Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/80611
Type: Monografia (especialização)
Title: Letramento literário em uma perspectiva queer do livro "Lundu", de Tatiana Nascimento
Authors: Gabriel Soares Farias
First Advisor: Aline Magalhães Pinto
First Referee: Breno Anderson Souza de Miranda
Second Referee: Pedro Henrique Trindade Kalil Auad
Abstract: O objetivo deste trabalho é uma apresentação de uma proposta didática sob uma perspectiva queer do livro de poemas “lundu” (2017), da poeta brasiliense tatiana nascimento. Fundamentando-se nos trabalhos de Guacira Lopes Louro (2001) e Richard Miskolci (2013), apresenta-se brevemente a Teoria Queer, a qual busca questionar as construções binárias de sexualidade e de gênero, bem como hierarquias identitárias que sustentam opressões de diversas matizes. Ademais, parte-se das contribuições críticas de Maria Carolina Rodrigues da Silva (2023), bem como da própria produção ensaística-teórica de tatiana sobre o Cuírlombismo literário, o qual interseciona a teoria queer à teoria do Aquilombamento de Beatriz Nascimento e Abdias do Nascimento. Sendo assim, a sequência didática conta com um recorte de poemas da obra sinalizada, a fim de que, na prática da sala de aula, categorias sociais, políticas e textuais, ao que concerne o texto poético, sejam estranhadas, criticadas e recriadas em uma produção final no PADLET em que se observe o projeto literário de tatiana, de modo que se articule o letramento literário nos termos de Rildo Cosson (2006) à Pedagogia dos Multiletramentos (VERGNA, 2020).
Abstract: The objective of this work is to present a didactic proposal from a queer perspective of the poetry book “lundu” (2017) by the Brasília poet Tatiana Nascimento. Based on the works of Guacira Lopes Louro (2001) and Richard Miskolci (2013), the text briefly introduces Queer Theory, which seeks to question the binary constructions of sexuality and gender, as well as identity hierarchies that sustain various forms of oppression. Furthermore, it draws from the critical contributions of Maria Carolina Rodrigues da Silva (2023), as well as Tatiana's own essayistic and theoretical production on Literary Cuírlombismo, which intersects Queer Theory with Beatriz Nascimento and Abdias do Nascimento's theory of Aquilombamento. Thus, the didactic sequence includes a selection of poems from the indicated work so that in classroom practice social, political, and textual categories concerning poetic text can be made strange, critiqued, and recreated, culminating in a final production on PADLET that reflects Tatiana's literary project, articulating literary agency in the terms of Rildo Cosson (2006) to the Pedagogy of Multiliteracies (VERGNA, 2020).
Subject: Língua portuguesa – Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/80611
Issue Date: 11-Nov-2024
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa: Teoria e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA PROLEITURA GABRIEL FARIAS.pdf1.05 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons