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http://hdl.handle.net/1843/79936
Tipo: | Dissertação |
Título: | Entre páginas de um diário: o processo de constituição da minha identidade profissional no estágio de docência |
Autor(es): | Anna Cláudia Souza e Silva |
primer Tutor: | Cláudia Starling Bosco |
primer Co-tutor: | Juliana Batista Faria |
primer miembro del tribunal : | José Ângelo Gariglio |
Segundo miembro del tribunal: | Vanessa Regina Eleuterio Miranda |
Tercer miembro del tribunal: | Fernando Miranda Arraz |
Resumen: | Esta dissertação de mestrado teve como objetivo compreender como a identidade profissional da pesquisadora tem se constituído a partir da experiência no Estágio de Docência realizado na disciplina de Didática de Licenciatura, cursada na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. O conceito de identidade profissional se referencia em Dubar (2005, 2006), Marcelo (2009), Fontoura (2019) e Pimenta (1996). Por meio de uma abordagem qualitativa, as vivências, as reflexões e os desafios enfrentados pela pesquisadora durante o estágio de docência foram interpretados de modo a identificar três dimensões identitárias que constituem sua identidade profissional: Minha trajetória; Servidora Pública de uma Universidade Federal; e Experiências no Estágio. Inspirada pela paixão da pesquisadora pela corrida, o estudo utiliza a metáfora da corrida de rua como forma de compreender e organizar os obstáculos enfrentados ao longo da sua jornada acadêmica. A pesquisa se insere no campo da Pesquisa (auto)biográfica e utilizou como fonte de pesquisa o Diário de Aula produzido pela pesquisadora e os Casos de Ensino produzidos pelos estudantes da disciplina em que ela cursou o Estágio de Docência. A análise das fontes foi feita com a leitura em três tempos (Souza, 2014), constituída por: Tempo I: Pré-análise/ leitura cruzada; Tempo II: Leitura temática/unidades de análise descritivas; Tempo III: Leitura interpretativa-compreensiva do corpus. Como recurso educacional, foi produzido um livreto virtual visando compartilhar com outros educadores e/ou educadoras em formação o impacto das experiências da pesquisadora na constituição da sua identidade profissional. Os resultados revelaram a importância do estágio como um espaço para constituição identitária, destacando a influência do ambiente acadêmico, das práticas pedagógicas e das relações interpessoais na formação do profissional que atua em um ambiente educativo. Assim como uma maratona, a constituição da identidade profissional é uma jornada contínua de autodescoberta e crescimento que se estende ao longo da vida. É um processo dinâmico, que se reinventa, constituído por várias versões de si mesmos durante a vida e até o fim dela. |
Abstract: | This master's dissertation aimed to understand how the researcher’s professional identity has been shaped through her experience in the Teaching Internship conducted in the Didactics of Licensure course at the Faculty of Education, Federal University of Minas Gerais (UFMG). The concept of professional identity is grounded in the works of Dubar (2005, 2006), Marcelo (2009), Fontoura (2019), and Pimenta (1996). Using a qualitative approach, the researcher interpreted her experiences, reflections, and challenges during the practicum to identify three identity dimensions that contribute to her professional identity: My Journey, Public Servant at a Federal University, and Experiences in the Practicum. Inspired by the researcher’s passion for running, the study employs the metaphor of a street race to conceptualize and organize the obstacles encountered throughout her academic journey. This research is positioned within the field of (auto)biographical research and draws on the researcher’s Teaching Journal and the Teaching Cases created by students in the course where she completed her internship. The analysis was conducted through a three-step reading process (Souza, 2014): Step I: Preanalysis/cross-reading; Step II: Thematic reading – descriptive analysis units; Step III: Interpretative-comprehensive reading of the corpus. As an educational resource, a virtual booklet was created to share with other educators in training the impact of the researcher’s experiences on the formation of her professional identity. The findings highlighted the importance of the teaching internship as a space for identity formation, emphasizing the influence of the academic environment, pedagogical practices, and interpersonal relationships in shaping professionals who work in educational settings. Like a marathon, the formation of professional identity is a continuous journey of self-discovery and growth that extends throughout life. It is a dynamic process, constantly reinventing itself, comprised of multiple versions of oneself over the course of life and until its end. |
Asunto: | Universidade Federal de Minas Gerais - Administração de pessoal Universidades e faculdades públicas - Organização e administração Servidores públicos - Desenvolvimento profissional Professores - Formação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/79936 |
Fecha del documento: | 24-jun-2024 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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