Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/79954
Type: Tese
Title: Fitoterapia no Brasil contemporâneo e no cuidado farmacêutico: situações-limite e educação como inédito-viável.
Other Titles: Phytotherapy in contemporary Brazil and in pharmaceutical care: limit-situations and education as untested feasibility.
Authors: Ana Cimbleris-Alkmim
First Advisor: Djenane Ramalho de Oliveira
First Co-advisor: Simone de Araújo Medina Mendonça
First Referee: Leôncio José Gomes Soares
Second Referee: Yone de Almeida Nascimento
Third Referee: Manuel Jesús Machuca González
metadata.dc.contributor.referee4: Gustavo Antonio Raimondi
Abstract: A fitoterapia é uma prática de amplo e crescente uso pelas mais diversas populações ao redor do mundo. Sua inclusão nos sistemas oficiais de saúde vem sendo recomenda pela Organização Mundial de Saúde desde a década de 1970. Porém, considerando o potencial nacional, a expressividade dessa prática no sistema de saúde brasileiro ainda é tímida. Os profissionais de saúde não se sentem aptos para atuar nesse segmento. O Cuidado Farmacêutico é uma prática profissional que visa atender à necessidade social pelo uso otimizado de medicamentos, propondo um arcabouço teórico-metodológico promissor para avanços nesse campo. Esta pesquisa objetivou compreender criticamente desafios e potencialidades da fitoterapia no contexto amplo do Brasil contemporâneo e no contexto específico da prática profissional e da educação para o Cuidado Farmacêutico, promovendo conscientização e instrumentalização de estudantes de farmácia e farmacêuticos. Tratou-se de pesquisa qualitativa, cunhada na epistemologia subjetivista e no paradigma crítico. Adotou-se uma combinação da Investigação de Temas Geradores proposta na “Pedagogia do Oprimido” por Paulo Freire com a Autoetnografia. A pesquisa foi realizada no Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica da Universidade Federal de Minas Gerais. A coleta de dados ocorreu entre dezembro de 2020 e julho de 2024 por meio de imersão na comunidade pesquisada, entrevistas colaborativas e escrita autoetnográfica. Promovendo recursividade entre reflexão e concretização, foram realizadas 62 ações educativas ao longo do seu desenvolvimento. Foram elaboradas 12 vinhetas autoetnográficas, realizou-se 13 entrevistas com farmacêuticos e estudantes de farmácia, 84 atividades reflexivas foram escritas por estudantes. Dados obtidos pelos diferentes métodos foram analisados dialogicamente, adotando-se análise temática e também análise autoetnográfica. Os resultados denunciaram duas situações-limite. A primeira diz respeito à situação da fitoterapia no Brasil contemporâneo, reflexo colonizatório que pode ser superado por meio da valorização da Medicina Tradicional Brasileira e da inclusão de saberes produzidos em diferentes lógicas no ensino, na pesquisa e nos serviços de saúde. A segunda situação-limite apontada referiu-se à situação da fitoterapia no Cuidado Farmacêutico. Problematização crítica desenvolvida sobre o Cuidado Farmacêutico apontou que se deve buscar equalizar a filosofia da prática profissional e sua operacionalização no contexto biomédico e neoliberal, a fim de promover conscientização e ação para redução da opressão muitas vezes inerente ao sistema formal de saúde. Foi destacada a premência da utilização do arcabouço teórico-metodológico do Cuidado Farmacêutico para atender à necessidade social por um uso indicado, efetivo, seguro e conveniente de fitoterápicos, viabilizando a prevenção, identificação e resolução de problemas relacionados ao seu uso, responsabilidade de todo farmacêutico que realize o Gerenciamento da Terapia Medicamentosa, prática centrada no paciente. Assim, promove-se maior resolutividade nos cuidados, autonomia e valorização do profissional. A fitoterapia precisa ser incluída apropriadamente no ensino de graduação e pós-graduação, na prática profissional e nas pesquisas sobre o Cuidado Farmacêutico. A denúncia destas situações-limite anunciou o inédito-viável, que começou a ser materializado por meio da educação da comunidade envolvida ao longo da pesquisa. Esperança-se que seus desdobramentos levem à construção de outros e necessários inéditos-viáveis, engendrando um projeto de ciência e saúde amplo, ecológico e socialmente mais justo.
Abstract: Phytotherapy is a practice that is widely and increasingly used by the most diverse populations around the world. Its inclusion in official health systems has been recommended by the World Health Organization since the 1970s. However, considering the national potential, the expressiveness of this practice in the Brazilian healthcare system is still timid. Healthcare professionals do not feel qualified to deal with it. Pharmaceutical Care is a professional practice that aims to meet the social need for the optimized use of medicines, presenting a promising theoretical-methodological framework for advances in this field. This research aimed to critically understand the challenges and potential of phytotherapy in the broad context of contemporary Brazil and in the specific context of Pharmaceutical Care practice and education, promoting awareness and instrumentalization of pharmacy students and pharmacists. It was a qualitative research, coined in a subjectivist epistemology and in a critical paradigm. A combination of the Investigation of Generating Themes proposed in the “Pedagogy of the Oppressed” by Paulo Freire and Autoethnography was adopted. The research was conducted at the Center for Studies in Pharmaceutical Care at the Federal University of Minas Gerais. Data collection took place between December 2020 and July 2024 through immersion in the research community, collaborative interviews, and autoethnographic writing. Promoting recursion between reflection and implementation, 62 educational actions were carried out throughout its development. 12 autoethnographic vignettes were prepared, 13 interviews were conducted with pharmacists and pharmacy students, and 84 reflective activities were written by students. Data obtained through different methods were analyzed dialogically, adopting thematic analysis and also autoethnographic analysis. The results revealed two limit-situations. The first concerns the state of phytotherapy in contemporary Brazil, a reflection of colonization that can be overcome by valuing Traditional Brazilian Medicine and including knowledge produced in different logics in teaching, research, and healthcare services. The second highlighted limit-situation referred to the state of phytotherapy in Pharmaceutical Care. A critical full-blown problematization about Pharmaceutical Care indicated that one should seek to equalize the philosophy of professional practice and its operationalization in the biomedical and neoliberal context, in order to promote awareness and action to reduce the oppression often inherent in the formal healthcare system. It is urgent that the theoretical-methodological framework of Pharmaceutical Care is applied to meet the social need for an indicated, effective, safe and convenient use of phytotherapy, enabling the prevention, recognition and resolution of problems related to their use, which is the responsibility of every pharmacist who performs Medication Therapy Management, a practice centered on the patient. Thus, greater resolution in care, autonomy and appreciation of the professional are promoted. Phytotherapy needs to be appropriately included in undergraduate and graduate education, in professional practice and in research on Pharmaceutical Care. The denunciation of these limit-situations announced the untested feasibility, which began to be materialized through the education of the community involved throughout the research process. It is hoped that its developments will lead to the construction of other and necessary untested feasibilities, engendering a broad, ecological and socially fairer science and health project.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FARMACIA - FACULDADE DE FARMACIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Medicamentos e Assistencia Farmaceutica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/79954
Issue Date: 9-Dec-2024
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