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http://hdl.handle.net/1843/79952
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Luiza Aguiar dos Anjos | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7236003364163208 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Admir Soares de Almeida Júnior | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co2 | http://lattes.cnpq.br/9515279129277383 | pt_BR |
dc.creator | Pedro Gabriel Viana do Amaral | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/2073252700770596 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-12T14:16:53Z | - |
dc.date.available | 2025-02-12T14:16:53Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-25 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/79952 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho buscou compreender como as crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental (6 à 11 anos) de uma escola privada de Belo Horizonte se relacionam com os saberes da Educação Física. A princípio, eu evidencio, a partir do referencial teórico, uma carência de pesquisas que escutassem os discentes na Educação Física escolar, fazendo-se necessário esta investigação tendo em vista as especificidades desta etapa de ensino. Para isso, realizo uma discussão teórica acerca dos conceitos de criança, infância, Educação Física escolar e relações com os saberes, situando o objeto de estudo. Metodologicamente, opto por uma pesquisa qualitativa narrativa e (auto)biográfica, que se atenta às figuras do aprender presentes nos registros das crianças (desenhos, narrativas orais e fotográficas) e do docente (narrativas orais, (auto)biográficas e poesias). Evidencio que cada temática exigia das crianças tempos e modos diversos de se relacionar com as práticas corporais, mas havia um eixo central que permeava todas as turmas: a importância dos afetos, do cuidado e do fortalecimento dos vínculos entre os pares e os adultos, ou seja, era preciso mobilizar os dispositivos relacionais. Isso fica reforçado ao mapear os temas transversais que circularam em cada turma, como: competitividade, cooperação, machismo, desejo, dificuldade em crescer e aceitar novas propostas. Percebi que, para a constituição de uma relação identitária com estes saberes, as crianças precisavam se ver pertencentes aos coletivos, sentindo-se seguras e confiantes para se mobilizar e aprender. O recurso educativo produzido é fruto da minha aposta, enquanto professor-pesquisador, no protagonismo e na legitimidade das leituras de mundo que os estudantes produziram durante essa trajetória, em que, a partir de seus conhecimentos, construiu-se uma história acerca das experiências destes sujeitos com a Educação Física, dividida em capítulos, baseados em constelações. Por fim, destaco que este processo de ler, escrever, construir, narrar e organizar estas relações, possibilitaram que eu construísse sentidos e significados singulares e situacionais para minha prática, tensionando meus saberes prévios e (re)pensando o meu planejamento, qualificando-me enquanto docente, em constante movimento e formação. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia da infância | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Narrativas | pt_BR |
dc.subject | Anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Educação física para crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Educação física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de educação física - Formação | pt_BR |
dc.title | Estrelas em movimento, constelações de saberes: as crianças em relações com a educação física | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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