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dc.creatorCarlos Fernando Ferreira Lobopt_BR
dc.creatorGuilherme Francisco do Nascimento Pintopt_BR
dc.date.accessioned2025-02-25T23:12:27Z-
dc.date.available2025-02-25T23:12:27Z-
dc.date.issued2023-08-31-
dc.citation.volume14pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage151pt_BR
dc.citation.epage169pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18472/SustDeb.v14n2.2023.48691pt_BR
dc.identifier.issn2179-9067pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/80444-
dc.description.abstractA maneira como as pessoas se deslocam nas grandes cidades brasileiras é reflexo do complexo processo de produção e apropriação do espaço urbano, que no sistema de transportes se caracteriza pela crescente taxa de motorização individual e na precariedade da prestação de serviços de transportes públicos. O objetivo geral deste paper é avaliar o nível de ciclabilidade viária do município de Belo Horizonte/Minas Gerais/Brasil, tendo como base a proposição e análise de indicadores para avaliar o grau de adequação das vias urbanas ao uso da bicicleta como modo de transporte. De um modo geral, os resultados obtidos indicam que significativa parcela das vias de Belo Horizonte apresenta bons níveis de ciclabilidade. Esse desempenho costuma contrariar o senso comum que tende a considerar o município, dada sua topografia e clima, como inapropriado ao uso da bicicleta como modo de transporte. Na verdade, Belo Horizonte possui elevado potencial ciclável ainda muito subutilizado, especialmente se existir um investimento na ampliação da infraestrutura viária exclusiva/preferencial.pt_BR
dc.description.resumoHow people move around in large Brazilian cities reflects a process of production and appropriation of urban space. The transport system is characterised by the increasing rate of individual motorisation and the precariousness of public transport services. The general objective of this paper is to evaluate the level of road cycling in the city of Belo Horizonte/Minas Gerais/Brazil, based on the proposition and analysis of indicators to assess the degree of adequacy of urban roads for bicycle use as a transport mode. The results indicate that many of the roads in Belo Horizonte have good cycling levels. Given its topography and climate, these findings go against commonly held views that consider the municipality inappropriate for cycling as a mode of transport. In reality, Belo Horizonte has a very underused high cycling potential, especially if there were investments to expand the exclusive/preferred road infrastructure.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofSustainability in Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCyclabilitypt_BR
dc.subjectUrban mobilitypt_BR
dc.subjectActive Transportpt_BR
dc.subjectNon-Motorized Transportpt_BR
dc.subject.otherMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.otherBicicletaspt_BR
dc.subject.otherTransporte cicloviariopt_BR
dc.titleUrban road cyclability: indicators for the municipality of Belo Horizonte - MG, Brazilpt_BR
dc.title.alternativeCiclabilidade viária urbana: indicadores para o município de Belo Horizonte - MG, Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicos.unb.br/index.php/sust/article/view/48961/38435pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5368-8879pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6483-861Xpt_BR
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