Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/79941
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Clarisse Maria Castro de Alvarengapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3413084947174681pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Maria Gorete Netopt_BR
dc.contributor.referee1Teresinha Fumi Kawasakipt_BR
dc.contributor.referee2Rosângela Pereira de Tugnypt_BR
dc.creatorInglis Sales dos Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2239081573572242pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-12T12:46:10Z-
dc.date.available2025-02-12T12:46:10Z-
dc.date.issued2023-12-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/79941-
dc.description.abstractABSTRACT This master's thesis entitled: SCHOOL IS COMMUNITY, COMMUNITY IS SCHOOL: history and contemporary education in the village Pataxó Meio da Mata aims to show, reflect on the educational practices of the village Meio da Mata, and all the confrontations that have occurred over the years on this trajectory. An analysis of the political-historical contexts of an implementation of law policies in indigenous school education. The new practices within the indigenous school, new curricula, where the mother tongue and indigenous knowledge are taught are indicative that the indigenous school has been undergoing changes that can, in fact, meet the perspectives of a specific and differentiated education. School is community, community is school, and in this sense, indigenous education and differentiated indigenous school education go hand in hand, equally, without one superimposing the other. The perspective of indigenous pedagogy is the confrontation with Western pedagogy to consummate the epistemology of Pataxó authorship; we are master producers of knowledge. This research was carried out in partnership with the community, respecting diversity and obeying all traditional knowledge. Thus, the school allows us to understand the world of white people, allowing us to choose which side we want to be on. Until we managed to change the expression school for Indians, we suffered a lot of genocide, ethnocide, since Western knowledge was to decimate all our knowledge, with our struggles and resistance we have a differential and intercultural school education.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado intitulada: ESCOLA É COMUNIDADE, COMUNIDADE É ESCOLA: história e contemporaneidade da educação na Aldeia Pataxó Meio da Mata, tem como objetivo mostrar, refletir sobre as práticas educacionais da aldeia Meio da Mata e todos os enfrentamentos ocorridos ao longo dos anos nesta trajetória. Uma análise dos contextos históricos-políticos de uma implementação de políticas de direito na educação escolar indígena. As novas práticas no interior da escola indígena, novos currículos, onde se ensinam a língua materna e saberes indígenas são indicativos de que a escola indígena vem passando por mudanças que podem, de fato, atender as perspectivas de uma educação específica e diferenciada. Escola é comunidade, comunidade é escola, nesse sentido a educação indígena e educação escolar indígena diferenciada caminham juntas, de modo igual, sem uma sobrepor a outra. A perspectiva da pedagogia indígena é o enfretamento à pedagogia ocidental para consumação da epistemologia de autoria Pataxó, somos produtores mestres em conhecimentos. Esta pesquisa foi realizada, em parceria com a comunidade, respeitando as diversidades e obedecendo todos os conhecimentos tradicionais. Assim a escola nos permite compreender o mundo dos brancos, permitindo escolher que lado queremos ficar. Até conseguir mudar a expressão escola para índios, sofremos muito genocídio, etnocídio, uma vez que os conhecimentos ocidentais eram dizimar todo nosso conhecimento, com nossas lutas e resistências temos uma educação escolar diferencial e intercultural.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.subjectEducação específica e diferenciadapt_BR
dc.subjectPataxópt_BR
dc.subjectConhecimentos tradicionaispt_BR
dc.subjectAldeia Meio da Matapt_BR
dc.subject.otherIndios Pataxó - Educaçãopt_BR
dc.subject.otherAldeia Meio da Mata (Porto Seguro, BA) - Educaçãopt_BR
dc.subject.otherIndígenas - Educaçãopt_BR
dc.titleEscola é comunidade, comunidade é escola: história e contemporaneidade da educação na Aldeia Pataxó Meio da Matapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
DISSERTAÇÃO - INGLIS SALES PRONTA 21.pdf8.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons