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Type: Dissertação
Title: Educação financeira na perspectiva do letramento financeiro na formação inicial docente: possibilidades discutidas por estudantes do curso de licenciatura em matemática da UFMG
Other Titles: Financial education from the perspective of financial literacy in initial teacher training: possibilities discussed by students of the mathematics teaching degree program at UFMG
Authors: Ariadne Beatriz Medina Lopes Martins
First Advisor: Diogo Alves de Faria Reis
First Referee: Keli Cristina Conti
Second Referee: Juliana Batista Faria
Abstract: A Educação Financeira, agora estabelecida como componente obrigatório pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) desde 2020, representa uma inovação no contexto educacional brasileiro. Antes dessa inclusão pela BNCC, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) já reconheciam a importância de abordar questões relacionadas ao consumo, direitos, produtividade e distribuição de bens por meio do tema transversal “Trabalho e Consumo” e “Consumo, Alienação e Cidadania”. A BNCC trouxe uma abordagem mais estruturada e abrangente para a Educação Financeira nas escolas brasileiras em comparação com os PCN anteriores, que não tratavam especificamente desse tema. Além disso, a Educação Financeira na BNCC está estreitamente relacionada às habilidades e competências de Matemática, o que suscita preocupações sobre a formação dos futuros professores dessa área. Nesse sentido, é importante observar que a formação inicial de professores ainda não aborda adequadamente as questões relacionadas ao desenvolvimento desse tema no ambiente escolar. Assim, esta pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como objetivo principal investigar as possibilidades de desenvolvimento do Letramento Financeiro na formação inicial de professores de Matemática da UFMG e propor um modelo de formação que contemple essa temática, fomentando reflexões sobre conceitos e estratégias pertinentes para a efetiva incorporação deste assunto na prática pedagógica dos professores, a partir da participação dos estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da UFMG. Entrevistas com estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foram conduzidas para identificar as necessidades formativas dos futuros professores e elaborar uma proposta de formação alinhada com as expectativas e demandas educacionais. O estudo direciona seu foco para a abordagem da Educação Financeira sob a perspectiva do Letramento Financeiro, contrastando com a perspectiva conteudista, enfatizando não apenas o conhecimento de um instrumental matemático que permite analisar e compreender elementos inerentes ao universo financeiro, mas também o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para tomar decisões financeiras de forma crítica e sustentável. Concomitante a essa dissertação, foi disponibilizado, como recurso educacional, um e-book contendo orientações de como implementar a disciplina no contexto da UFMG. Esperamos, assim, oferecer uma contribuição significativa para a formação de professores de Matemática, ampliando sua capacidade de promover o Letramento Financeiro entre os estudantes do Ensino Básico e, assim, aprimorar a qualidade da Educação Financeira nas escolas brasileiras. Os resultados apontam a Formação em Extensão Universitária como um dos caminhos para concretizar o desenvolvimento do Letramento Financeiro de futuros professores de Matemática no âmbito da formação inicial.
Abstract: Financial Education, now established as a mandatory component by the National Common Curricular Base (BNCC) since 2020, represents an innovation in the Brazilian educational context. Before this inclusion by BNCC, the National Curricular Parameters (PCN) already recognized the importance of addressing issues related to consumption, rights, productivity and distribution of goods through the transversal themes “Work and Consumption” and “Consumption, Alienation and Citizenship”. The BNCC brought a more structured and comprehensive approach to Financial Education in Brazilian schools compared to previous PCNs, which did not specifically address this topic. Furthermore, Financial Education at BNCC is closely related to Mathematics skills and competencies, which raises concerns about the training of future teachers in this area. In this sense, it is important to note that initial teacher training does not yet adequately address issues related to the development of this topic in the school environment. Thus, this research, with a qualitative approach, has as its main objective to investigate the possibilities of developing Financial Literacy in the initial training of Mathematics teachers at UFMG and to propose a training model that addresses this theme, encouraging reflections on concepts and strategies relevant to the effective incorporation of this subject into teachers’ pedagogical practice. Interviews with students from the Mathematics course at the Federal University of Minas Gerais (UFMG) were conducted to identify the training needs of future teachers and develop a training proposal aligned with educational expectations and demands. The study directs its focus to the approach of Financial Education from the perspective of Financial Literacy, contrasting with the content perspective, emphasizing not only the knowledge of a mathematical instrument that allows analyzing and understanding elements inherent to the financial universe, but also the development of skills and skills necessary to make critical and sustainable financial decisions. Concomitantly with this dissertation, an e-book containing guidance on how to implement the discipline in the context of UFMG was made available as an educational resource. We hope, therefore, to offer a significant contribution to the training of Mathematics teachers, expanding their ability to promote Financial Literacy among Basic Education students and, thus, improving the quality of Financial Education in Brazilian schools. The results point to University Extension Training as one of the ways to achieve the development of Financial Literacy for future Mathematics teachers within the scope of initial training.
Subject: Educação financeira
Matemática financeira - Estudo e ensino
Professores - Formação
Professores de matemática - Formação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/79940
Issue Date: 20-Jun-2024
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