Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/79717
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Habilidades básicas de leitura e dificuldades enfrentadas por crianças com transtorno do espectro do autismo : uma revisão de literatura
Autor(es): Débora Piazarollo Moreno
Primeiro Orientador: Jardel Sander da Silva
Primeiro membro da banca : Gisele Camilo da Mata
Segundo membro da banca: Denise Brandão de Oliveira e Britto
Resumo: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits persistentes na comunicação e interação social em múltiplos contextos e pela presença de comportamentos e/ou interesses repetitivos ou restritos. Embora esses sintomas façam parte do núcleo do transtorno, sua gravidade é variável, podendo, inclusive, variar de acordo com o contexto ou oscilar com o tempo, por esse motivo, usa-se o termo espectro. Com o crescimento da prevalência do autismo, faz-se necessário investigar a natureza da heterogeneidade do TEA no desenvolvimento das crianças, porém a literatura atual dispõe de pouca informação baseada em evidência disponível a respeito da heterogeneidade do TEA relacionada a práticas educacionais para o ensino infantil e ensino médio, a fim de guiar a educação desses alunos. O objetivo do presente estudo é realizar um levantamento bibliográfico da literatura existente sobre a habilidade básica de leitura em crianças com TEA, a fim de avaliar os dados sistemáticos sobre essa habilidade e sobre as principais dificuldades enfrentadas pelas crianças com TEA no processo de leitura. O levantamento bibliográfico utilizou a base de dados PubMed, no período de junho a julho de 2022. Foram consultados artigos em inglês, publicados no período de 2012 a 2022. Na base de dados, utilizaram-se os filtros relacionados à língua (inglês), ao ano (2012 a 2022) e idade (Preschool Child 2-5 years, Child 6-12 years). Na busca por meio de descritores, foram encontrados 287 artigos na base de dados pré-estabelecida. Do total, 272 foram excluídos pelo título e resumo e 4 pela leitura do texto completo. Isso possibilitou a análise de 11 artigos. Foi observado que a maior parte das pesquisas realizadas nos últimos dez anos e publicadas nas bases de dados científicos confirmou a alta heterogeneidade nas habilidades de leitura de indivíduos com TEA. Os resultados demonstram que a compreensão de leitura está associada às habilidades de linguagem. Alguns estudos evidenciam que a proficiência de leitura está relacionada com maior cognição verbal,com a fonologia e com melhor linguagem expressiva. Os achados identificaram que a leitura de palavras está fortemente associada a habilidades fonológicas e à cognição e as habilidades de linguagem oral estão associadas à compreensão de leitura, corroborando a literatura existente sobre o assunto.
Assunto: Transtornos do espectro autista
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/79717
Data do documento: 3-Dez-2022
Aparece nas coleções:Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Débora Piazarollo Moreno_vFINAL_ago_2023.pdf517.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.