Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/80277
Type: Monografia (especialização)
Title: Inclusão social no contexto escolar de crianças com transtorno do espectro do autista
Authors: Francine Souza Alves da Fonseca
First Advisor: Delma Aurélia da Silva Simão
First Referee: Rosângela Gomes da Mota de Souza
Second Referee: Ana Carolina Almeida Bergamaschi
Abstract: Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é definido como um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de interação social, comunicação e comportamentos repetitivos e restritos. O presente trabalho tem como objetivo descrever experiências de inclusão social de crianças com TEA, por meio de uma revisão integrativa. A revisão integrativa foi realizada em torno da pergunta norteadora: Como são as experiências de inclusão social no contexto escolar de crianças com TEA no Brasil? A proposta metodológica do estudo está organizada em etapas, dentre elas estão a definição das bases de dados e dos descritores, utilização de critérios de inclusão e exclusão de artigos na literatura, coleta de informações e análise dos dados. Para o levantamento dos artigos na literatura, foram realizadas busca nas seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Biblioteca Virtual em Saúde Ministério da Saúde (Medline), Science Direct e Scielo. Os termos utilizados para o acesso às informações e como assistentes para refinar a pesquisa foram: Autismo infantil, Contexto Social e Inclusão Escolar definido pelos descritores em saúde. O cruzamento entre os termos (autismo infantil and contexto social; autismo infantil and inclusão escolar) foi realizado na busca nos bancos de dados citados. A amostra final desta revisão foi constituída por 15 artigos científicos, selecionados pelos critérios de inclusão e exclusão previamente estabelecidos. Os trabalhos foram agrupados em 3 áreas temáticas, cada um contemplando 5 trabalhos, sendo elas: a capacitação de professores; o profissional de saúde na escola e escolarização de crianças autistas. Por fim, a conscientização e sensibilização através do processo de capacitação pode reduzir o estigma associado ao TEA e promover uma cultura inclusiva no ambiente escolar. Para isso todos os profissionais que atuam na escola devem ser envolvidos juntamente com os cuidadores, ou seja, os familiares das crianças TEA. Apesar dos avanços, ainda há desafios a superar. A inclusão é um processo contínuo que requer esforços colaborativos de educadores, profissionais da saúde, famílias e responsáveis pela elaboração de políticas públicas para criar ambientes educacionais verdadeiramente inclusivos.
Abstract: According to the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-5), Autism Spectrum Disorder (ASD) is defined as a neurodevelopmental disorder characterized by difficulties in social interaction, communication, and repetitive and restricted behaviors. This paper aims to describe experiences of social inclusion of children with ASD through an integrative review. The integrative review was conducted around the guiding question: What are the experiences of social inclusion in the school context for children with ASD in Brazil? The study's methodological proposal is organized into stages, including the definition of databases and descriptors, the use of inclusion and exclusion criteria for articles in the literature, information collection, and data analysis. To survey the literature, the following databases were searched: Latin American and Caribbean Health Sciences Literature (LILACS), Ministry of Health Virtual Health Library (Medline), Science Direct, and Scielo. The terms used to access the information and refine the search were: Childhood Autism, Social Context, and School Inclusion, as defined by the health descriptors. Cross-referencing between the terms (childhood autism and social context; childhood autism and school inclusion) was carried out in the search in the aforementioned databases. The final sample of this review consisted of 15 scientific articles selected using the inclusion and exclusion criteria previously established. The papers were grouped into three thematic areas, each covering five papers, namely: teacher training; health professionals at school; and schooling for autistic children. Finally, raising awareness through the training process can reduce the stigma associated with ASD and promote an inclusive culture in the school environment. For this to happen, all professionals who work at the school must be involved, along with the caregivers, i.e., the family members of the ASD children. Despite the progress made, there are still challenges to overcome. Inclusion is an ongoing process that requires the collaborative efforts of educators, health professionals, families, and those responsible for drawing up public policies to create truly inclusive educational environments.
Subject: Transtornos do espectro autista
Inclusão social
Escolas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/80277
Issue Date: 16-Mar-2024
Appears in Collections:Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_POS TEA Francine Souza Alves da Fonseca.pdf602.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.