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http://hdl.handle.net/1843/80079
Type: | Dissertação |
Title: | Estimativa da confiabilidade do tempo de viagem em vias arteriais urbanas de Belo Horizonte |
Other Titles: | Estimation of travel time reliability on urban arterial roads in Belo Horizonte |
Authors: | Thiago Gonçalves da Costa |
First Advisor: | José Elievam Bessa Junior |
First Co-advisor: | Cassiano Augusto Isler |
First Referee: | Leise Kelli de Oliveira |
Second Referee: | Francisco Moraes de Oliveira Neto |
Abstract: | A confiabilidade do tempo de viagem tornou-se um indicador chave de desempenho em redes de transporte e corredores viários em vários países. Historicamente, medidas como a média foram usadas para analisar desempenho viário, mas há um interesse crescente em medidas de dispersão, como a variância. Isso é importante para empresas de logística e transporte pois afeta os tempos de chegada dos usuários da rede. Pesquisas sobre métricas de confiabilidade do tempo de viagem têm crescido desde os anos 1990, com publicações recentes demonstrando o contínuo interesse. Esta pesquisa se concentra em Belo Horizonte buscando responder à pergunta sobre qual é o padrão de confiabilidade do tempo de viagem em suas vias urbanas da cidade. Assim, foi almejado o objetivo geral de estimar a confiabilidade do tempo de viagem em vias arteriais urbanas de Belo Horizonte. Para alcançar tal objetivo, o método da pesquisa compreendeu duas etapas, a primeira foi a obtenção de dados para o desenvolvimento do trabalho; e a segunda etapa foi a análise das distribuições de tempo de viagem. Para a primeira etapa foram selecionados trechos viários de Belo Horizonte para o desenvolvimento do estudo e foram utilizados dados da API (Application Programming Interface ou Interface de programação de Aplicativos) Google Distance Matrix da plataforma de serviço de navegação/GPS Google Maps e de sensores de velocidade da cidade de Belo Horizonte. A segunda etapa foi constituída de desenvolver um método para agrupar períodos do dia com comportamentos similares de tempo de viagem; caracterizar as distribuições de tempo de viagem e encontrar modelos probabilísticos adequados aos dados de campo – verificando-se a aderência à quatro tipos de distribuições teóricas (Lognormal, Burr, Gamma e Weibull); e avaliar a confiabilidade do tempo de viagem em relação aos períodos de análise e aos dias da semana. Para esta última atividade foram selecionadas métricas adequadas ao contexto local por meio de revisão da literatura. Foi possível identificar através das métricas definidas, os períodos do dia, e os dias da semana de baixa confiabilidade do tempo de viagem. Assim, essa pesquisa não apenas buscou apenas contribuir para o entendimento local da confiabilidade do tempo de viagem, mas também introduzir e difundir conceitos importantes em um contexto nacional, considerando que internacionalmente esse tema é objeto de estudo há décadas. |
Abstract: | Travel time reliability has become a key performance indicator in transportation networks and road corridors in several countries. Historically, measures such as average travel time have been used for road performance analysis, but there is now growing interest in measures of dispersion such as variance. This is important for logistics and transportation companies as it affects the arrival times of users in the network. Research into travel time reliability measurements has grown since the 1990s, with recent publications demonstrating continued interest. Therefore, this research focuses on Belo Horizonte seeking to answer the question on what the travel time reliability patterns in the urban roads of the city are. So, the general objective was to estimate the reliability of travel time on urban arterial roads in Belo Horizonte. To achieve this objective, the research method comprised two stages, the first was obtaining data for the development of the work; and the second stage was the analysis of travel time distributions. For the first stage, road sections in Belo Horizonte were selected for the development of the study and data from the API (Application Programming Interface) Google Distance Matrix from the Google Maps navigation/GPS service platform and speed sensors were used from the city of Belo Horizonte. In the second stage, the development of a method to group periods of the day with behaviours like travel time was presented; the travel time distributions and probabilistic models suitable for field data are defined – verifying adherence to four types of theoretical distributions (Lognormal, Burr, Gamma, and Weibull); the reliability of travel time in relation to the analysis periods and days of the week are evaluated. For this last activity, detailed specifications for the local context were selected through a literature review. The results showed the periods of the day, and days of the week with low travel time reliability. Thus, this research not only sought to contribute to the local understanding of travel time reliability, but also introduced and disseminated important concepts in a national context, considering that the topic has been studied for decades in the international context. |
Subject: | Transportes Confiabilidade (Engenharia) Viagens - Transportes |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/80079 |
Issue Date: | 8-Mar-2024 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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