Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/79960
Type: | Dissertação |
Title: | Além dos muros da escola - trajetos e saberes: um guia do bairro por meio do álbum de figurinhas |
Other Titles: | Beyond the school walls - paths and knowledge: a neighborhood Guide through the sticker album |
Authors: | Raquel Alves Rodrigues |
First Advisor: | Julio Cesar Virginio da Costa |
First Referee: | Lucia Helena Alvarez Leite |
Second Referee: | Bernardo Jefferson de Oliveira |
Abstract: | Este trabalho representa a culminância de um recurso educacional realizado no bairro Lagoinha na cidade de Belo Horizonte e o desenvolvimento de uma pesquisa acadêmica no âmbito do Programa de Mestrado em Educação e Docência - Promestre. Visou explorar a educação integral, o território e a concepção de cidades educadoras, com o objetivo de capacitar profissionais que trabalham com educação como agentes multiplicadores, possibilitando a construção de guias dos bairros por meio de álbuns de figurinhas, em colaboração e protagonismo dos estudantes. A formação proposta ocorreu no Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) e abrangeu uma variedade de tópicos, desde os princípios da educação integral até a aplicação prática da metodologia nas escolas. O objetivo geral foi introduzir a metodologia que capacitou os participantes a se tornarem multiplicadores, capazes de disseminar esse conhecimento em várias escolas e bairros de Belo Horizonte, promovendo assim a educação integral e fortalecendo a perspectiva das cidades educadoras. Os objetivos específicos incluíram estimular crianças, jovens e professores a explorar o bairro e a região onde a escola está localizada, facilitar a interação entre conhecimentos populares e acadêmicos, valorizar a memória local, reconhecer e celebrar os saberes e culturas locais, além de criar um álbum de figurinhas que se transforma em um “Guia do Morador Mirim”, visto através da perspectiva dos estudantes. O recurso pedagógico do álbum de figurinhas não se limitou a ser apenas uma ferramenta de aprendizado; ele também funcionou como um meio de sensibilizar os estudantes sobre a importância do patrimônio cultural. Segundo o IPHAN, a educação patrimonial desempenha um papel crucial na preservação dos valores culturais da sociedade, integrando o patrimônio cultural ao cotidiano das comunidades por meio de ações voltadas para a sensibilização dos cidadãos. A dissertação assumiu o desafio de promover a educação no território, incentivando o vínculo, o pertencimento e a memória dos moradores do bairro. Essa abordagem está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com o conceito de cidades educadoras, promovendo à comunidade escolar e não escolar um processo de produção e valorização da cultura que inclui as diversas vozes que compõem o território. Portanto, o trabalho não explorou apenas a relação entre educação, território e patrimônio cultural, mas também buscou capacitar educadores a serem agentes ativos na promoção da educação integral em Belo Horizonte, contribuindo para o fortalecimento da cultura local e o desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo em que promoveu uma maior compreensão da riqueza do patrimônio cultural da cidade. |
Abstract: | This work represents the culmination of an educational resource carried out in the Lagoinha neighbourhood in the city of Belo Horizonte and the development of an academic research within the scope of the Master's program in Education Promestre. It aimed to explore comprehensive education, territory, and the concept of educating cities, with the goal of empowering professionals working in education as multipliers, enabling the construction of neighbourhood guides through sticker albums, in collaboration and protagonism of the students. The proposed training took place at the Abílio Barreto Historical Museum and covered a variety of topics, from the principles of comprehensive education to the practical application of the methodology in schools. The overall objective was to introduce the methodology that empowered participants to become multipliers, capable of disseminating this knowledge in various schools and neighbourhoods of Belo Horizonte, thus promoting comprehensive education and strengthening the perspective of educating cities. Specific objectives included stimulating children, youth, and teachers to explore the neighbourhood and the region where the school is located, facilitating interaction between popular and academic knowledge, valuing local memory, recognizing and celebrating local knowledge and cultures, as well as creating a sticker album that transforms into a "Resident's Junior Guide", seen through the students' perspective. The pedagogical resource of sticker albums was not merely a learning tool; it also served as a means to sensitize students about the importance of cultural heritage. According to IPHAN, heritage education plays a crucial role in preserving the cultural values of society, integrating cultural heritage into the daily lives of communities through actions aimed at sensitizing citizens. The dissertation took on the challenge of promoting education in the territory, encouraging the bond, belonging, and memory of the neighbourhood residents. This approach is aligned with the Sustainable Development Goals (SDGs) and the concept of educating cities, promoting a process of culture production and valorisation that includes the various voices that compose the territory, both within and outside the school community. Therefore, the work not only explored the relationship between education, territory, and cultural heritage but also aimed to empower educators to be active agents in promoting comprehensive education in Belo Horizonte, contributing to the strengthening of local culture and sustainable development, while also fostering a greater understanding of the richness of the city's cultural heritage. |
Subject: | Patrimônio cultural - Belo Horizonte (MG) Museus e escolas Patrimônio histórico - Belo Horizonte (MG) |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/79960 |
Issue Date: | 20-Jun-2024 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Alem dos muros da Escola_Trajetos e Saberes (1).pdf | Dissertação_Alem dos muros da Escola_Trajetos e Saberes | 12.89 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License