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http://hdl.handle.net/1843/79874
Type: | Dissertação |
Title: | PANELA DE BARRO: Proposta de uma nova metodologia de educação empreendedora |
Other Titles: | CLAY POT: Proposal for a New Methodology for Entrepreneurial Education PANELA DE BARRO: Proposal for a New Methodology for Entrepreneurial Education OLLAS DE BARRO: Propuesta de una nueva metodología de educación empreendedora |
Authors: | Tulio Henrique dos Santos |
First Advisor: | Eduardo de Campos Valadares |
First Co-advisor: | Daniel Fernandes Macedo |
First Referee: | Jefferson David Araújo Sales |
Abstract: | A inovação tem sido reconhecida como um processo fundamental para promover o crescimento econômico, o desenvolvimento sustentável e a democratização de oportunidades na sociedade moderna. Nesse contexto, a educação empreendedora surge como uma ferramenta para fomentar a inovação e impulsionar o empreendedorismo, sendo destacada como uma das prioridades nas agendas e discussões políticas, econômicas e acadêmicas em nível global. No entanto, apesar de sua relevância reconhecida, a implementação de uma formação empreendedora enfrenta desafios significativos, o que limita sua eficácia na sociedade. Com o intuito de contribuir para a superação desses desafios, esta dissertação propõe e analisa uma nova metodologia de educação empreendedora, denominada Panela de Barro. Voltada para o ambiente universitário, essa abordagem integra diversas estratégias de ensino e metodologias provenientes de diferentes contextos e países. A metodologia Panela de Barro incorpora elementos como o Duplo Diamante, o Pressure Cooker, as Metodologias Ativas e a Abordagem Ágil, com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências técnicas, pessoais e profissionais, além de fortalecer a conexão entre universidades, organizações e a sociedade, impulsionando o crescimento econômico. A pesquisa adota uma metodologia descritiva e exploratória, utilizando estudo bibliográfico, pesquisa documental e análise de dados de questionários e entrevistas. Os respondentes e entrevistados participaram da disciplina "Criação de startups: abordagem ágil de problemas de empresas"(CS:AAPE), ofertada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), incluindo professores, organizações e alunos. Os questionários e entrevistas aplicados possibilitaram uma maior concretude na avaliação e compreensão dos erros e acertos da metodologia proposta. Os resultados corroboram a importância da formação empreendedora, que vai além do desenvolvimento de habilidades técnicas, englobando competências pessoais e profissionais que ampliam as escolhas do aluno, seja como empreendedor ou como profissional mais qualificado e experiente, conforme demandado pelo mercado atual. Apesar dos resultados positivos alcançados, que destacam a importância da metodologia Panela de Barro para o desenvolvimento de competências e a integração entre teoria e prática, foram identificados desafios, como a dificuldade inicial dos discentes em adaptar-se à metodologia, a necessidade de ajustes na dinâmica de integração entre alunos de graduação e pós-graduação e a variabilidade na qualidade das interações com representantes das organizações. Esses desafios indicam oportunidades de aprimoramento para ampliar a eficácia da abordagem em diferentes contextos educacionais. A metodologia demonstra flexibilidade para ser aplicada tanto em cursos de curta duração quanto em disciplinas universitárias, proporcionando aos envolvidos uma introdução ao mundo dos negócios e às ferramentas necessárias para iniciar empreendimentos. |
Abstract: | Innovation has been recognized as a fundamental process to promote economic growth, sustainable development, and the democratization of opportunities in modern society. In this context, entrepreneurial education emerges as a tool to foster innovation and entrepreneurship, highlighted as a priority in global political, economic, and academic agendas. However, despite its recognized relevance, the implementation of entrepreneurial training faces significant challenges, limiting its effectiveness in society. To help overcome these challenges, this dissertation proposes and analyzes a new entrepreneurial education methodology called Panela de Barro. Aimed at the university environment, this approach integrates various teaching strategies and methodologies from different contexts and countries. The Panela de Barro methodology incorporates elements such as the Double Diamond, the Pressure Cooker, Active Methodologies, and the Agile Approach, aiming to foster the development of technical, personal, and professional skills while strengthening the connection between universities, organizations, and society, thus driving economic growth. The research adopts a descriptive and exploratory methodology, using bibliographic studies, document analysis, and data analysis from questionnaires and interviews. Respondents and interviewees participated in the course "Startup Creation: Agile Approach to Business Problems" (CS:AAPE), offered at the Federal University of Minas Gerais (UFMG), including professors, organizations, and students. The applied questionnaires and interviews provided a concrete evaluation and understanding of the strengths and weaknesses of the proposed methodology. The results corroborate the importance of entrepreneurial education, which goes beyond developing technical skills to encompass personal and professional competencies, broadening students’ options as entrepreneurs or as more skilled and experienced professionals, as demanded by the current market. Despite the positive results achieved, which highlight the relevance of the Panela de Barro methodology for skills development and the integration of theory and practice, challenges were identified, such as students’ initial difficulty adapting to the methodology, the need for adjustments in the integration dynamics between undergraduate and graduate students, and the variability in the quality of interactions with organizational representatives. These challenges point to opportunities for improvement to enhance the methodology’s effectiveness in different educational contexts. The methodology demonstrates flexibility to be applied both in short-term courses and university disciplines, providing participants with an introduction to the business world and the tools needed to start ventures. |
Subject: | Inovação Empreendedorismo Educação Metodologia do Ensino |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/79874 |
Issue Date: | 22-Nov-2024 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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DissertacaoMestradoTulioH.pdf | Dissertação apresentada ao curso de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual. | 3.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
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