Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/80623
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A relação entre o uso de gestos comunicativos com o desenvolvimento da linguagem no autismo : uma revisão narrativa
Autor(es): Renata Pessoa Borges
primer Tutor: Claudia Cardoso Martins
Resumen: Este trabalho propõe uma revisão da literatura científica sobre a relação entre gestos comunicativos e o desenvolvimento inicial da linguagem em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Destaca-se a importância desses gestos no desenvolvimento típico e seu papel na linguagem receptiva e expressiva. O TEA, um transtorno do neurodesenvolvimento, apresenta déficits persistentes na comunicação, interação social e padrões restritos de comportamento. Crianças com TEA mostram atrasos na linguagem, incluindo redução de gestos comunicativos. A pesquisa busca compreender como os gestos comunicativos contribuem para o desenvolvimento linguístico no contexto do TEA, visando intervenções mais eficazes e identificando preditores de linguagem receptiva e expressiva para melhorar os resultados na idade adulta. A metodologia utilizada para a condução deste estudo consiste na revisão narrativa, método de pesquisa que envolve coletar, analisar e sintetizar informações relevantes por meio da análise crítica de diversas fontes de informação. Ao lidar com o tema complexo e multifacetado da relação entre transtorno do espectro do autismo (TEA), linguagem, desenvolvimento e gestos, uma revisão narrativa é particularmente apropriada.
Abstract: This work proposes a review of the scientific literature on the relationship between communicative gestures and the early development of language in children with Autism Spectrum Disorder (ASD). It emphasizes the importance of these gestures in typical development and their role in receptive and expressive language. ASD, a neurodevelopmental disorder, involves persistent deficits in communication, social interaction, and restricted patterns of behavior. Children with ASD exhibit language delays, including a reduction in communicative gestures. The research aims to understand how gestures contribute to linguistic development in the context of ASD, with the goal of implementing more effective interventions and identifying predictors of receptive and expressive language to enhance outcomes in adulthood. The methodology employed for this study involves a narrative review, a research method that entails collecting, analyzing, and synthesizing relevant information through the critical analysis of various information sources. Given the complex and multifaceted nature of the relationship between Autism Spectrum Disorder (ASD), language, development, and gestures, a narrative review is particularly suitable for addressing this topic. Keywords: Communicative. Language. Development. Gestures.
Asunto: Transtornos do espectro autista
Gestos
Comunicação
Linguagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/80623
Fecha del documento: 20-dic-2023
Aparece en las colecciones:Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCC Renata - Versao Final corrigida 2.pdftcc881.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons