Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/79963
Type: | Dissertação |
Title: | Realidades de sujeitos da EJA em diálogo com os gêneros musicais: música caipira e sertaneja e sua atuação na construção da cultura popular contemporânea |
Authors: | Ariel Boaz Costa e Silva |
First Advisor: | Heli Sabino de Oliveira |
First Referee: | Walesson Gomes da Silva |
Second Referee: | Agnez de Lélis Saraiva |
Abstract: | O presente trabalho traz uma abordagem teórica acerca das práticas escolares que envolvem músicas e gêneros musicais, pensando as diversas nuances da relação dos sujeitos escolares com a alteridade, com a cultura e com as diferentes historicidades. Considera como práticas escolares todas as ações, atividades e acontecimentos internos do ambiente escolar, sejam as práticas pedagogicamente intencionadas, a execução das funções administrativas, o conjunto de regras formais e informais (e seu processo de produção) daquele ambiente e até as ações corriqueiras de estudantes e docentes. A cultura popular é analisada enquanto conceito historiográfico e fator formativo das identidades subjetivas e coletivas, de modo que os gêneros musicais servem como instrumento para compreensão das particularidades dos sujeitos de diferentes gerações. Para alcançar tal compreensão, a ideia de cultura popular é problematizada, expondo os tensionamentos, disputas e projetos dentro do campo cultural. É central neste trabalho a análise das dinâmicas de produção e circulação dos gêneros musicais, lançando luz no caráter diverso e dialógico da cultura popular. Entende-se "gêneros musicais" como categorias que agrupam obras musicais por características semelhantes em quesitos técnicos como padrões rítmicos e harmônicos, bem como pelas respectivas tradições artísticas históricas. Os gêneros musicais inserem-se na escola de maneira orgânica, para além do uso pedagógico da música, revelando traços de identidade, provocando tensões e motivando práticas escolares que podem correr em diferentes sentidos, tanto de maneira inclusiva, quanto por formas sectárias. Os gêneros musicais também carregam consigo discursos ideológicos e ideais da existência humana que, não raramente, diferem-se das experiências vividas pelos sujeitos da EJA de diversos contextos. As diferentes manifestações históricas dos gêneros musicais sertanejo e caipira tem especial inserção entre as camadas populares que ocupam as turmas de EJA, já que sua longa trajetória histórica está marcada pela dinâmica dialética de expressar as identidades de sujeitos oriundos do campo e, ao mesmo tempo, produzir novos traços identitários para novos sujeitos. As experiências de sujeitos da EJA oriundos do campo questionam, neste trabalho, os discursos produzidos pelas manifestações contemporâneas da música sertaneja e da música caipira. Por fim, este trabalho propõe um abordagem crítica e reflexiva das práticas e conflitos escolares que envolvem a música e os gêneros musicais para que se pense as possibilidades pedagógicas para esse conjunto de objetos cognoscíveis e tensões, transformando as situações limites em inéditos viáveis. |
Abstract: | This research takes a theoretical approach to school practices involving music and musical genres, considering the various nuances of the relationship between school subjects and alterity, culture and different historicities. It considers all actions, activities and events within the school environment as school practices, whether they are pedagogically intended practices, the execution of administrative functions, the set of formal and informal rules (and their production process) of that environment and even the everyday actions of students and teachers. Popular culture is analyzed as a historiographical concept and a formative factor in subjective and collective identities, so that musical genres serve as an instrument for understanding the particularities of subjects from different generations. To achieve this understanding, the idea of popular culture is problematized, exposing the tensions, disputes and projects within the cultural field. Central to this work is an analysis of the dynamics of production and circulation of musical genres, shedding light on the diverse and dialogical nature of popular culture. "Musical genres" are understood as categories that group together musical works based on similar technical characteristics such as rhythmic and harmonic patterns, as well as their respective historical artistic traditions. Musical genres enter the school in an organic way, beyond the pedagogical use of music, revealing traces of identity, provoking tensions and motivating school practices that can run in different directions, either in an inclusive or sectarian way. Musical genres also carry with them ideological discourses and ideals of human existence which, not infrequently, differ from the experiences of Youth and Adult Education students from different contexts. The different historical manifestations of the sertanejo and caipira musical genres have a special place among the working classes that occupy the Youth and Adult Education classes, since their long historical trajectory is marked by the dialectical dynamic of expressing the identities of subjects from the countryside and, at the same time, producing new identity traits for new subjects. In this paper, the experiences of Youth and Adult Education subjects from the countryside question the discourses produced by contemporary manifestations of sertaneja and caipira music. Finally, this work proposes a critical and reflective approach to school practices and conflicts involving music and musical genres in order to think about pedagogical possibilities for this set of cognizable objects and tensions, transforming limit situations into viable novelties. |
Subject: | Educação de adultos Música na educação Música - Aspectos educacionais Música sertaneja Cultura popular |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/79963 |
Issue Date: | 15-Dec-2023 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
_ARIEL BOAZ COSTA E SILVA_VERSÃO FINAL_PROMESTRE.pdf | 12.58 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.