Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/80019
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O uso da vírgula na gramática, nas escolas, nos livros didáticos e na metodologia da aprendizagem ativa
Autor(es): Cláudia Maria Morato de Paula
primer Tutor: Eloisa Nascimento Silva Pilati
primer miembro del tribunal : Márcia Cristina de Brito Romeu
Segundo miembro del tribunal: Maurício Sartori Resende
Resumen: Este trabalho tem como objetivos principais: primeiramente apresentar pesquisas e análises relacionadas às regras de uso da vírgula em algumas gramáticas tradicionais, tais como Nova Gramática do Português Contemporâneo de 1985 de Celso Cunha e Lindley Cintra, Gramática Normativa da Língua Portuguesa de 1997 de Rocha Lima, Moderna Gramática Portuguesa de 2007 de Evanildo Bechara e a Novíssima Gramática da Língua Portuguesa de 1989 de Domingos Paschoal Cegalla. Nesse primeiro momento, são examinadas as complexidades em relação às regras de uso da vírgula para o aluno em processo de construção do conhecimento. Em um segundo e terceiro momentos, a proposta é investigar como se dá o ensino da vírgula nas escolas. Nesse sentido, foram analisados alguns livros didáticos do Ensino Médio e do Ensino Fundamental II, tais como Se Liga nas linguagens Português de 2020, Novas Palavras de 2013 e Tecendo Linguagens de 2018. Na quinta parte deste trabalho, há uma criteriosa averiguação do livro Linguística, Gramática e Aprendizagem Ativa de Eloisa Pilati de 2017 e a proposta de um ensino baseada na metodologia proposta por Pilati, refletindo sobre a inovação no ensino para uma aprendizagem mais simples e eficaz. Também são apresentados quadros demonstrativos das estruturas sintáticas nas ordens direta e indireta para a construção do conhecimento no que se refere ao uso da vírgula, além da proposta de utilização de materiais concretos. Para fazer um comparativo entre o estudo do uso da vírgula nas gramáticas, nos livros didáticos e na Metodologia da Aprendizagem Linguística Ativa, há um quadro bastante explicativo. Para finalizar, há também uma interessantíssima avaliação e reflexão sobre o livro Neurociência e Educação como o cérebro aprende dos autores Ramon M. Cosenza e Leonor B. Guerra de 2011. Nessa parte, o objetivo é compreender como se dá a aprendizagem no campo cerebral. Assim, a proposta final é renovar o ensino da vírgula nas escolas utilizando mecanismos de aprendizagem inovadores. Por fim, as considerações finais. Palavras-chave: uso da vírgula; gramáticas; livros didáticos; aprendizagem ativa.
Abstract: This work has the following main objectives: firstly, to present research and analyses related to the rules of comma use in some traditional grammars, such as Nova Gramática do Português Contemporâneo from 1985 by Celso Cunha and Lindley Cintra, Gramática Normativa da Língua Portuguesa from 1997 by Rocha Lima, Moderna Gramática Portuguesa from 2007 by Evanildo Bechara and Novíssima Gramática da Língua Portuguesa from 1989 by Domingos Paschoal Cegalla. In this first moment, the complexities in relation to the rules of comma use for the student in the process of knowledge construction are examined. In a second and third moment, the proposal is to investigate how commas are taught in schools. In this sense, some high school and elementary school textbooks were analyzed, such as Se Liga nas Línguas Português from 2020, Novas Palavras from 2013 and Tecendo Linguagens from 2018. In the fifth part of this work, there is a careful investigation of the book Linguística, Gramática e Aprendizagem Ativa by Eloisa Pilati from 2017 and the proposal of teaching based on the methodology proposed by Pilati, reflecting on innovation in teaching for simpler and more effective learning. Demonstrative tables of syntactic structures in direct and indirect orders for the construction of knowledge regarding the use of commas are also presented, in addition to the proposal for the use of concrete materials. To make a comparison among the study of the use of commas in grammars, textbooks and the Methodology of Active Linguistic Learning, there is a very explanatory table. Finally, there is also a very interesting evaluation and reflection on the book Neuroscience and Education as the Brain Learns by authors Ramon M. Cosenza and Leonor B. Guerra from 2011. In this part, the objective is to understand how learning occurs in the brain. Thus, the final proposal is to renew the teaching of commas in schools using innovative learning mechanisms. Finally, the final considerations. Keywords: use of commas; grammars; textbooks; active learning.
Asunto: Língua portuguesa – Gramática
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/80019
Fecha del documento: 7-may-2024
Aparece en las colecciones:Especialização em Gramática e Ensino

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