Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/79807
Type: Dissertação
Title: Poéticas públicas: exercícios de imaginação entre arte e política
Authors: Bruno Vilela de Oliveira
First Advisor: Patricia Gomes de Azevedo
First Referee: Carlos Henrique Rezende Falci
Second Referee: Breno Luiz Tadheu da Silva
Abstract: Esta dissertação trata das conexões entre as artes visuais e os processos de construção de políticas públicas, por meio de trabalhos de arte que incitam processos de reflexão, debate e mobilização, envolvendo os cidadãos e comunidades em atividades e projetos que funcionam como espaço para a participação e a experimentação poética e política. Assim, as produções artísticas podem ser entendidas como estratégias para artistas e outros cidadãos construírem relações sociais e políticas que possam culminar em transformações sociais concretas em seus contextos. A pesquisa está dividida em três capítulos. O primeiro aborda a invenção da política e seus mecanismos de participação, bem como alguns movimentos, grupos e artistas que desenvolvem obras nas quais a política e a participação são elementos fundamentais da sua constituição. O capítulo dois consiste em um mapeamento com cerca de quarenta obras, de diferentes artistas, cujos trabalhos funcionam como mediadores sociais, dispositivos lúdicos, críticos e sensíveis, capazes de articular pensamentos, ações e sujeitos políticos. Eles propiciam um campo de referências para a interseção entre as artes e as políticas públicas, passíveis de provocar desdobramentos em ambos os campos. No terceiro capítulo é proposto um exercício de criação de “poéticas públicas”, ou seja, trabalhos artísticos que contribuem para construção de políticas culturais no contexto brasileiro.
Abstract: This thesis addresses the connections between visual arts and the processes of public policy construction through artworks that incite reflection, debate, and mobilization, involving citizens and communities in activities and projects that serve as spaces for participation and poetic and political experimentation. Thus, artistic productions can be understood as strategies for artists and other citizens to build social and political relationships that may lead to concrete social transformations in their contexts. The research is divided into three chapters. The first one discusses the invention of politics and its mechanisms of participation, as well as some movements, groups, and artists who develop works where politics and participation are fundamental elements of their constitution. In the second chapter, there is a mapping of about forty works by different artists, whose works act as social mediators, playful, critical, and sensitive devices capable of articulating thoughts, actions, and political subjects. They provide a field of references for the intersection between the arts and public policies, capable of triggering developments in both fields. The third chapter proposes an exercise in creating “public poetics,” that is, artistic works that contribute to the construction of cultural policies in the Brazilian context.
Subject: Artes e sociedade
Políticas públicas
Política cultural
Artes - Aspectos políticos
Artes - Aspectos sociais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/79807
Issue Date: 28-Feb-2024
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação _POETICAS PUBLICAS_Bruno_Vilela_EBA_UFMG.pdfDISSERTA MESTRADO DE BRUNO VILELA - EBA - UFMG - POÉTICAS PÚBLICAS EXERCÍCIOS DE IMAGINAÇÃO ENTRE ARTE E POLÍTICA9.01 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons