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dc.contributor.advisor1Claudia Cardoso Martinspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2654410985552835pt_BR
dc.creatorRenata Pessoa Borgespt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2380741184103671pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-13T19:38:37Z-
dc.date.available2025-03-13T19:38:37Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/80623-
dc.description.abstractThis work proposes a review of the scientific literature on the relationship between communicative gestures and the early development of language in children with Autism Spectrum Disorder (ASD). It emphasizes the importance of these gestures in typical development and their role in receptive and expressive language. ASD, a neurodevelopmental disorder, involves persistent deficits in communication, social interaction, and restricted patterns of behavior. Children with ASD exhibit language delays, including a reduction in communicative gestures. The research aims to understand how gestures contribute to linguistic development in the context of ASD, with the goal of implementing more effective interventions and identifying predictors of receptive and expressive language to enhance outcomes in adulthood. The methodology employed for this study involves a narrative review, a research method that entails collecting, analyzing, and synthesizing relevant information through the critical analysis of various information sources. Given the complex and multifaceted nature of the relationship between Autism Spectrum Disorder (ASD), language, development, and gestures, a narrative review is particularly suitable for addressing this topic. Keywords: Communicative. Language. Development. Gestures.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe uma revisão da literatura científica sobre a relação entre gestos comunicativos e o desenvolvimento inicial da linguagem em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Destaca-se a importância desses gestos no desenvolvimento típico e seu papel na linguagem receptiva e expressiva. O TEA, um transtorno do neurodesenvolvimento, apresenta déficits persistentes na comunicação, interação social e padrões restritos de comportamento. Crianças com TEA mostram atrasos na linguagem, incluindo redução de gestos comunicativos. A pesquisa busca compreender como os gestos comunicativos contribuem para o desenvolvimento linguístico no contexto do TEA, visando intervenções mais eficazes e identificando preditores de linguagem receptiva e expressiva para melhorar os resultados na idade adulta. A metodologia utilizada para a condução deste estudo consiste na revisão narrativa, método de pesquisa que envolve coletar, analisar e sintetizar informações relevantes por meio da análise crítica de diversas fontes de informação. Ao lidar com o tema complexo e multifacetado da relação entre transtorno do espectro do autismo (TEA), linguagem, desenvolvimento e gestos, uma revisão narrativa é particularmente apropriada.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectGestospt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subject.otherTranstornos do espectro autistapt_BR
dc.subject.otherGestospt_BR
dc.subject.otherComunicaçãopt_BR
dc.subject.otherLinguagempt_BR
dc.titleA relação entre o uso de gestos comunicativos com o desenvolvimento da linguagem no autismo : uma revisão narrativapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)

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