Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/79945
Type: | Tese |
Title: | Implementação da Resource Description and Access (RDA): proposição de um modelo fundamentado na Gestão do Conhecimento |
Other Titles: | Implementation of Resource Description and Access (RDA): proposing a model based on Knowledge Management |
Authors: | Cleide Vieira de Faria |
First Advisor: | Cíntia de Azevedo Lourenço |
First Co-advisor: | Frederico Cesar Mafra Pereira |
First Referee: | Zaira Regina Zafalon |
Second Referee: | José Fernando Modesto da Silva |
Third Referee: | Célia da Consolação Dias |
metadata.dc.contributor.referee4: | Elisângela Cristina Aganette |
metadata.dc.contributor.referee5: | Fabrício Silva Assumpção Ricardo Rodrigues Barbosa |
Abstract: | A pesquisa aborda a implementação da Resource Description and Access (RDA), propondo um modelo fundamentado na Gestão do Conhecimento (GC). Observou-se que a implementação da RDA representa um desafio para a comunidade bibliotecária, uma vez que requer a transição de conhecimentos e demanda uma abordagem centrada na gestão. O problema da pesquisa reside em encontrar soluções de gestão que possam contribuir e apoiar o processo de implementação da RDA, partindo do pressuposto de que investir no desenvolvimento da geração de conhecimento organizacional, por meio das práticas de GC, pode ser uma alternativa viável. O estudo questiona se as práticas de GC podem facilitar a implementação da RDA nas bibliotecas. O objetivo geral foi desenvolver um modelo para a implementação da RDA nas bibliotecas, fundamentado em práticas de GC. Em relação à metodologia, o estudo se classifica como uma pesquisa aplicada e exploratória, utilizando como procedimento a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e concepção filosófica pragmática. Como resultado, apresenta seis processos para a implementação da RDA: recursos humanos e financeiros, RDA Toolkit, treinamento em RDA, procedimentos de catalogação, preparação do sistema de gestão de bibliotecas e suporte de ferramentas tecnológicas. Também identificou oito estudos que apresentam modelos de GC e 58 práticas de GC consideradas relevantes para aplicação em bibliotecas. Desse total, 18 são ferramentas baseadas em tecnologias, 18 são práticas de GC relacionadas à aprendizagem dos indivíduos e 14 são práticas associadas aos processos organizacionais. Constatou-se que, nas bibliotecas, as práticas de GC são utilizadas para promover a criação de conhecimento, com destaque para as ferramentas tecnológicas, especialmente as da Web 2.0. No entanto essas devem ser vistas como suportes e não como práticas. Verificou-se também que as bibliotecas podem exercer um papel de liderança no processo organizacional de GC, mas devem estar atentas às necessidades dos usuários, incentivar a participação da equipe e promover um ambiente de troca de conhecimento. A integração dos processos permitiu apresentar as possibilidades de uso das práticas de GC nos modos de conversão do conhecimento: socialização, externalização, combinação e internalização (SECI), de Nonaka e Takeuchi, aplicáveis a todos os seis processos para a Implementação da RDA. O modelo é apresentado no estudo como uma representação visual dos processos para a implementação da RDA, com base nas práticas de GC nos modos SECI. A pesquisa concluiu que as práticas de GC podem facilitar a implementação da RDA nas bibliotecas, uma vez que elas promovem atividades que favorecem a troca de conhecimento. Quando aplicadas aos processos de implementação da RDA, essas práticas facilitam e auxiliam na condução e no desenvolvimento dos trabalhos, como a elaboração de políticas, manuais para o processo de catalogação, tradução da RDA Toolkit e adaptação do Sistema de Gestão de Bibliotecas. |
Abstract: | The research addresses the implementation of Resource Description and Access (RDA), proposing a model based on Knowledge Management (KM). It was observed that the implementation of RDA represents a challenge for the library community, as it requires a transition of knowledge and demands a management-centered approach. The research problem lies in finding management solutions that can contribute to and support the RDA implementation process, assuming that investing in the development of organizational knowledge generation through KM practices may be a viable alternative. The study questions whether KM practices can facilitate the implementation of RDA in libraries. The overall objective was to develop a model for RDA implementation in libraries, based on KM practices. Regarding the methodology, the study is classified as applied and exploratory research, using bibliographic research as the procedure, with a qualitative approach and a pragmatic philosophical conception. As a result, the study presents six processes for implementing RDA: human and financial resources, RDA Toolkit, RDA training, cataloging procedures, library management system preparation, and support from technological tools. It also identified eight studies that present KM models and 58 KM practices considered relevant for application in libraries. Of this total, 18 are technology-based tools, 18 are KM practices related to individual learning, and 14 are practices associated with organizational processes. It was found that, in libraries, KM practices are used to promote knowledge creation, with a focus on technological tools, especially Web 2.0. However, these should be seen as supports, not practices. It was also found that libraries can play a leadership role in the organizational KM process but must be attentive to users' needs, encourage staff participation, and promote an environment of knowledge exchange. The integration of processes allowed for the presentation of possibilities for using KM practices in the modes of knowledge conversion: socialization, externalization, combination, and internalization (SECI), from Nonaka and Takeuchi, applicable to all six processes for RDA implementation. The model is presented in the study as a visual representation of the processes for RDA implementation, based on KM practices in the SECI modes. The research concludes that KM practices can facilitate the implementation of RDA in libraries, as they promote activities that encourage knowledge exchange. When applied to RDA implementation processes, these practices ease and support the work's conduction and development, such as the creation of policies, cataloging process manuals, translation of the RDA Toolkit, and adaptation of the Library Management System. |
Subject: | Ciência da informação Recursos: Descrição e Acesso Gestão do conhecimento – Modelos |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/79945 |
Issue Date: | 12-Jul-2024 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese_CleideFaria_02jane2025.pdf | Implementação da Resource Description and Access(RDA): proposição de um modelo fundamentado na Gestão do Conhecimento | 6.71 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License