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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Luiza Aguiar dos Anjospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7236003364163208pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Admir Soares de Almeida Júniorpt_BR
dc.contributor.advisor-co2http://lattes.cnpq.br/9515279129277383pt_BR
dc.creatorPedro Gabriel Viana do Amaralpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2073252700770596pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-12T14:16:53Z-
dc.date.available2025-02-12T14:16:53Z-
dc.date.issued2024-06-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/79952-
dc.description.resumoO presente trabalho buscou compreender como as crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental (6 à 11 anos) de uma escola privada de Belo Horizonte se relacionam com os saberes da Educação Física. A princípio, eu evidencio, a partir do referencial teórico, uma carência de pesquisas que escutassem os discentes na Educação Física escolar, fazendo-se necessário esta investigação tendo em vista as especificidades desta etapa de ensino. Para isso, realizo uma discussão teórica acerca dos conceitos de criança, infância, Educação Física escolar e relações com os saberes, situando o objeto de estudo. Metodologicamente, opto por uma pesquisa qualitativa narrativa e (auto)biográfica, que se atenta às figuras do aprender presentes nos registros das crianças (desenhos, narrativas orais e fotográficas) e do docente (narrativas orais, (auto)biográficas e poesias). Evidencio que cada temática exigia das crianças tempos e modos diversos de se relacionar com as práticas corporais, mas havia um eixo central que permeava todas as turmas: a importância dos afetos, do cuidado e do fortalecimento dos vínculos entre os pares e os adultos, ou seja, era preciso mobilizar os dispositivos relacionais. Isso fica reforçado ao mapear os temas transversais que circularam em cada turma, como: competitividade, cooperação, machismo, desejo, dificuldade em crescer e aceitar novas propostas. Percebi que, para a constituição de uma relação identitária com estes saberes, as crianças precisavam se ver pertencentes aos coletivos, sentindo-se seguras e confiantes para se mobilizar e aprender. O recurso educativo produzido é fruto da minha aposta, enquanto professor-pesquisador, no protagonismo e na legitimidade das leituras de mundo que os estudantes produziram durante essa trajetória, em que, a partir de seus conhecimentos, construiu-se uma história acerca das experiências destes sujeitos com a Educação Física, dividida em capítulos, baseados em constelações. Por fim, destaco que este processo de ler, escrever, construir, narrar e organizar estas relações, possibilitaram que eu construísse sentidos e significados singulares e situacionais para minha prática, tensionando meus saberes prévios e (re)pensando o meu planejamento, qualificando-me enquanto docente, em constante movimento e formação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogia da infânciapt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherEducação física para criançaspt_BR
dc.subject.otherEducação física - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherProfessores de educação física - Formaçãopt_BR
dc.titleEstrelas em movimento, constelações de saberes: as crianças em relações com a educação físicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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