Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/80611
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Letramento literário em uma perspectiva queer do livro "Lundu", de Tatiana Nascimento
Autor(es): Gabriel Soares Farias
primer Tutor: Aline Magalhães Pinto
primer miembro del tribunal : Breno Anderson Souza de Miranda
Segundo miembro del tribunal: Pedro Henrique Trindade Kalil Auad
Resumen: O objetivo deste trabalho é uma apresentação de uma proposta didática sob uma perspectiva queer do livro de poemas “lundu” (2017), da poeta brasiliense tatiana nascimento. Fundamentando-se nos trabalhos de Guacira Lopes Louro (2001) e Richard Miskolci (2013), apresenta-se brevemente a Teoria Queer, a qual busca questionar as construções binárias de sexualidade e de gênero, bem como hierarquias identitárias que sustentam opressões de diversas matizes. Ademais, parte-se das contribuições críticas de Maria Carolina Rodrigues da Silva (2023), bem como da própria produção ensaística-teórica de tatiana sobre o Cuírlombismo literário, o qual interseciona a teoria queer à teoria do Aquilombamento de Beatriz Nascimento e Abdias do Nascimento. Sendo assim, a sequência didática conta com um recorte de poemas da obra sinalizada, a fim de que, na prática da sala de aula, categorias sociais, políticas e textuais, ao que concerne o texto poético, sejam estranhadas, criticadas e recriadas em uma produção final no PADLET em que se observe o projeto literário de tatiana, de modo que se articule o letramento literário nos termos de Rildo Cosson (2006) à Pedagogia dos Multiletramentos (VERGNA, 2020).
Abstract: The objective of this work is to present a didactic proposal from a queer perspective of the poetry book “lundu” (2017) by the Brasília poet Tatiana Nascimento. Based on the works of Guacira Lopes Louro (2001) and Richard Miskolci (2013), the text briefly introduces Queer Theory, which seeks to question the binary constructions of sexuality and gender, as well as identity hierarchies that sustain various forms of oppression. Furthermore, it draws from the critical contributions of Maria Carolina Rodrigues da Silva (2023), as well as Tatiana's own essayistic and theoretical production on Literary Cuírlombismo, which intersects Queer Theory with Beatriz Nascimento and Abdias do Nascimento's theory of Aquilombamento. Thus, the didactic sequence includes a selection of poems from the indicated work so that in classroom practice social, political, and textual categories concerning poetic text can be made strange, critiqued, and recreated, culminating in a final production on PADLET that reflects Tatiana's literary project, articulating literary agency in the terms of Rildo Cosson (2006) to the Pedagogy of Multiliteracies (VERGNA, 2020).
Asunto: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/80611
Fecha del documento: 11-nov-2024
Aparece en las colecciones:Especialização em Língua Portuguesa: Teoria e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos

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