Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/80588
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O papel da inteligência emocional no desempenho de profissionais de vendas
Autor(es): Paulo Gregório de Souza Júnior
Primeiro Orientador: Mariana de Lima Caeiro
Primeiro membro da banca : Jussara Jéssica Pereira
Segundo membro da banca: Júlio Fernando Silva
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção de profissionais de vendas acerca do impacto da inteligência emocional em seus resultados. Para tanto, o referencial teórico aborda o papel da Inteligência Emocional, IE, para o desempenho de vendedores. Buscou-se saber se existe uma relação entre IE e o desempenho de profissionais de vendas na percepção dos vendedores sobre como as habilidades emocionais impactam os resultados entregues. A metodologia contou com a revisão bibliográfica e a realização e uma pesquisa de campo, com a participação de uma amostra não probabilística de 30 vendedores, escolhidos por conveniência e acessibilidade, que responderam a um questionário estruturado. Os dados foram analisados de modo a evidenciar os efeitos tangíveis da aplicação prática da IE, visando identificar padrões e correlações que pudessem contribuir para uma compreensão mais profunda de como as emoções podem influenciar a eficácia e o sucesso dos profissionais de vendas. Foi verificada uma correlação clara entre IE e o desempenho dos vendedores. A autoconsciência e a habilidade de reconhecer emoções são pontos fortes evidentes nas respostas da maioria dos participantes, indicando uma base sólida para o desenvolvimento da IE. No entanto, a habilidade de gerenciar efetivamente essas emoções e aplicá-las de forma construtiva no ambiente de trabalho é um aspecto que requer atenção. Concluiu-se que é essencial que os gestores estejam atentos às necessidades emocionais de suas equipes e ofereçam suporte contínuo para o desenvolvimento pessoal e profissional. A IE não é apenas uma vantagem competitiva, mas também uma ferramenta poderosa para promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
Abstract: The present study aimed to analyze the perceptions of sales professionals regarding the impact of emotional intelligence (EI) on their performance. The theoretical framework addresses the role of EI in enhancing the performance of salespeople. The study sought to determine whether there is a relationship between EI and the performance of sales professionals, focusing on their perceptions of how emotional skills influence the results they achieve. The methodology included a literature review and field research, involving a non-probabilistic sample of thirty salespeople selected based on convenience and accessibility. Participants completed a structured questionnaire, and the collected data were analyzed to identify tangible effects of the practical application of EI. The analysis aimed to uncover patterns and correlations that contribute to a deeper understanding of how emotions influence the effectiveness and success of sales professionals. The findings revealed a clear correlation between EI and sales performance. Self-awareness and the ability to recognize emotions emerged as notable strengths in most participants' responses, indicating a strong foundation for developing EI. However, the ability to manage emotions effectively and apply them constructively in the workplace was identified as an area requiring improvement. The study concluded that managers must pay close attention to the emotional needs of their teams and provide continuous support for personal and professional development. EI is not only a competitive advantage but also a powerful tool for fostering a healthy and productive work environment.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
Curso: Curso de Especialização em Gestão Estratégica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/80588
Data do documento: 5-Ago-2024
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