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http://hdl.handle.net/1843/80278
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Como os professores veem o brincar de crianças autistas na educação infantil |
Authors: | TANIA DE JESUS SILVA |
First Advisor: | Ana Amélia Cardoso Rodrigues |
First Referee: | Delma Aurélia da silva Simão |
Second Referee: | Luisa Aragão Nogueira Freitas |
Abstract: | O brincar é uma atividade que é natural da criança. Crianças com autismo podem apresentar alterações no comportamento e maneiras diferentes de brincar no contexto escolar. Este estudo teve por objetivo compreender como os professores percebem o desenvolvimento do brincar de crianças autistas na educação infantil. Os profissionais que concordaram em participar do estudo, assinaram o termo de consentimento livre e esclarecimento, consentindo sua participação na pesquisa que foi realizada através do google forms - criador de formulário online. Logo, os professores responderam o instrumento Play Skill Assessment™, também foi através do google forms, foi adaptado para observar crianças brasileiras enquanto brincam no contexto escolar e, desta forma, os processos de adaptação curricular poderão ser desenvolvidos de acordo com critérios específicos para cada criança autista. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, transversal, com professores que trabalham com crianças em idade pré-escolar e escolar (entre 2 e 5 anos), foram 29 (70,7%) do sexo masculino e 12 (29,3%) do sexo feminino, que estudam na rede pública e privada. Participaram do estudo 41 professores, com experiência média de 10 (±8,23) anos na Educação Infantil. O instrumento tem a finalidade de investigar cinco domínios que guiam a observação e agregam 38 itens para observar os benefícios do brincar, inicialmente são simples e que vão progredindo para itens mais complexos das habilidades. A maioria das professoras pontuaram “quase nunca” ou “raramente” sobre o desempenho das crianças com TEA, que tiveram os piores desempenhos em imaginação e no brincar compartilhado. Apenas em curiosidade, pontuaram 4 itens bons, em “frequentemente” e “quase sempre”. Conclui-se que a pesquisa possibilita que professores da rede de ensino conheçam nova ferramenta avaliativa, adaptada para observar crianças no contexto escolar brasileiro enquanto brincam e, desta forma, os processos de adaptação poderão ser desenvolvidos de acordo com critérios específicos de cada estudante. Palavras-chave: desenvolvimento infantil; brincar; autismo; educação infantil; percepção dos professores. |
Abstract: | Playing is an activity that is natural for children. Children with autism may present changes in behavior and different ways of playing in the school context. This study aimed to understand how teachers perceive the play development of autistic children in early childhood education. The professionals who agreed to participate in the study signed the free consent and clarification form, consenting to their participation in the research that was carried out using Google Forms - online form creator. Therefore, teachers responded to the Play Skill Assessment™ instrument, also through Google Forms, it was adapted to observe Brazilian children while playing in the school context and, in this way, curricular adaptation processes could be developed according to specific criteria for each autistic child. This is a quantitative, descriptive, cross-sectional study, with teachers who work with children of preschool and school age (between 2 and 5 years old), 29 (70.7%) were male and 12 (29.3%) %) female, who study in public and private schools. 41 teachers participated in the study, with an average experience of 10 (±8.23) years in Early Childhood Education. The instrument aims to investigate five domains that guide observation and bring together 38 items to observe the benefits of playing. They are initially simple and progress to more complex skill items. Most teachers scored “almost never” or “rarely” on the performance of children with ASD, who had the worst performances in imagination and shared play. Just out of curiosity, they scored 4 good items, in “often” and “almost always”. It is concluded that the research allows teachers in the education network to learn about a new assessment tool, adapted to observe children in the Brazilian school context while they play and, in this way, adaptation processes can be developed according to specific criteria for each student. Keywords: child development; playing; autism; early childhood education; teachers’ perception. |
Subject: | Autismo Criança - Desenvolvimento Brincadeiras |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/80278 |
Issue Date: | 16-Mar-2024 |
Appears in Collections: | Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) |
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