam que a proficiência de leitura está relacionada com maior cognição verbal,com a fonologia e com melhor linguagem expressiva. Os achados identificaram que a leitura de palavras está fortemente associada a habilidades fonológicas e à cognição e as habilidades de linguagem oral estão associadas à compreensão de leitura, corroborando a literatura existente sobre o assunto. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro do Autismo | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject.other | Transtornos do espectro autista | pt_BR |
dc.title | Habilidades básicas de leitura e dificuldades enfrentadas por crianças com transtorno do espectro do autismo : uma revisão de literatura | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) |
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