Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/80512
Tipo: Dissertação
Título: Ecologia da Dengue e o ensino de Biologia: uma proposta didática para o ensino fundamental
Autor(es): Eliton Ramalho da silva
Primeiro Orientador: Maria Aparecida Gomes
Primeiro membro da banca : Monica Larucci Vieira
Segundo membro da banca: Mayana Rodriguês dos Santos Ribeiro
Resumo: A educação em saúde é essencial para a promoção de comportamentos saudáveis e para a prevenção de doenças. Integrar temas de saúde no currículo, por meio de metodologias ativas e recursos didáticos inovadores, amplia o conhecimento dos estudantes e incentiva mudanças atitudinais com impacto duradouro na comunidade. Este estudo investigou o impacto de uma sequência didática inovadora sobre a ecologia da Dengue e outras arboviroses no conhecimento e práticas preventivas de 120 alunos com idade entre 11 e 12 anos, do 6º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Dr. José Gonçalves. Utilizando metodologias ativas e recursos lúdicos, a abordagem incluiu ferramentas virtuais interativas, questionários, pesquisas de campo, criação de materiais didáticos e jogos educativos. O projeto desenvolveu-se em etapas, integrando atividades investigativas e práticas, e empregou ferramentas digitais para introduzir o tema e avaliar o aprendizado. Os alunos participaram na criação de jogos didáticos e utilizaram um ambiente virtual para aprofundar seus conhecimentos sobre a Dengue. Eles realizaram atividades de conscientização, como a produção de cartazes e a promoção de ações de combate aos focos do mosquito na escola. Os resultados mostraram um aumento significativo na compreensão dos alunos sobre o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti, os sintomas das arboviroses e mudanças atitudinais nas medidas de prevenção e combate aos focos de proliferação. A pesquisa destaca o potencial da educação em saúde participativa e contextualizada, aliada ao uso de recursos digitais e atividades lúdicas, para promover mudanças comportamentais e construção de ambientes mais saudáveis, contribuindo para a prevenção e controle dessas doenças no ambiente escolar e na comunidade.
Abstract: Health education is essential for promoting healthy behaviors and preventing diseases. Integrating health topics into the curriculum, through active methodologies and innovative teaching resources, enhances students' knowledge and encourages attitudinal changes with a lasting impact on the community. This study investigated the impact of an innovative didactic sequence on the ecology of Dengue and other arboviruses on the knowledge and preventive practices of 120 students aged between 11 and 12 years, from the 6th grade of Elementary School at Escola Estadual Dr. José Gonçalves. Using active methodologies and playful resources, the approach included interactive virtual tools, questionnaires, field research, creation of educational materials, and educational games. The project was developed in stages, integrating investigative and practical activities, and employed digital tools to introduce the topic and assess learning. Students participated in the creation of educational games and used a virtual environment to deepen their knowledge about Dengue. They carried out awareness activities, such as producing posters and promoting actions to combat mosquito breeding grounds at school. The results showed a significant increase in students' understanding of the life cycle of the Aedes aegypti mosquito, the symptoms of arboviruses, and attitudinal changes in preventive measures and combat against breeding grounds. The research highlights the potential of participatory and contextualized health education, combined with the use of digital resources and playful activities, to promote behavioral changes and build healthier environments, to contribute to the prevention and control of these diseases in the school environment and the community.
Assunto: Ensino - Biologia
Infecções por Arbovirus
Dengue
Ecologia
Plano de aula
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/80512
Data do documento: 27-Nov-2024
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

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