Formação de professores acerca de neurociências e educação: uma análise interventiva

Carregando...
Imagem de Miniatura

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Federal de Minas Gerais

Descrição

Tipo

Tese de doutorado

Título alternativo

Membros da banca

Renato César Cardoso
Santer Alvares de Matos
Claudio Lucio Mendes
Luciana Hoffert Castro Cruz
Janice Henriques da Silva Amaral; Juliana Carvalho Tavares

Resumo

O presente trabalho apresenta como enfoque a formação de professores de Ciências e Biologia acerca de temas pertinentes para o processo de ensino e aprendizagem que dialogam com a Neurociência e a Educação. Buscou-se analisar o impacto de uma intervenção formativa na concepção de professores sobre temas presentes na interlocução entre Neurociências e Educação. No âmbito da pesquisa, ocorreram as etapas de desenvolvimento, aplicação e análise de uma proposta de intervenção para a formação continuada de Professores de Ciências e Biologia, sob a perspectiva da interlocução entre Neurociências e Educação. Foram realizadas duas aplicações para 32 e 42 participantes, respectivamente, com duração de 30 horas, distribuídas em atividades síncronas e assíncronas. Os temas abordados foram: neuroplasticidade; aprendizagem; memória; atenção; motivação; emoção, estratégias educacionais baseadas em evidências, fatores fisiológicos que afetam a aprendizagem, dentre outros. Para a coleta de dados acerca da concepção dos participantes, foram aplicados questionários, incluindo o questionário de neuromitos, e realizado um grupo focal. Os dados analisados indicam que, apesar do interesse em Neurociências, apenas 12 participantes, 5 na primeira e 7 na segunda aplicação, relataram já ter realizado formações sobre o tema. Quanto ao desempenho no questionário de neuromitos, as duas turmas de participantes apresentaram resultados similares, antes e após a formação. De acordo com a concepção dos participantes, a formação apresentou pontos positivos relacionados ao material instrucional, às atividades, à forma de acompanhamento, à avaliação e ao grau de motivação. Como pontos negativos, foram apontados a modalidade da formação, realizada de maneira remota, e a relação entre tempo e conteúdo. A autoavaliação média, em uma escala de 1 a 5, em que 1 equivale a “nada satisfatório” e 5 corresponde a “muito satisfatório”, do conhecimento acerca de temas na interlocução entre Neurociências e Educação, utilizada como indicador de autoeficácia, foi de 1,90 para 3,83 na primeira aplicação e de 2,21 para 3,92 na segunda aplicação, nos momentos pré e pós formação, respectivamente. Os dados coletados demonstraram que a exposição de curta duração dos temas pertinentes à aprendizagem, na perspectiva da interlocução entre Neurociências e Educação, não foi suficiente para reduzir, de maneira significativa, a incidência da crença em neuromitos entre os participantes do estudo. Entretanto, a utilização desses conhecimentos para a escolha dos temas e estratégias implementadas na própria proposta de formação foi percebida de forma positiva pelos participantes. Todos os participantes demonstraram interesse em repensar o planejamento de sua prática pedagógica à luz dos novos aprendizados. A partir dos dados obtidos, considera-se necessário refletir e essencial propor modificações na formação de professores para que a interlocução entre Neurociência e Educação se torne uma pauta central nas discussões e decisões sobre os currículos de licenciatura.

Abstract

The present work focuses on the training of Science and Biology teachers regarding relevant topics for the teaching and learning process that communicate with Neuroscience and Education. It aimed to analyze the impact of a formative intervention on teachers' perceptions of themes present in the dialogue between Neuroscience and Education. Within the research, the stages of development, implementation, and analysis of an intervention proposal for the continuing education of Science and Biology teachers were conducted from the perspective of the interaction between Neuroscience and Education. Two applications were carried out with 32 and 42 participants, respectively, which lasted 30 hours, divided into synchronous and asynchronous activities. The topics addressed included neuroplasticity, learning, memory, attention, motivation, emotion, evidence-based educational strategies and physiological factors affecting learning, among others. To collect data on participants' perceptions, questionnaires were administered, including a neuromyths questionnaire, and also a focus group was conducted during the first application. The analyzed data indicate that, despite an interest in Neuroscience, only 12 participants—5 in the first application and 7 in the second—reported having previous training on the subject. Regarding performance on the neuromyths questionnaire, both groups of participants showed similar results before and after the training. According to participants' perceptions, the training had positive aspects related to instructional materials, activities, monitoring methods, evaluation, and motivation levels. Negative points included the remote format of the training and the relationship between time and content. The average self-assessment on a scale from 1 to 5—where 1 means "not satisfactory at all" and 5 means "very satisfactory"—regarding knowledge about topics in the intersection of Neuroscience and Education, used as an indicator of self-efficacy, increased from 1.90 to 3.83 in the first application and from 2.21 to 3.92 in the second application during pre- and post-training moments, respectively. The collected data showed that short-term exposure to relevant learning topics from the perspective of the interaction between Neuroscience and Education was not sufficient to significantly reduce participants' belief in neuromyths. However, using this knowledge to select themes and strategies implemented in the training proposal was positively perceived by participants. All participants expressed interest in rethinking their pedagogical practice planning in light of their new learnings. Based on the data obtained, it is considered necessary to reflect and essential to propose changes in teacher training so that the dialogue between Neuroscience and Education becomes a central issue in discussions and decisions about undergraduate curricula.

Assunto

Neurociências, Aprendizagem, Motivação, Educação, Capacitação de Professores

Palavras-chave

Neurociências, Educação básica, Formação de professores, Ensino de Ciências, Ensino-aprendizagem,, Neuromitos

Citação

Endereço externo

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto