Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/80139
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Avaliação do conhecimento dos médicos acerca do diagnóstico precoce e manejo do transtorno do espectro autista : revisão de literatura.
Título(s) alternativo(s): Assessment of doctors' knowledge about early diagnosis and management of autism spectrum disorder : literature review.
Autor(es): Anna Carolina Dias Munaier Lages
Primeiro Orientador: Liubiana Arantes
Primeiro membro da banca : Esther Rache Rodrigues
Segundo membro da banca: Michele Zaira
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma classe de transtornos do neurodesenvolvimento, caracterizada por comprometimento social e de comunicação, além de comportamentos restritivos e repetitivos. De acordo com estudos recentes, a estimativa de prevalência do TEA é 54/10.000 e o número de pessoas diagnosticadas mundialmente com transtorno é crescente. A avaliação no TEA começa geralmente com a triagem da população pediátrica geral para identificar crianças em risco ou que demonstrem sinais sugestivos de TEA, após o que uma avaliação diagnóstica é recomendada. Por isso, o pediatra e o médico generalista têm um papel relevante no diagnóstico e tratamento da doença e é importante que saiba reconhecer os sinais e sintomas dos TEA e tenha uma estratégia para avaliá-los de forma sistemática. Entretanto, estudos recentes evidenciaram que a maioria dos médicos não tem habilidades especializadas ou treinamento em relação aos TEAs na infância. Como consequência, as crianças com TEA não estão recebendo intervenção em seus primeiros anos crítico. Nesse escopo, o presente estudo realizou uma revisão de literatura de artigos que avaliaram a percepção e o conhecimento dos médicos acerca do diagnóstico precoce e manejo do TEA. Foi realizada uma revisão narrativa sistemática em três bases de dados eletrônicas: Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scielo e Pubmed. A busca inicial rendeu 1034 citações. Foram incluídos estudos que avaliaram o conhecimento de estudantes de medicina, de médicos residentes e de médicos generalistas que já tinham concluído a residência médica. Não foram impostas quaisquer restrições geográficas e os idiomas selecionados foram português e inglês. Foram identificados 12 estudos que atenderam aos critérios de inclusão. Os estudos incluídos na revisão foram realizados entre abril de 2011 a outubro de 2022. Os resultados foram sintetizamos tematicamente de acordo com o perfil dos participantes. Os resultados da revisão identificaram importantes lacunas na percepção e no conhecimento dos estudantes de medicina, dos médicos residentes e dos médicos generalistas acerca do diagnóstico precoce e manejo do TEA. Os resultados foram semelhantes nos três grupos, assim como nos vários países em que os estudos foram desenvolvidos, sugerindo a baixa percepção e o baixo conhecimento dos médicos acerca do TEA é atualmente um problema mundial. Os resultados relatados por esses estudos sugerem que programas de treinamento especializado relacionados ao autismo, atividades práticas que incluam a avaliação e manejo de pacientes com TEA e a experiência pessoal com autismo podem melhorar satisfatoriamente o conhecimento dos médicos sobre este tema. É importante, portanto, que os educadores médicos desenvolvam e avaliem programas de treinamento especializado em autismo com um foco maior na melhoria do comportamento médico relacionado a todos os aspectos da prestação de cuidados a pessoas autistas.
Abstract: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a class of neurodevelopmental disorders, characterized by social and communication impairment, in addition to restrictive and repetitive behaviors. According to recent studies, the estimated prevalence of ASD is 54/10,000 and the number of people diagnosed with the disorder is growing worldwide. Assessment in ASD usually begins with screening the general pediatric population to identify children at risk or who demonstrate signs suggestive of ASD, after which a diagnostic evaluation is recommended. Therefore, pediatricians and general practitioners play an important role in the diagnosis and treatment of the disease, and it is important that they know how to recognize the signs and symptoms of ASD and have a strategy to systematically assess them. However, recent studies have shown that most physicians do not have specialized skills or training regarding childhood ASDs. As a consequence, children with ASD are not receiving intervention in their critical early years. In this scope, the present study carried out a literature review of articles that evaluated the perception and knowledge of physicians regarding the early diagnosis and management of ASD. A systematic narrative review was carried out in three electronic databases: Latin American and Caribbean Health Sciences Literature (LILACS), Scielo and Pubmed. The initial search yielded 1034 citations. Studies that assessed the knowledge of medical students, resident physicians and general practitioners who had completed their medical residency were included. No geographic restrictions were imposed and the selected languages were Portuguese and English. We identified 12 studies that met the inclusion criteria. The studies included in the review were carried out between April 2011 and October 2022. The results were summarized thematically according to the profile of the participants. The results of the review identified important gaps in the perception and knowledge of medical students, resident physicians and general practitioners regarding the early diagnosis and management of ASD. The results were similar in the three groups, as well as in the various countries in which the studies were developed, suggesting the low perception and low knowledge of physicians about ASD is currently a worldwide problem. The results reported by these studies suggest that specialized training programs related to autism, practical activities that include the assessment and management of patients with ASD, and personal experience with autism can satisfactorily improve physicians' knowledge on this topic. It is important, therefore, that medical educators develop and evaluate specialized autism training programs with a greater focus on improving medical behavior related to all aspects of providing care for autistic people.
Assunto: Transtornos do espectro autista
Transtornos do espectro autista em crianças
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/80139
Data do documento: 3-Dez-2022
Aparece nas coleções:Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)



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